Como conseguir fantásticas Fotos da Lua ?

0 3.271

Se você possui uma Câmera DSLR ou um ponto perfeito para capturar com um zoom óptico, tenho certeza de que de vez em quando você vê uma lua linda e pensa em tomar uma foto dela, especialmente quando a lua está cheia e bela.

Contudo capturar a lua não é tão fácil quanto parece. Em alguns momentos você vê um anúncio sobre um Eclipse Lunar e deseja muito fotografar o momento, mas na maioria das vezes, não sabe como fazer isso direito.

Outras vezes, você deseja capturar a lua juntamente com um objeto em primeiro plano, como uma casa ou uma árvore, mas a imagem não está saindo bem no visor LCD da câmera, porque a lua parece muito menor e se retrata como uma mancha branca em suas fotos da lua.

Se você estiver em qualquer uma dessas situações, ou simplesmente deseja descobrir como tirar fotos da lua com uma câmera digital, então este guia é para você. Reunimos algumas dicas para você conseguir fotos da lua fantásticas, veja só!

1) Por que a lua parece menor nas fotos?
fotos da lua pequena

Antes de começar a falar sobre como tirar uma foto da lua fascinante, vamos primeiro responder a algumas perguntas básicas. Tenho certeza que se você já tentou tirar uma foto da lua, provavelmente enfrentou um problema onde a lua parece pequena em comparação com o que viu ao tirar a foto.

Desta forma, a pergunta mais comum neste tipo de fotografia é, sem dúvida, por que a lua parece muito menor ao ser fotografada?

A resposta é simples, você provavelmente está capturando uma foto da lua com uma lente grande angular. Tenha em mente que seus olhos são como uma lente fixa de 50 milímetros, isso quer dizer que ao capturar uma foto da lua com uma lente grande angular, menor do que 50mm, consequentemente a lua vai ser capturada em tamanho menor!

Deste modo, para capturar uma grande árvore, por exemplo, ou uma casa com a lua no fundo da imagem, você precisa ficar mais longe e fotografar a cena para tentar igualar a imagem real percebida pelos seus olhos.

No entanto, até mesmo tirar fotos da lua com uma lente 50mm pode fazê-la parecer menor na imagem, principalmente quando a lua estiver perto do horizonte. Isso também acontece por causa de um fenômeno chamado ilusão de ótica, onde a lua parece maior para seus olhos, quando na verdade não é.

2) Por que a lua parece uma gota branca nas imagens?
fotos da lua gota

Comumente, após capturar fotos da lua ela pode aparecer na imagem como um objeto circular branco em vez da lua ficar visível de fato, isto acontece porque as suas fotos da lua estavam superexpostas nestes momentos.

Quando você tira uma foto da lua com outros objetos ao seu redor, sua câmera por padrão irá medir, ou calcular a exposição, com base em toda a cena, mas vai deixar a lua de lado durante está medição de exposição. Isso acontece porque a lua é muito pequena em comparação com os objetos ao seu redor e um único ponto de luz não deve afetar a exposição global da imagem percebida pela sua câmera DSLR.

Pense nisso como uma lâmpada ao capturar uma foto de uma sala mal iluminada. Com uma lâmpada de luz visível, a sala vai ficar exposta normalmente, enquanto a lâmpada terá uma exposição excessiva. Agora, se invertemos a situação e a câmara medir a exposição considerando a luminosidade da lâmpada, o quarto iria aparecer completamente escuro, enquanto a lâmpada seria a única coisa visível na cena.

A mesma coisa acontece com a lua, ela funciona exatamente como a lâmpada no quarto, conforme o exemplo que foi citado anteriormente. A lua parece uma lâmpada gigante à noite e sempre será superexposta em suas fotos da lua.

Durante o dia, no entanto, isto não é um problema, porque a quantidade de luz proveniente da lua não é muito diferente em comparação com os objetos em torno dela, incluindo o céu.

Mas, por que os nossos olhos veem tudo normalmente, enquanto uma câmera digital não? Isso acontece porque os nossos olhos e cérebro podem ver uma gama muito mais ampla de luz, o que chamamos em fotografia de alcance dinâmico.

3) Onde e quando capturar fotos da lua?
fotos da lua onde e quando

Obviamente, você deve capturar fotos da lua em uma noite clara, sem nuvens no céu. Mesmo uma fina camada de nuvens fará com que seja impossível obter uma imagem clara da lua.

A poluição nas grandes cidades, especialmente em dias quentes de verão, também vai desempenhar um grande papel na hora de obter as suas fotos fantásticas da lua. Então eu recomendo que você saia da cidade e viaje para um local remoto, sem luz ou poluição, de preferência a uma altitude mais elevada.

Além disso, quanto menor a distância entre você e a lua, melhores serão as suas fotos da lua. Em termos de quando fotografar dê uma olhada nos calendários das fases da lua, existem até mesmo aplicativos móveis para esta finalidade. Com isso, você poderá descobrir em que fase da lua está atualmente e também calcular a melhor data para trabalhar em seu projeto de fotos deslumbrantes da lua.

Já em relação a melhor hora do dia, bom, qualquer momento funciona bem para capturar fotos da lua. Desde que a lua esteja visível para ser capturada por sua câmera, você não terá nenhum problema em conseguir a foto perfeita da lua.

4) Equipamento necessário para fotos da lua
fotos da lua equipamentos

Uma câmera DSLR com uma lente de 200 milímetros telefoto ou uma câmera compacta que tem uma capacidade de zoom óptico são totalmente capazes de render fotos da lua muito boas. Contudo, quanto mais recursos a sua câmera e lente puderem oferecer, melhores serão os resultados de suas fotos da lua.

Um tripé também pode ser muito útil para manter as suas fotos da lua sempre estáveis. Um disparador remoto pode ser conectado a câmera, se você estiver verdadeiramente preocupado com a estabilização, mas, na ausência de um, o temporizador de sua câmera é capaz de fazer o mesmo trabalho.

Um truque interessante é ampliar a lua e mostrar os detalhes de sua superfície. Neste caso, uma boa lente telefoto, com mais de 200 milímetros é indispensável para produzir este efeito.

A melhor configuração para a fotografia da lua é um astro telescópio com uma câmara de montagem. Basicamente, você monta uma câmera digital a um telescópio, que funciona como uma lente telefoto longa. Mas, essas configurações podem ficar muito caras e são adequadas apenas para os fotógrafos especializados em astrofotografia.

5) Como fotografar apenas a lua?
fotos da lua sozinha

Para fotografar apenas a lua, por si só, sem quaisquer objetos em primeiro plano, você vai precisar de uma lente de telefoto longa, como explicado acima, para ampliar a lua e tentar preencher o máximo da estrutura possível.

Mesmo com uma boa lente teleobjetiva, você provavelmente terá de cortar a imagem final, simplesmente porque só um telescópio seria capaz de fornecer ampliação suficiente para preencher todo o quadro.

Com sua lente telefoto montada em sua câmera, prenda-a em um tripé e aponte para a lua. Certifique-se de que o tripé é bom e estável o suficiente para acomodar e manter sua lente e sua câmera totalmente estáveis.

Quando se trata de velocidade do obturador, abertura e ISO, aqui estão as coisas que você precisa considerar:

Modo da Câmera: Defina o modo de sua câmera para Manual.

ISO: Ajuste a configuração ISO de sua câmera para 100 se você tem Canon e 200 para uma DSLR Nikon. Para a maioria das outras marcas, o ISO de base também é 100, apenas certifique-se que a opção “Auto ISO” está desligada.

Abertura: Abertura para f / 11.

Velocidade de obturação: A velocidade do obturador em 1/125 em câmeras com base de ISO 100, e 1/250 em Nikon DSLRs com ISO base 200.

Foco da lente: Comece pela focagem manual de sua lente, o que pode ser acionado através de um interruptor na lente ou na câmera, em seguida, defina o seu foco para infinito. Tenha cuidado ao definir o foco para o infinito, utilize do live view da câmera para conferir o resultado após a captura com foco infinito, pois em alguns modelos de lente isto pode ser frustrante.

As velocidades de abertura e obturador acima são derivadas de uma regra f / 11, que não é necessariamente muito precisa para as fotos da lua. Eu recomendo começar com as configurações acima e ajustar a velocidade do obturador com base no brilho da lua.

Outra coisa importante é o pós processamento de suas fotos da lua. Algumas vezes pode ser difícil expor adequadamente todas as áreas da lua, então você pode tomar vários tiros, em seguida, fundi-los em HDR no Photoshop. O resultado pode ser melhor do que o esperado!

Finalmente, para aqueles que têm lentes de telefoto longas com mais de 400 milímetros, você pode ser capaz de usar o modo Prioridade de Abertura em vez do manual, contanto que você defina a sua medição para pontual.

6) Como tirar uma foto da lua com um objeto em primeiro plano?
fotos da lua objetos

Vamos agora passar para como você pode tirar uma foto da lua, juntamente com um objeto em primeiro plano, como uma árvore, uma casa ou uma grande rocha.

Como explicado aqui, a lua vai sempre parecer superexposta em comparação com todo o resto. A única maneira de capturar a cena com uma exposição adequada é levar dois tiros separados da cena: um com o primeiro plano em exposição adequada e a lua superexposta, e outro com a lua com exposição adequada e os objetos em primeiro plano fortemente subexpostos.

Em seguida, basta você combinar as duas fotos da lua para gerar uma imagem final muito mais atraente e equilibrada.

7) Por que tirar fotos da lua?
porque tirar fotos da lua

Então, por que alguém iria querer fotografar a lua? Com certeza, os fotógrafos que costumam fazer este tipo de imagem frequentemente, recebem esta pergunta várias vezes durante seus trabalhos.

A resposta para esta pergunta é simples (ou não)! A lua é bonita e imponente, um dos melhores espetáculos que a natureza tem para oferecer para todos nós. A fotografia, por sua vez, é responsável por retratar momentos inesquecíveis na imagem, então, por que não aliarmos estas duas artes?

Em contra partida, a lua também torna o céu noturno mais interessante e pode adicionar uma sensação de enigma para uma imagem. Enquanto fotografar a lua, por si só pode ser um pouco chato, incluir a lua como um elemento de composição pode produzir grandes resultados.

Além disso, existem as fases da lua (crescente e cheia, por exemplo) que dão ainda mais oportunidades para várias composições. E, por último, por que não experimentar algo novo e aprender a fotografar objetos brilhantes durante a noite?

Todos nós costumamos aprender que a fotografia diz muito sobre superação e aprendizado, as fotos da lua são uma excelente oportunidade para quem deseja aprender novas coisas e conhecer de fato todas as funcionalidades de seu equipamento.

Ir à busca de suas fotos da lua também é muito divertido, sendo assim, saia e capture algumas fotos da lua! Aproveite para deixar o seu comentário abaixo sobre este artigo, ou quem sabe, listar as suas próprias dicas sobre como tirar fotos fantásticas da lua.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.