São diversas as fotos históricas desde que a fotografia tornou-se uma forma de arte e comunicação acessível. Mas, qual a verdadeira história das fotografias mais famosas dos últimos cem anos? Afinal, por trás de cada clique, sempre há uma história. Por isso, vamos desvendar os acontecimentos que envolvem o momento decisivo de cada clique na série “A história por trás das fotografias famosas”. Hoje, a fotografia escolhida é uma das mais icônicas deste século: The Falling Man.
A fotografia em questão, capturada por Richard Drew, fotógrafo da Associated Press, mostra um homem caindo da Torre Norte do World Trade Center. A queda correu exatamente às 9h41 do dia 11 de setembro, data dos ataques terroristas na cidade de Nova York.
Arte no caos
A fotografia de Drew transmite a falsa sensação de que o homem está caindo de cabeça para baixo. Porém, na realidade, essa foto específica é apenas uma de dezenas disponíveis na internet. De acordo com o fotógrafo, por causa da altura da queda, o corpo atingiu uma velocidade tão alta que girava no ar fora de controle.
Até hoje, o homem que vemos na fotografia não tem uma identificação oficial. A foto ficou mundialmente conhecida por conseguir captar o desespero que os nova-iorquinos sofreram no dia 11 de setembro de 2001, quando dois aviões comerciais foram sequestrados por terroristas e atirados contra as Torres Gêmeas do complexo empresarial do World Trade Center, matando todos a bordo e muitas das pessoas que trabalhavam nos edifícios naquela manhã .
The Falling Man apareceu em jornais de todo o mundo, entre eles o The New York Times, na página sete em 12 de setembro de 2001. Com uma aura de instante decisivo, é o tipo de fotografia que impacta e nos faz refletir sobre um momento histórico triste e muito marcante em nossa sociedade.