Aprenda a fazer um ensaio fotográfico plus size de sucesso!

0 2.159

As mulheres mais cheinhas estão cada vez mais confiantes em si e poderosas. Isso é tão verdade que existem modelos plus size e até um empoderamento dessa mulher por aí.

Com toda essa autoconfiança, o ensaio fotográfico plus size tem-se tornado muito comum e pedido pelas mulheres que estão um pouco acima do peso. Não há nada de errado com isso, pelo contrário, a fotografia está aí para mostrar todos os tipos de beleza e valorizar todas elas.

Mas para mandar bem nessa sessão fotográfica e evitar constranger a modelo, ou sua cliente, é preciso tomar alguns cuidados.

Aprenda neste post como fazer um ensaio fotográfico plus size de sucesso e arrasar nas fotos. Confira essas dicas e impressione a todos agora mesmo!

Não tenha preconceitos

A primeira exigência para trabalhar com um ensaio fotográfico plus size é não ter preconceitos. Essas mulheres passam por críticas o tempo todo e costumam ser rejeitadas pelos padrões de beleza da sociedade.

Tudo o que elas não querem é trabalhar com um fotógrafo de mente fechada, preconceituoso e que não entenda a situação que vivem. Por isso, mantenha a mente aberta e elimine todos os seus preconceitos para trabalhar com essas modelos.

É importante que a mulher se sinta bem recebida pelo fotógrafo e sua equipe. Além disso, o olhar do fotógrafo e a lente não devem atuar como olhares de rejeição e críticas, mas apenas capturarem o que há de mais belo nessa modelo.

Desta forma, ela se sente mais confortável durante o ensaio fotográfico plus size e as fotos ficam espontâneas e belas.

Converse com a modelo
Aprenda a fazer um ensaio fotográfico plus size de sucesso!

Antes de começar o ensaio, converse com a modelo profundamente. Faça isso na hora do fechamento do contrato, ou marque uma reunião de briefing antes de tirar as fotografias.

Esse bate papo vai ajudar a compreender o que a mulher espera do ensaio fotográfico plus size e mais, o que ela definitivamente não quer nesse álbum de fotos. Talvez seja um ângulo que ela mais gosta em seu corpo, uma área do corpo que ela prefere que não apareça e etc.

Converse com ela francamente para descobrir como tornar essa experiência uma ferramenta de autoestima para ela e, principalmente, deixar tudo mais simples e agradável.

Procure ter essa conversa em um local mais descontraído e menos tenso, como em um restaurante ou local público. Isso vai ajudar a cliente, ou modelo, a se sentir mais confortável e menos tensa na hora de dar as respostas.

Outro ponto importante a ter em mente é que a maioria dessas mulheres não acredita que podem ter lindas fotos, por causa do seu excesso de peso. Tenha paciência com elas e explique o que será feito, durante e após o ensaio, para que as fotos sejam as melhores possíveis.

Esse esclarecimento do fotógrafo as deixa mais confiantes e preparadas para as fotos que vão receber. O que acaba diminuindo o estresse da sessão fotográfica e a pressão que ela está passando no momento.

Use ângulos superiores

Ângulos de baixo para cima costumam dar a impressão que a modelo é maior. Como estamos trabalhando com modelos plus size, essa não é uma perspectiva interessante de lidar.

Ao ver essa foto, a modelo pode acreditar que está mais gorda do que na realidade e até se impressionar com o seu tamanho. Então, é bom evitar ângulos baixos e que usem essa direção.

Ao invés disso, use perspectivas mais altas e que partam da parte superior. Uma boa dica é fotografar no nível dos olhos da modelo, quando ela estiver deitada na cama, por exemplo.

Evite lentes grande-angulares

As lentes grande-angulares produzem o mesmo efeito de ângulos inferiores, então seguem o mesmo princípio. Portanto, evite utilizar essa lente para não constranger a modelo.

Lembre-se que, como fotógrafo, você deve fazer escolhas inteligentes para valorizar a modelo e extrair o que há de melhor na cena. Afinal, não existe mulher feia e sim mal fotografada!

Opte por uma lente 70/200 mm, por exemplo, que tende a gerar menos distorções na proporção da imagem e também dá mais liberdade para fotografar a distância.

A distância entre o fotógrafo e a modelo é extremamente importante. Ela pode não se sentir confortável com você muito próximo e tirando fotos o tempo todo. Então se mantenha distante o máximo que puder.

Esse afastamento também vai permitir que ela fique mais confortável e até esqueça de você, o que ajuda a ter um ensaio fotográfico plus size mais dinâmico e natural.

Aposte na iluminação suave
Aprenda a fazer um ensaio fotográfico plus size de sucesso!

A luz responde por 90% do resultado de uma fotografia, por isso ela é tão importante. No caso de um ensaio fotográfico plus size você precisa de suavidade na cena, então aposte em luzes que possam ser amenizadas e não sejam muito duras.

Essa escolha vai ajudar a eliminar as sombras da imagem, que acabam ressaltando os relevos e as formas da modelo. Então, é melhor ter uma iluminação proporcional em toda a cena para que essas marcas não apareçam.

Lembre-se também de manter o foco de luz na proporção correta e próxima da modelo. Quanto mais distante estiver a iluminação, mais chances de ela ficar mais densa e marcar a fotografia. Por isso, todo cuidado é pouco!

Aproveite a espontaneidade!

As mulheres plus size geralmente são bem resolvidas e mais bem-humoradas que as demais. Elas têm consciência de seu corpo e de seu peso extra, então não ficam de mi-mi na hora de tirar fotos.

Afinal de contas, para optar por um ensaio fotográfico plus size a mulher tem que ser bem resolvida. Então, use essa força da modelo e a espontaneidade dela a favor das fotografias.

Deixe que ela se sinta a vontade para fazer brincadeiras, ousar em frente à câmera e verdadeiramente se mostrar. Diga a ela que as fotos só farão parte do álbum caso ela queira, assim ela se sente mais livre em frente à câmera fotográfica.

O mais belo da fotografia é poder usá-la como ferramenta para melhorar a autoestima das pessoas, como é o caso do ensaio fotográfico plus size. Você pode conseguir fotos maravilhosas nessa sessão, basta usar todo o seu conhecimento a favor da modelo.

Portanto, não tenha medo de ousar e esteja sempre em sintonia com a modelo ou a cliente. Essas são as melhores dicas para arrasar nesse tipo de fotografia.

Você já fez um ensaio fotográfico plus size? Compartilhe as suas experiências abaixo!

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.