Saiba tudo sobre sistema de cor e espaço de cor para tirar fotos com qualidade

0 1.879

O que faz uma fotografia realmente ser diferente e de bom gosto, são os detalhes, as pequenas minúcias ou até mesmo um toque de impulsividade para algumas fotos. Quem as observa deseja admirá-las e encontrar uma beleza que encanta, mistérios e algo que irão atraí-las para prender sua atenção. Para isso acontecer, você deve saber tirar fotos perfeitas e isso não depende apenas do seu equipamento fotográfico; vez que algumas técnicas fotográficas são imprescindíveis para tal.

As cores exercem um papel muito importante nessa questão, pois são consideradas como um dos principais objetos de um layout de foto equilibrado, de bom gosto e qualidade. Logo, conhecer sobre sistema de cor e espaço de cor para tirar fotos com qualidade é essencial para garantir que suas fotos com qualidade saiam com o resultado desejado. Esse post se trata exatamente sobre esse assunto. Confira!

A teoria das cores na fotografia
Tirar foto com qualidade

A teoria das cores ou natureza das cores pode agregar a uma imagem um enorme potencial instintivo e criativo. A cor tem um papel preponderante ou secundário na composição de suas fotos. Ela possui um grande poder de chamar a atenção de quem as vê. Existem 3 cores primárias que conseguem produzir na mistura todos os outros tons, são elas:

Por exemplo, misturando o vermelho com azul obtém-se o magenta, ou o verde com azul produz-se o ciano e assim por diante. Vale lembrar que a cor branca é a soma de todas as cores.

Além disso, as cores possuem 3 propriedades:

  • Matiz – esse é o primeiro atributo da cor. Matiz é uma das propriedades que permite distinguir e classificar uma cor de outra.
  • Saturação – é definida pela quantidade de cinza contido na cor, se refere à pureza da cor. Quanto mais pura ela for, mais saturada ela é.
  • Brilho – diz respeito à claridade da cor, ou a ausência dela.

Todas essas técnicas você pode utilizar para compor mais qualidade às suas fotos. As cores também possuem temperatura, isto é, podem ser definidas como:

  • Quentes – onde o amarelo e vermelho predominam. Na fotografia são normalmente usadas para fotos com qualidade que precisam refletir emoções fortes.
  • Frias – possuem como tons dominantes o verde e azul. Em fotos causam sensação de calma e tranquilidade.

Para você obter fotos com qualidade e com visual agradável é preciso que combine as cores de forma harmoniosa. Fato é que não existe uma regra que lhe indique que você é obrigado (a) a usar determinada cor. Entretanto, algumas combinações são bem eficientes e podem te ajudar na escolha das cores.

Sistema de cor e espaço de cor
Tirar foto com qualidade

Bom. Agora que você sabe mais sobre a natureza das cores, o próximo ponto a ser abordado é quanto ao sistema de cor e espaço de cor para tirar fotos com qualidade.

Sistema de cor

Na natureza são encontrados dois sistemas cromáticos:

  • Sistema aditivo – são as cores primárias (vermelho, verde e azul) somadas para produzir cores secundárias de luz. Quando são misturadas as cores primárias do sistema aditivo, obtêm-se:
  • Vermelho + verde = amarelo.
  • Vermelho + azul = magenta.
  • Verde + azul = ciano.
  • Sistema subtrativo. – nesse, as partículas denominadas pigmentos subtraem uma cor primária da luz e transmite ou reflete as outras.
  • Ciano + amarelo = verde.
  • Ciano + magenta = azul.
  • Amarelo + magenta = vermelho.

Como você pode notar existe uma harmonia nesses sistemas, vez que as cores secundárias do aditivo são exatamente as cores primárias do subtrativo, e as cores secundárias do subtrativo são as cores primárias do aditivo. Percebeu? É isso que você deve utilizar a favor da qualidade de suas fotografias!

Alguns dos sistemas de cores mais utilizados na fotografia são:

  • RGB (red, Green, blue).
  • HLS (hue, saturation, ligthness).
  • HSV (hue, saturation, value).

Espaço de cor

O mundo das cores que podem ser reproduzidas por um sistema é denominado de espaço de cores. Explicando de uma forma simples, o espaço de cor define os limites dentro do espectro visível de cores.
Tirar foto com qualidade

Na imagem acima é possível reproduzir uma quantidade máxima de cores e nenhuma cor adicional pode ser referenciada fora desse gráfico. Fazendo um comparativo dos espaços de cores mais comumentes utilizados para tirar fotos com qualidade (ProPhoto RGB, Adobe RGB, sRGB e CMYK) observa-se que:

  • O espaço de cor que abrange maior quantidade de cores é o ProPhoto.
  • Já o perfil de cor que apresenta menor quantidade de cores é o sRGB.

Qual será o melhor espaço de cor para tirar fotos com qualidade?
Tirar foto com qualidade

De acordo com a observação feita, teoricamente o melhor espaço de cores é o ProPhoto. Contudo, isso não significa que você deve exportar e usar todas suas fotografias nesse perfil, vez que também não é indicado tal ação. O que você deve saber é qual será a utilização da foto, ou seja, a decisão por um espaço de cor depende do destino que será dado ao produto final.

  • sRGB – recomendado para impressões de álbuns miniLabs, fotos que serão utilizadas na web e portifólios nos iPads e TVs. É um espaço de cor que está inserido em praticamente todas as câmeras digitais atuais.
  • Adobe RGB – para impressão em Ateliê de Fine Art, vez que atinge melhor qualidade que os miniLabs. Inclui uma série de cores mais ampla que a do sRGB.
  • ProPhoto RGB – indicado para trabalhar a foto no Photoshop.
  • CMYK – é considerado o principal espaço de cor para impressão devido a qualidade resultante nas fotos. Desse derivam outros modelos usando mais do que 4 pigmentos.

Ao você alterar a definição do espaço de cor de uma foto, muda-se completamente a aparência dela.
Tirar foto com qualidade

O segredo é entender que os números que são descritos para cada pixel na fotografia não têm sentido sem um espaço de cor ligado a esses números. Sendo assim, busque selecionar o espaço de cor correto na sua câmera e no software de exibição. Alguns fotógrafos profissionais autônomos, ou outros que trabalham em estúdios fotográficos, preferem o perfil Adobe RGB por resultar em fotos mais agradáveis e imprimíveis.

Uma seleção de espaço de cor mais abrangente que o sRGB normalmente se traduz em uma foto com qualidade, e essa pode (se necessário) ser convertida com efeito para o sRGB e inserida na web para exibição facilmente.

Outra dica especial para você tirar fotos com qualidade é:

  • Ao fazer edição em suas fotografias, cheque que se elas estão dentro do espaço de cor que você deseja. Por exemplo, caso tenha tirado uma foto em Adobe RGB você provavelmente pretende que seu visualizador e software de edição mostrem suas imagens dentro daquele espaço, de maneira que as cores se assemelhem com as que você queria.

Conclusão

Não tem como fugir – se você deseja mesmo tirar fotos com qualidade e obter as melhores cores possíveis você tem que saber lidar com sistema de cor e espaço de cor, seja os que você escolhe na sua câmera como aqueles que você utiliza para visualizar e editar suas fotos.

O controle de cor é parte fundamental de diversas profissões, inclusive a de fotógrafo/a. Você se beneficia muito do conhecimento sobre cores na arte da fotografia. Ouse! Use seu conhecimento e criatividade! Dificilmente você ficará decepcionado/a com os resultados.

Portanto, com essa leitura certamente você ampliou seus conhecimentos sobre sistema de cor e espaço de cor para tirar fotos com qualidade. Porém, para você tirar melhores fotografias é necessário também que pratique diariamente. Não existem fórmulas mágicas sobre como desenvolver um incrível trabalho usando as regras da boa fotografia. A prática é essencial!

E você; gostou desse post sobre sistema de cor e espaço para tirar fotos com qualidade? Resta mais alguma dúvida? Tem outras boas dicas de fotografia? Registre nos comentários!

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.