Como Fotografar Crianças

0 670

Fotografar crianças pode ser uma tarefa desafiadora, já que elas geralmente não gostam de posar para a câmera fotográfica (especialmente se elas estão ocupadas fazendo algo que gostam). Tudo acontece muito rápido, fazendo com que as coisas fiquem difíceis para o fotógrafo na hora de capturar um momento. Por causa disso, muitos desses profissionais acabam fazendo fotos borradas e fora de foco e se perguntam o que fazer para melhorar os resultados.
Retratos de crianças poderosos são muito diferentes de apenas “olha para a câmera e sorria”. Um verdadeiro retrato vai refletir a personalidade, a energia e a singularidade de cada criança. Para atingir isso, conheça algumas dicas de como fotografar crianças:

Planeje o processo, conheça, e tenha o equipamento certo

Apesar de as coisas poderem sair dos eixos quando você for fotografar crianças, tente planejar o ensaio fotográfico o máximo que puder. Saiba qual equipamento fotográfico você vai precisar para o ensaio em particular. Se você está planejando fotografar em um local fechado, tenha em mãos tudo o que precisar. A luz dentro de um ambiente pode não ser tão boa quando à luz exterior e você pode precisar de equipamentos extras para fazer as coisas funcionarem. Para atingir a melhor qualidade nesses casos, você vai precisar de uma boa fonte de luz para iluminar seu modelo. Tenha refletores, flashes externos e rebatedores para criar a luz mais natural possível. Vale lembrar que o flash da câmera não é recomendável, já que ele cria sombras muito duras nas imagens.
Se você for fotografar crianças do lado de fora, conheça as técnicas básicas de iluminação. Fotografar contra o sol não é agradável se você não souber como controlar sua câmera manualmente.

Conheça seu modelo e saiba como interagir e conectar com a criança

Se você tiver tempo, tente conhecer melhor a criança antes da sessão de fotos. Tente determinar o que ela gosta, seja amigo dela. Não seja outro adulto a ditar o que ela deve fazer. Mantenha o mesmo nível de inocência e diversão que ela, adote a energia infantil para si e a faça rir com coisas engraçadas. Não há necessidade nenhuma em pedir para uma criança rir para a câmera.
Deixe a criança brincar e se divertir enquanto você prepara seu equipamento. Peça para os pais ficarem atrás de você e da câmera. Quando você estiver pronto, chame a criança, ou peça para os pais fazerem isso. Assim que ela olhar, foque instantaneamente nos olhos e faça a imagem.
Lembre-se: mesmo sem um sorriso, você pode fazer imagens emocionais, sensíveis e belas. Por isso é importante criar um vínculo com a criança para obter melhores resultados.

Seja criativo

Para capturar a personalidade da criança, continue fotografando enquanto ela está em movimento e brincando. Você vai conseguir salvar algumas imagens apenas registrando as brincadeiras. Essa série de fotografias em movimento vai contar mais que qualquer foto posada, além de adicionar uma variedade de possibilidades no seu produto final. Os pais adoram esse tipo de ensaio.
Tente mostrar um apelo emocional e espontaneidade nas suas fotografias de crianças. Deixe o pequeno relar na sua câmera e mostre as imagens a ele no seu visor.

DSC1937-edit

Tenha os adereços para entreter a criança

Assim como os adultos, as crianças podem ficar nervosas ao ver uma sala cheia de equipamentos, ou uma pessoa fora da família. Por isso, quando você for fotografá-las, além de criar um vínculo emocional com elas, também é útil ter adereços que possam ajudá-las a ficarem distraídas e confortáveis.
O primeiro passo é consultar os pais e descobrir o que eles gostam de fazer. Esteja certo de que é você quem vai levar os objetos para as crianças. Tenha alguns brinquedos, bolhas de sabão, balões, doces… Além de você poder usar todos esses elementos nas suas imagens, você vai usá-los pelo objetivo principal, que é deixar a criança relaxada e sem medo da câmera.

Child-photography-620x592

Ao fotografar crianças, fique no nível de altura delas

Ao mesmo tempo em que abaixar-se para ficar na altura da criança para obter melhores imagens é uma regra básica para fotografar crianças, você pode tentar outras coisas para ir contra essas regras. Faça algumas fotos de pé, outras deitado e mais ainda sentado, ou agachado no nível de altura do modelo. Lembre-se: a criatividade é sua maior aliada. Trabalhe com ela. Tente ângulos diferentes, fotografar detalhes da roupa da criança e dos brinquedos preferidos dela. Afinal de contas, você está criando memórias para os anos seguintes. Sensibilidade é uma grande parte da fotografia infantil.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.