Conhecer bem a Câmera DSLR é o fator que mais diferencia um fotógrafo comum de um excelente profissional da área.
A DSLR, sigla que nomeia a categoria da câmera digital e significa Digital Single Lens Reflex, é uma das máquinas mais poderosas para se capturar boas imagens e ocupa o topo dos desejos dos amantes da fotografia, desde os iniciantes até os profissionais.
O sucesso da câmera DSLR deve-se ao fato da captura da imagem ser o mais real possível, com altíssima precisão, já que a paisagem enquadrada, e vista no visor, é a mesma a ser salva pelo equipamento.
Para ter boas fotos, além de saber aproveitar as oportunidades de captura de imagens, é preciso conhecer sua câmera, cada um de seus componentes, funções e apetrechos. Os componentes de uma câmera DSLR são simples de interpretar e reconhecer. São eles:
Componentes de uma Câmera DSLR
1- Botão disparador
O botão disparador, que está localizado na parte superior da câmera DSLR, no lado direito, é o responsável pela captura das fotografias, bastando ser pressionado para isso.
Para garantir qualidade nas imagens registradas, o botão de disparo possui mais uma importante função: Dar um foco diferente para cada foto.
No modo foco automático, ao ser pressionado até a metade, esse componente da câmera possibilita que o fotógrafo brinque com as paisagens, dando destaque para os pontos considerados como mais importantes em cada uma das imagens registradas.
Para concluir a captura, é necessário pressionar, completamente, o botão disparador.
2- Flash e sapata para acessórios
O flash dá vida para as fotos, utilizando-se da luz para isso.
Nas câmaras amadoras, esse flash pode ser acionado automaticamente por um sistema já integrado.
Nas câmeras DSLR existe a possibilidade de se adicionar acessórios através de um encaixe muito utilizado pelos fotógrafos e que é conhecido como sapata do flash , conecta feixes de luz mais específicos para cada ambiente a ser fotografado.
Por exemplo, uma sessão de fotos no estúdio fotográfico requer um flash diferente do utilizado em um ensaio no parque, a céu aberto.
3- Botão de liberação da lente
Independente se a câmera é amadora ou se é profissional, a lente é a principal peça de uma câmera e sem ela não é possível capturar fotos.
Por ser tão importante e imprescindível no processo da fotografia, a lente requer muitos cuidados. Por exemplo, seu manejo e troca não podem ser feitos em lugares com muita poeira para que a qualidade da imagem não seja prejudicada.
Nas câmeras DSLR existe um botão que libera a lente para que ela seja limpa e trocada, quando necessário. Pressione o botão e gire a lente ao máximo, removendo-a quando atingir o limite do giro.
4- Lente para Câmera
As câmeras DSLR possibilitam que o fotógrafo encontre a melhor lente para o melhor ambiente a ser fotografado, diferente das câmeras convencionais e compactas, que não permitem essas alterações.
Por exemplo, se você quiser fotografar detalhes que estão distantes, pode trocar suas lentes por uma super telefoto, específica para esta necessidade. Já a lente angular é indicada para fotos de paisagens.
As lentes ainda dispõem do zoom, que serve para enquadrar melhor as fotos. Com uma lente zoom o fotógrafo pode alterar o ângulo da visão a ser capturada sem, entretanto, alterar a peça.
E mais, se a lente utilizada for a que oferece uma distância focal fixa, apenas um ângulo de visão será disponibilizado, porém com uma grande abertura de zoom.
5- Visor ótico
O visor ótico funciona como o olho do fotógrafo sobre determinada paisagem. É através dele, que a pessoa que está manuseando a câmera, encontra o melhor foco e o melhor ângulo antes de registrar o momento em uma fotografia.
Encontrado na parte superior da câmera DSLR, essa é uma das melhores características do modelo.
O funcionamento, aparentemente simples, reflete a imagem da lente através do visor, possibilitando que o fotógrafo tenha acesso a melhorias, feitas a partir das informações adicionais ali constantes.
O visor ótico, também, oferece o valor IOS da imagem e a quantidade de compensação da exposição.
6- Tela LCD:
Variando de acordo com marca e modelo, nas câmeras DSLR da Canon EOS as telas são de LCD 3.0.
A Tela LCD serve como base para alteração das configurações, além de possibilitar a visualização das fotos que já foram feitas.
Nos modelos mais recentes, é possível fazer uso da tela na hora de capturar a fotografia, na função LiveView, ao invés de usar o visor ótico. Essa opção facilita na captura de fotos em que as posições para melhor ângulo são difíceis ou, até mesmo, desconfortáveis para os fotógrafos se posicionarem.
7- Botões e conexões:
São muitas as funções disponibilizadas para que o fotógrafo consiga obter a melhor imagem possível do que está fotografando. Por isso, as câmeras DSLR oferecem diversos botões para controle das funções.
Alguns dos botões são básicos e simples de entendimento, como o conhecido “on/off”. Outros são mais específicos e tem sua descrição de funcionamento no manual de instruções de uso que acompanha sua câmera DSLR na compra.
Para completar a câmera, tornando-a integrada aos sistemas mais utilizados, é possível conectá-la a computadores através dos dispositivos USB. Os conectores são, geralmente, protegidos por tampões de plástico.
Interior da câmera DSLR: Sensor e processador.
Nas câmeras DSLR o sensor de imagem ganha o lugar da película, já que recebe a luz que é emitida pela lente, e transmite adiante, para o processador, como um sinal.
Para garantir a qualidade das fotos, na parte frontal do sensor, são dispostos alguns filtros responsáveis por preservar as cores e corrigir as imperfeições da foto. Esses mesmos filtros ajudam na proteção contra a poeira.
Nas câmeras EOS, os sensores utilizados são os CMOS, desenvolvidos pela própria Canon.
Já os processadores, que garantem a funcionalidade da máquina, conferindo agilidade, fornecem, também, uma reprodução mais natural das cores fotografadas, assim, as imagens ficam nítidas e bem detalhadas.
Quer saber mais sobre as câmeras DSLR?
Portanto, antes de sair fotografando tudo, é essencial conhecer cada botão, cada função, e cada possibilidade disponibilizada pela sua câmera.
Quanto mais conhecimento sobre o equipamento, maiores as chances de se obter imagens dignas de aplausos e prêmios!
E se você ficou com alguma dúvida sobre o funcionamento básico da parte estrutural da câmera DSRL, deixe-nos uma mensagem! Além disso, se você já faz parte do time de amadores e profissionais que fazem uso desse maravilhoso equipamento, conte-nos sua experiência com as essas câmeras.