Fotografia analógica: uma arte perdida?

2 2.042

Na era digital em que vivemos hoje, fica até difícil imaginar que ainda há gente que dedica tempo de dinheiro em equipamentos fotográficos analógicos. Mais que um hobby, a fotografia analógica é considerada, por muitos, um estilo de vida e não é tão difícil assim encontrar fotógrafos profissionais e amadores que preferem os equipamentos de filme.
Algumas pessoas, inclusive, investem em uma grande coleção de diferentes equipamentos analógicos e filmes que fazem com que as fotos tenham efeitos diferentes e sem precisar de qualquer programa de edição. O design vintage das Câmeras Fotográficas também é um dos atrativos para servirem como itens de colecionadores, por exemplo.

fotografia analógica leica


Os mais jovens, que não tiveram contato com a fotografia analógica, podem pensar que esse hábito é apenas uma atividade saudosista e que as câmeras analógicas não substituem as digitais, mas o contato com os filmes e a fotografia completamente manual pode ser um grande aprendizado, até para os fotógrafos que trabalham com os equipamentos digitais.
Se você ainda está se perguntando o que faz um fotógrafo trocar as câmeras digitais pelas analógicas, o Blog eMania vai explicar e detalhar algumas das características desta “arte perdida”.

Como fotografar com filme

O Blog eMania já explicou alguns dos aspectos do funcionamento das câmeras fotográficas, como a estrutura das lentes e o que é a medida ISO. Essas duas explicações podem nos ajudar a compreender como funciona uma fotografia com filme.
Desse modo, fotografar de forma analógica pode ser feita de duas maneiras: o fotógrafo pode usar um equipamento fotográfico profissional para conseguir imagens nítidas e de alta qualidade, ou ele pode fotografar com equipamentos de lomografia, por exemplo, para conseguir resultados mais artísticos.
A lomografia é feita pelas chamadas “Toy Cameras”, que são aparelhos simples e baratos e possuem corpo e lente de plástico, geralmente. Nesses equipamentos não há muitos controles manuais e os resultados vão depender bastante do filme usado, como filmes vencidos, por exemplo. Câmeras normais mais antigas que também não possuem muitas opções de controle geram esses efeitos da mesma forma. As fotos desses equipamentos ganham um ar retrô, como se fosse um Instagram analógico.

fotografia analógica

Como funciona o filme analógico

Se você ainda não é familiar com a fotografia analógica, vamos explicar rapidamente o que fazer com as câmeras com filmes e o processo de impressão:
O filme que é colocado no compartimento da câmera vai receber a luz que passa pela lente da câmera. Essa luz vai formar as imagens no filme. Depois que todas as poses foram usadas (os filmes geralmente vem com 24 e 36 poses), o fotógrafo deve levar o filme para um laboratório, ou fazer a impressão em casa (se houver os equipamentos necessários).
O resultado das câmeras analógicas demora mais para serem vistos do que o das câmeras digitais. Alguns filmes podem durar meses para serem usados completamente, inclusive.

fotografia analógica

O mercado da fotografia analógica

Apesar do aumento do público que se dedica à fotografia analógica, o mercado desse segmento não é muito otimista. Grandes fabricantes de equipamentos fotográficos como a FujiFilm e a Kodak já deixaram de fabricar filmes, por exemplo. Elas e outras empresas também enfrentam crises financeiras gigantescas devido ao mercado digital. As novas câmeras e acessórios analógicos surgem graças a empresas independentes e muitos são comprados de segunda mão.
Por essas e outras é que a discussão que aborda a sobrevivência dos equipamentos analógicos sempre está em alta. Apesar de os fabricantes independentes suprirem parte da demanda, esse mercado está ameaçado desde que a fotografia digital surgiu e dominou o mercado. Mesmo assim, os profissionais da fotografia garantem que as câmeras de filme têm espaço garantido em seus corações e, se depender deles, o mercado nunca vai fechar.

Como ingressar na fotografia analógica

Se você tem interesse em fotografar de forma analógica, mas ainda não tem muita experiência, veja com amigos e membros da família se têm alguma câmera antiga guardada que não está sendo utilizada para você começar os experimentos. Você também pode procurar por equipamentos e acessórios em lojas de produtos usados.
Se a sua vontade é de investir nas Toy Cameras, os modelos recomendados são os da Lomography, que oferece diversos modelos com preços que podem variar de R$ 150 até R$ 1500. Os filmes devem ser escolhidos e comprados de acordo com o modelo da sua câmera.
Se você já tem certa experiência com fotografia, pode valer a pena investir em uma câmera profissional analógica para explorar a fotografia “artesanal”, na qual você tem que ter total controle dos ajustes manuais para gerar as imagens.
Vale lembrar que não há regras na fotografia analógica. Você pode fazer experimentações artísticas até chegar ao resultado que deseja, desde modificações nos ajustes manuais, até duplas exposições de filmes.
Se você já é amante e adepto das câmeras de filmes, deixe seu comentário e conta para gente qual é o maior diferencial dessa arte e, em sua opinião, o que a fotografia analógica tem de diferente da digital.

você pode gostar também
2 Comentários
  1. […] falando, o Sensor Full Frame se assemelha aos antigos filmes analógicos e têm um tamanho de 36mm x 24mm. Já o Sensor APS-C tem uma área menor, 22,3mm x […]

  2. […] a passagem para a era digital, o processo analógico deixou de ser comumente utilizado e a fotografia passou por transformações e adaptações. Com […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.