Home»Dicas de Fotografia»Fotografia newborn: Aprenda como tranquilizar os pais do recém-nascido!

Fotografia newborn: Aprenda como tranquilizar os pais do recém-nascido!

eMania https://blog.emania.com.br/content/uploads/2015/05/logotipo.png
eMania
5
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

A maioria dos fotógrafos newborn já passou por momentos delicados com os pais dos recém-nascidos. Alguns clientes ficam muito ansiosos e preocupados com o seu filho, o que é completamente normal e compreensível. Mas, quando essa preocupação chega a níveis muito altos, isso pode comprometer toda a sessão fotográfica.

A melhor forma de evitar isso é tranquilizar o casal antes da sessão, de preferência na reunião anterior ao fechamento do contrato. Deste modo, você tem a garantia que eles estarão mais preparados para o dia do ensaio.

Veja neste post como tranquilizar os pais do recém-nascido para uma sessão de fotografia newborn e deixe o seu trabalho mais fácil, como fotógrafo. Confira!

Tranquilize em relação a segurança e o conforto do bebê

Esse é um dos maiores medos dos pais na hora da fotografia newborn, especialmente para aqueles com o primeiro filho. É normal que eles queiram proteger a criança de tudo, inclusive do fotógrafo que acabaram de conhecer.

Portanto, eles vão querer garantir que você realmente sabe o que está fazendo, que tem experiência e não fará nenhum mal ao bebê. Sendo assim, tranquilize-os em relação a isso. Compartilhe seu portfólio com eles, passe o contato de antigos clientes e mostre que tudo correrá bem no ensaio.

Procure avisá-los também em relação à temperatura da sala, os tipos de roupa que a criança vai usar e as poses. Deixe bem claro que todo o ensaio é pensado de modo a garantir a saúde e o bem-estar do pequeno. Assim, as resistências do casal serão muito menores e você fica mais a vontade para fazer o seu trabalho.

Inclua os pais na escolha dos acessórios para a foto

Todos os pais imaginam fotos que desejam incluir em seu álbum newborn, sem exceção. Seja porque pesquisaram algo na internet, viram uma foto legal em outro ensaio, ou simplesmente para diferenciar as suas fotos dos outros. É provável que eles venham com algumas ideias para você, saiba aproveitar isso.

Inclua os pais na escolha dos objetos que serão usados nas imagens, as roupas, poses e outros aspectos do ensaio. Faça-os participar ativamente dessa sessão fotográfica. Deste modo, eles se sentirão mais confortáveis e tranquilos em todo o processo.

Se os pais quiserem incluir algum objeto pessoal da família ou do bebê, permita. Converse com eles sobre algumas ideias de como incluir o item desejado na fotografia e se mostre aberto às sugestões. Lembre-se que o momento é deles e você precisa respeitar isso!

Converse sobre as ideias de poses e fotografias
Fotografia newborn: Aprenda como tranquilizar os pais do recém-nascido!

Complementando o tópico anterior, não deixe de dialogar com os pais sobre as imagens. É muito importante que eles escolham os tipos de fotos antes da captura. Caso contrário, eles podem recusar todo o trabalho de uma sessão ou saírem insatisfeitos com o seu serviço.

O nascimento de um filho é um momento muito especial e você não está lidando apenas com fotografias, mas sim com memórias que ficarão guardadas para sempre. Portanto, garanta que as suas capturas incluam ideias sugeridas pelos pais e que eles tenham aprovado suas sugestões, antes de começar a fazer o registro.

Além de evitar perda de tempo e desentendimentos, esse posicionamento garante que o casal fique completamente satisfeito com o seu serviço e lhe indiquem sempre que possível.

Informe o tempo de duração do ensaio newborn

O tempo de duração de um ensaio newborn é muito importante para os pais. Isso porque os recém-nascidos vivem em uma rotina diária: hora para acordar, dormir, se alimentar, tomar banho, etc.

Quando essa rotina é quebrada a criança fica estressada, irritada e chora muito, em alguns casos. Coisas que você não quer como plano de fundo em seu ensaio newborn, não é mesmo?

Deste modo, deixe clara a duração da sessão: geralmente ela varia entre 2 a 4 horas, dependendo da criança e da quantidade de fotos, é claro. Além disso, instrua os pais sobre o melhor horário para fazer o registro, de acordo com a rotina do bebê.

Uma criança que dorme bastante pela manhã, por exemplo, deve participar do ensaio nesse horário. Já que ela estará mais tranquila e pode fazer umas fotos dormindo mesmo. Isso vai lhe ajudar a fazer o seu trabalho de modo mais tranquilo.

Alinhe as expectativas em relação as imagens
Fotografia newborn: Aprenda como tranquilizar os pais do recém-nascido!

De novo, a conversa com os pais do bebê é muito importante. Os seus clientes são ótimos pais, mas é provável que não entendam nada de fotografia. Sendo assim, é importante que você como especialista os oriente sobre as possibilidades.

Através da sua experiência com a fotografia newborn você será capaz de entender o que pode ser feito em uma sessão e o que simplesmente é impossível. Seja porque a iluminação não permite, porque a posição não é segura ou confortável para o bebê, enfim, tem coisas que realmente não dá para fazer.

Exatamente por esse motivo vocês devem sentar e conversar sobre as fotos antes. Veja o que o casal espera e informe a eles o que fará exatamente. Deixe claro o que vão receber ao final da sessão para que não gere confusões mais tarde.

Por outro lado, não seja aquele fotógrafo chato que diz não para tudo. Ao invés disso, traga soluções e outras alternativas que tornem possível fazer o que os pais desejam, ou ao menos fique o mais próximo de seu pedido.

Passe algumas orientações importantes antes de fotografar

Conforme você vai ganhando experiência com a fotografia newborn, os ensaios vão ficando mais fáceis. Você começa a compreender o comportamento dos recém-nascidos e conhece algumas táticas que podem ajudar no andamento da sessão.

Use esse conhecimento prático para auxiliar os pais do bebê e deixá-los mais tranquilos durante as fotos. Alguns exemplos são: sugira o tipo de roupa, oriente sobre uma soneca antes do ensaio, fale sobre a alimentação do bebê antes de começar as filmagens, etc.

Tudo isso ajuda a criança a ficar mais tranquila durante a fotografia newborn e o casal também fica mais a vontade. É tudo questão de conversar para se entender, não é mesmo? Pode ser a primeira sessão de seus clientes, mas você tem mais experiência nisso. Então compartilhe algumas dicas com eles para deixar tudo mais tranquilo.

Comente

Post anterior

Agora acabou! Canon encerra de vez a venda de câmeras analógicas

Próximo post

Workshop “Tecnologia sem Limites” 04 e 05 de julho de 2018

O Autor

Nizar Escandar

Nizar Escandar

Editor Chefe do Blog eMania