Como Ler o Tubo da sua Lente Nikon NIKKOR

0 949

O que eu vejo através de uma Lente Nikon NIKKOR nunca é um problema; o problema é o que escolher. Mas o que eu vejo em uma lente Nikon NIKKOR pode significar outra coisa, pois os nomes e especificações podem ser confusas no começo. E é isso que nos trouxe até o escritório de Lindsay Silverman, gerente de produtos Pro DSLR da Nikon.

Eu cheguei no escritório na hora certa, em uma mesa ao lado havia várias lentes NIKKOR. Eu peguei a Lente Nikon NIKKOR AF-S 200mm f/2G ED VR II e falei, “Sabe o que me confunde?”

“A teoria das imagens?” ele disse.

“Isso também,” eu disse, “mas neste caso, é a designação VR II. Eu vejo o numeral romano II depois do VR na descrição e depois do G no corpo da lente, e eu entendo como se dissesse que esta lente oferece a segunda geração da tecnologia VR.”

“Isso é um erro comum”, disse Lindsay. “Há uma segunda geração de tecnologia de estabilização de imagem VR que permite segurar a câmera em até quatro paradas mais lentas, mas essa designação aparece nos manuais das lentes, em folhas de especificação e informações sobre a lente no nosso site. O numeral romano que você vê no nome impresso e no tubo da lente significa que esta é a segunda geração desta lente especifica”.

“Como esta aqui?” eu disse, indicando a lente Nikon 200mm que eu estava segurando.

Lente Nikon NIKKOR AF-S 200mm f/2G ED VR II. O numeral romano indica que é a segunda geração da AF-S 200mm.
Lente Nikon NIKKOR AF-S 200mm f/2G ED VR II. O numeral romano indica que é a segunda geração da AF-S 200mm.

“Correto,” ele disse, “pois apresenta o VR II.”

“Mas como eu saberia isso?”

“A partir da descrição de produto da Nikon ou do manual da lente.”

“Certo, então um número romano II em uma lente significa segunda geração daquela lente—entendi”. “Aqui, deixe-me explicar algumas outras informações que você geralmente irá encontrar no corpo das nossas lentes.” Ele estendeu a mão e pegou a Lente Nikon NIKKOR AF-S 24-120mm f/4G ED VR.

Lente Nikon NIKKOR AF-S 24-120mm f/4G ED VR
Lente Nikon NIKKOR AF-S 24-120mm f/4G ED VR

Bem acima do anel de focagem e ao lado do nome Nikon, está uma janela do indicador de distância, que lhe diz em pés e metros onde a lente está focada em um determinado ponto. À direita da janela do indicador de distância está a letra N, ou seja, a lente possui o Revestimento em Nanocristal da Nikon, um revestimento antirreflexo incrivelmente eficaz.

“No entanto, pode haver outras notações.” Ele pegou uma Lente Nikon NIKKOR AF-S DX 55-300mm f/4.5-5.6G ED VR.

Qualquer lente que apresenta as letras DX, como a Lente Nikon NIKKOR AF-S DX 55-300mm f/4.5-5.6G ED VR, está otimizada para as câmeras Nikon com sensor de formato DX.
Qualquer lente que apresenta as letras DX, como a Lente Nikon NIKKOR AF-S DX 55-300mm f/4.5-5.6G ED VR, está otimizada para as câmeras Nikon com sensor de formato DX.

“Aqui estão as letras DX ao lado do nome Nikon, o que significa que essa lente é otimizada para câmeras com um sensor de imagem formato DX,—Nikon D5500 ou D7100, por exemplo. Se você não vê DX, então esta lente é otimizada para câmeras de formato FX, como as Câmeras Nikon D610, D750 ou D4S.”A outra nomenclatura é um indicador do tipo de vidro especial utilizado na lente”, ele acrescentou, mostrando-me uma Lente Nikon NIKKOR AF-S 28-300mm f/3.5-5.6 ED VR.

A Lente Nikon NIKKOR AF-S 28-300mm f/3.5-5.6 ED VR apresenta um vidro ED e uma abertura variável. O f/stop muda de f/3.5 a uma distância focal de grande angular de 28mm, eventualmente atingindo f/5.6 na extremidade de alcance de uma telefoto 300mm.
A Lente Nikon NIKKOR AF-S 28-300mm f/3.5-5.6 ED VR apresenta um vidro ED e uma abertura variável.
O f/stop muda de f/3.5 a uma distância focal de grande angular de 28mm, eventualmente atingindo f/5.6 na extremidade de alcance de uma telefoto 300mm.

“ED significa cristal de dispersão extrabaixa que é um vidro ótico da Nikon desenvolvido para correção de aberrações cromáticas. Se a lente possui tanto o Nanocristal quanto ED, a designação do ED se move para baixo, para uma parte do texto descrito—essa é a linha abaixo do nome Nikon e a janela do indicador “.

Então, ele me falou sobre a Lente Nikon NIKKOR 28-300mm e o AF-S.

“AF-S é para o motor de onda silencioso (SWM) usado nas lentes NIKKOR para uma operação rápida, precisa e de AF de som reduzido. Depois, a palavra NIKKOR—nenhuma explicação necessária, pois é simplesmente o nome da marca das lentes da Nikon NIKKOR. Então, vem à distância focal da lente. Aqui está o alcance desta lente é 28-300mm. Então, vem o f/stop máximo—a maior abertura do diafragma da lente. Nesta lente há dois números—3.5 e 5.6, o que significa que é uma lente de abertura variável: o f/stop varia conforme você aumenta o zoom da lente. Os f/stops são sempre indicados como frações na lente, e é por isso que você sempre os vê começar com um 1, como 1:3.5-5.6.

“Finalmente, nós terminamos com a letra G, o que indica que a lente tem um controle de diafragma eletrônico, o que significa que o f/stop é definido a partir da câmera.” Em lentes NIKKOR mais antigas, você pode ver a letra D, e isso significa que a informação de distância é levada em conta no processo de fotometria. Hoje em dia, todas as lentes NIKKOR possuem codificadores de distância, de modo que você não vai ver o D em novas lentes NIKKOR—apenas o G.

“Agora, se a lente passa a ser uma Micro-NIKKOR—uma lente projetada para a fotografia em close-up—haverá também informações extras, como a escala de reprodução.”

A Lente Nikon NIKKOR AF-S DX Micro 85mm f/3.5G ED VR está focado na reprodução em tamanho natural.
A Lente Nikon NIKKOR AF-S DX Micro 85mm f/3.5G ED VR está focado na reprodução em tamanho natural.

“Você vai ver um 1 e dois pontos e, em seguida, um outro número. Na reprodução em tamanho natural de seu assunto, você vai ver 1:1, e ao girar o anel de focagem, a relação vai mudar. Você verá 1:2, o que significa metade do tamanho natural; 1:4 e 1:6 e assim por diante. E por baixo da razão há a escala de distância que mostra o quão perto você está em pés e metros para o assunto naquela escala de reprodução. ”

Lindsay terminou com um rápido resumo sobre os interruptores que eu provavelmente veria nas lentes NIKKOR.

A Lente Nikon NIKKOR 200 mm f/2G oferece uma troca rápida de foco automático para manual, ou vice-versa; além da opção de ligar ou desligar a Redução de vibração (VR).
A Lente Nikon NIKKOR 200 mm f/2G oferece uma troca rápida de foco automático para manual, ou vice-versa; além da opção de ligar ou desligar a Redução de vibração (VR).

Do lado de algumas lentes está um interruptor que oferece a configuração M/A ou M.” Isso significa que a lente permite a mudança de foco automático para manual com praticamente nenhum tempo de atraso; você pode alternar o foco sem fazer quaisquer ajustes na Câmera Nikon. M/A significa que você apenas gira o anel de focagem para mudar. Certas lentes mais novas—as Lentes telefotos maiores—oferecem a nomenclatura A/M; que é praticamente o mesmo controle, mas você precisa colocar mais ênfase ao girar o anel de foco. Isso assegura que você não mude acidentalmente o foco quando sua mão estiver próxima ao anel de foco. “Toda lente VR tem um interruptor para ligar e desligar o VR.” Algumas lentes VR têm um interruptor secundário para definir o modo ativo. O modo “normal” significa que o VR interpreta tanto movimentos de câmera lentas quanto amplas; levando em consideração uma quantidade normal de trepidação da câmera para o trabalho em mãos. Quando você liga o modo “Ativo (Active)”, ele leva em consideração uma trepidação da câmera mais pronunciada—digamos que você esteja sentado em um ônibus em marcha lenta no trânsito e queira tirar uma foto.

“Finalmente, tanto as lentes de zoom 18-200mm quanto as lentes de zoom 28-300mm VR II têm um interruptor no lado que trava a lente na posição de grande angular, para evitar mudanças no zoom quando você tem a alça da câmera nikon pendurada no seu ombro.”

Confira aqui no Blog eMania nossa matéria ” Entendendo os tipos de Lentes NIKKOR — Compatibilidade

O interruptor da trava de foco na Lente Nikon NIKKOR AF-S 28-300mm f/3.5-5.6 ED VR.
O interruptor da trava de foco na Lente Nikon NIKKOR AF-S 28-300mm f/3.5-5.6 ED VR.

Fonte: Nikon Learn & Explore

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.