Maquiagem na fotografia: Entenda a importância dessa técnica

1 1.979

Um bom fotógrafo não se preocupa apenas com o ajuste de seus equipamentos e do enquadramento da foto. Na verdade tudo na cena tem relevância e interfere, direta ou indiretamente, no resultado final de suas fotografias.

Entre esses aspectos, a maquiagem é sem dúvida uma das maiores interferências na fotografia em estúdio ou até mesmo ao ar livre. Se a make não for feita corretamente e os produtos não forem adequados, suas imagens podem estar seriamente comprometidas.

Para evitar isso você precisa entender a importância da maquiagem na fotografia, conhecer as principais técnicas e saber como usá-las a favor de suas fotos. Veja tudo isso neste post e aprenda como tornar a maquiagem aliada de seu trabalho como fotógrafo. Confira!

Importância da maquiagem na fotografia

Em tempos de alta tecnologia e equipamentos fotográficos cada vez mais potentes, é impossível pensar em uma sessão de fotos sem maquiagem.

As câmeras e lentes super potentes são capazes de capturar os mínimos detalhes e falhas da pele da modelo, por menor que sejam esses sinais. Por isso, é importante aprender a usar este artifício ao seu favor como fotógrafo e diminuir também o seu trabalho na edição de fotos.

Para que essa importância fique mais clara imagine que você fará um ensaio fotográfico em um estúdio. Quando se depara com a modelo ela está com a pele muito oleosa e brilhosa. Assim que ajusta a iluminação para a foto, a luz é rebatida para a lente da câmera e acaba com suas imagens.

Com certeza você vai precisar amenizar esse brilho para ter mais controle sobre a luminosidade da cena. É aqui que a maquiagem na fotografia entra em cena e se torna indispensável.

Justamente por causa disso é cada vez mais comum existir uma relação de parceria e amizade entre maquiadores e fotógrafos. Afinal de contas, cada um tem a sua parcela na construção de imagens deslumbrantes, como aquelas que vemos em revistas ou na TV.

Além de dar mais controle da cena ao fotógrafo, a make também diminui o trabalho no pós-processamento. As pequenas falhas podem ser corrigidas com bases, pó compacto e outros produtos. Fazendo com que você não perca tanto tempo, com o Photoshop ou Ligthroom, e ainda fica com um efeito muito mais natural, quando usada corretamente.

Principais técnicas de make
Maquiagem na fotografia: Entenda a importância dessa técnica

Para deixar tudo ainda mais fácil, a indústria de cosméticos e maquiagem vem acompanhando a evolução dos equipamentos também. Existem produtos e técnicas adequadas para conseguir o melhor efeito na sua imagem com a maquiagem.

As mais comuns são: maquiagem HD e maquiagem 4k. Veja o que é cada uma delas e seus benefícios, a seguir!

Maquiagem HD

Uma maquiagem capaz de esconder todas as falhas da pele, com absorção rápida e textura seca. Tudo para que os retoques não sejam percebidos pela lente, no entanto, as imperfeições são escondidas por completo.

A maquiagem HD possui também uma textura ultra fina, o que ajuda a disfarçar a make em frente as lentes. Devido aos pigmentos fotocromáticos e as micropartículas de cor que compõe essa maquiagem, ela se adapta a luz ambiente e tem um poder maior de fixação.

Sem dúvida, uma escolha excelente para fazer parte de suas sessões fotográficas e aliar o melhor destes dois mundos: maquiagem e fotografia.

Maquiagem 4K

A maquiagem 4k possui uma alta tecnologia de desenvolvimento, baseada na Ultra definição, muito comum em cenários de filmes, novelas e produções de cinema e TV.

É produzida a partir de aminoácidos, esferas hialurônicas e serticita. Substâncias que promovem um aspecto mais hidratado à pele, rebate a luz e esconde as imperfeições sem que seja percebida pela lente da câmera.

Para entender como essa maquiagem funciona, basta observar as atrizes de novelas e filmes. Você quase nem percebe que elas estão maquiadas, mas pode apostar que estão usando a maquiagem 4k. Muito mais fina que as opções comuns é quase imperceptível a olho nu.

Dicas de maquiagem para fotografia

Maquiagem na fotografia: Entenda a importância dessa técnica


Eu sei que você é um fotógrafo e talvez não esteja muito interessado em maquiagem. No entanto, como vimos, estas duas habilidades são muito úteis na hora de registrar momentos e você precisa conhecer pelo menos o básico sobre o assunto.

Veja abaixo algumas dicas relacionadas a maquiagem na fotografia e aprenda a usar este artifício a favor de suas fotos. Confira!

Evite brilho e reflexo

Fotografia é luz e você já sabe disso. A questão é que o maior inimigo de uma boa luminosidade são o reflexo, oleosidade e o brilho. Coisas muito comuns na pele da maioria das pessoas.

Por sorte a maquiagem ajuda a minimizar esses efeitos, mas você precisa escolher os itens corretos. Portanto, nada de batons citilantes, gloss cheio de brilho e cores muito vibrantes. Oriente a modelo ou cliente sobre isso antes da filmagem e explique os motivos para evitar uma maquiagem muito forte.

Escolha os produtos adequados

Nós já vimos dois produtos específicos para foto e filmagem, quando falamos em maquiagem na fotografia. Não ignore o que aprendeu e procure usar os produtos corretos para cada tipo de lente, câmera e sessão fotográfica.

Não adianta escolher as maquiagens mais baratas para economizar e depois perder horas com retoques no software de edição de imagens. Conheça todas as opções do mercado e procure entender qual a melhor maquiagem para suas imagens. Se necessário, consulte um especialista para ajudá-lo.

Os produtos devem ser opacos

Já falamos que brilho e reflexo são proibidos, mas não custa reforçar. Todos os produtos da maquiagem devem ser opacos, isso mesmo, todos eles. Desde a base sobre a pele, até o lápis devem ter uma cor serena e sem nada de brilho.

Afinal de contas, você não quer que a maquiagem da modelo torne ainda mais difícil ajustar a luminosidade do ambiente, não é?

Por fim, procure aprender mais sobre a maquiagem na fotografia. Informe-se bastante para entender como a make influencia nas fotos e aprenda como usá-la a seu favor. Você não precisa ser um maquiador profissional, mas é dever do fotógrafo aproveitar o que há de melhor na cena em suas imagens.

Gostou desse post sobre a maquiagem na fotografia? Compartilhe em suas redes sociais e ajude outros fotógrafos a entenderem sobre o tema.

você pode gostar também
1 comentário
  1. Maquiagem na fotografia: Entenda a importância dessa técnica | fotografia

    […] Um bom fotógrafo não se preocupa apenas com o ajuste de seus equipamentos e do enquadramento da foto. Na verdade tudo na cena tem relevância e interfere, direta ou indiretamente, no resultado final de suas fotografias.Entre esses aspectos, a maquiagem é sem dúvida uma das maiores interferências na fotografia em estúdio ou até mesmo ao ar livre. Se a make não for feita corretamente e os produtos não forem adequados, suas imagens podem estar seriamente comprometidas.Para evitar isso você precisa entender a importância da maquiagem na fotografia, conhecer as principais técnicas e saber como usá-las a favor de suas fotos. Leia tudo… […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.