Qual o segredo para desfocar o fundo de uma foto?

0 1.071

Olá, escrevi este artigo para responder de forma o mais simples possível uma das perguntas que talvez eu mais ouça em meus workshops e no meu site, o que é muito natural, já que o efeito de fotos com fundos desfocados produzem fotos realmente lindas! Eu particularmente adoro.

Este tipo de foto também costumam ser associada somente à fotógrafos profissionais, mas os iniciantes também podem fazer e eu costumo ver resultados incríveis entre os meus alunos, como esta foto aí debaixo feita pelo Rodolfo Moreira em um dos exercícios dos meus workshops. Eu sei que está escrito México, mas ela foi feita no Jardim Botânico do Rio de Janeiro ?

desfocar o fundo de uma foto 1

Qualquer câmera desfoca o fundo?

Bom, na verdade quem desfoca o fundo é a lente, ou melhor, é a abertura da lente. Se você é leitor do meu site FotoDicasBrasil, sabe que o quanto me dedico à explicar os princípios básicos da fotografia, e isto inclui as aberturas das lentes, que são representadas pelo “f” ou simplesmente descritas na frente das lentes por aqueles números como por exemplo 1:3.5-5.6.
desfocar o fundo de uma foto lente

Eu escrevi um artigo sobre as siglas das lentes e vou reproduzir aqui a parte referente às aberturas que vai ajudar no nosso objetivo de desfocar o fundo de uma foto:

“Então quando você compra uma lente e está escrito 1:3.5-5.6, isso significa as aberturas alcançadas por essa lente. O número 1 é chamado de “número f” e é só uma referência à abertura propriamente dita, os números importantes vem a seguir do “dois pontos”. Os primeiros dois números (3.5), significam a MAIOR abertura possível da sua lente, ou seja, o quanto a sua lente da câmera é capaz de “arregalar” os olhos para entrar luz, e isto muito te interessa, porque quanto menor este número, mais clara é sua lente. O segundo é uma informação extremamente importante e significa qual a MAIOR abertura, repare que eu escrevi “maior” de novo, isto mesmo, a MAIOR abertura alcançada pela sua lente quando você estiver dando Zoom.” – Foto Dicas Brasil

Este é o significado destes números e neste artigo nos interessa também não só pela claridade, mas por causa da profundidade de campo, ou seja o quanto de DESFOQUE a minha lente é capaz de fazer.

Qualquer abertura desfoca o fundo?

Você já sabe onde encontrar o número da abertura da sua lente, agora precisa saber que somente ABERTURAS GRANDES desfocam o fundo, ou seja, àquelas que possuem números pequenos. Sim, quanto maior a abertura, menor o número dela. Se você já leu meu e-Book Fotometria Simples, sabe do que estou falando, nele eu explico além do comportamento das aberturas, como esses números surgiram e aí fica fácil entender porque são invertidos ?

Mas por hora, apesar de não me  aprofundar neste conceito, ensinarei aqui mais do que suficiente para você entender como fazer o desfoque.

E agora que você já sabe que a maior abertura (menor número) da sua lente é que vai fazer o melhor desfoque, já temos nosso primeiro parâmetro definido.

E só pra não haver dúvidas: Se sua lente for uma Lente 18-55mm 1:3.5-5.6, por exemplo, você vai procurar fazer as fotos entre as aberturas f3.5 e f4.0,  mas se você tiver uma lente de abertura maior, como uma 50mm 2.8 (e esta é de abertura fixa, porque só tem um comprimento focal, o 50mm), já sabe que terá mais fundo desfocado do que na lente de abertura f3.5… eu sei que você já entendeu, mas, isso acontece porque f3.5 é um NÚMERO de abertura MENOR que f2.8, ou se preferir, é uma ABERTURA MAIOR que 2.8. Na minha experiência até f5.6 você consegue bons desfoques, mas aí entram outras questões mais técnicas, mas deixo o registro aqui pra você experimentar outras aberturas.

A câmera precisa ser profissional?

Definitivamente não, mas quanto mais avançada a sua câmera, mais fácil é desfocar o fundo de uma foto. E o que eu chamo de avançada? As Câmeras DSLRs que trocam de lente, ou as câmeras consideradas de entrada ou semi-profissionais, como as Câmeras Nikon D3000, D90, entre outras, ou ainda as Câmeras Canon 60D, 3ti, 4ti, 5ti, só para dar alguns exemplos. Elas possuem controles mais intuitivos e resultados melhores. Mas a gama de marcas modelos são enormes e os conceitos passados aqui são universais, por isso EXPERIMENTE!

Superzoom

Talvez você tenha mais dificuldade em desfocar o fundo de uma foto com câmeras que não trocam de lente como as superzoons, mas não é impossível, esta foto aí de baixo foi feita pelo meu irmão com uma Nikon Coolpix P520, e eu pedi que ele fizesse vários testes e falarei deles mais adiante porque  acredito que será útil para outras superzoons também.
desfocar o fundo de uma foto 2

Precisa fotografar no modo manual?

Aqui se encontra o maior SEGREDO de desfocar o fundo de uma foto. Na verdade você pode desfocar o fundo em vários modos de cena da sua câmera, e dependendo da câmera e situação, até no modo automático! Simplesmente porque o parâmetro que vai permitir você desfocar o fundo QUANDO você quiser é o MODO DE ÁREA AF e não necessariamente o modo de cena manual (Modo Manual). E porque falo isso com tanta certeza? Por que já tive vários alunos iniciantes que tinham EXATAMENTE este problema, possuíam câmeras avançadas, lentes igualmente incríveis, mas por uma simples configuração, o desfoque era feito “por acaso” e não quando eles queriam.

O que é o modo de área AF?

Sabe quando você aperta o seu botão do obturador até a metade (que é o necessário para fotometrar uma foto, ou seja, para a câmera medir a luz e equacioná-la de maneira a sair correta esta quantidade de luz), e uns pontinhos vermelhos aparecem no seu viewfinder, geralmente seguidos de um bip? Ou na tela de LCD, se você não tiver o hábito de visualizar pelo viewfinder. Lembrando que eles ainda podem ser quadrados maiores ou ainda ficarem verdes ou invés de vermelhos, isso depende da câmera utilizada. Como na imagem a seguir:

desfocar o fundo de uma foto canon

desfocar o fundo de uma foto nikon

Então, esses pontos são os pontos de focagem, ou AF points, e você precisa configurá-los porque no modo de AF automático, esses pontos piscarão aonde sua CÂMERA ACHA que está o assunto principal, ela faz isso em cima de parâmetros específicos, mas na verdade o que queremos é que VOCÊ diga para sua câmera o que quer que esteja em foco, e a partir daí com sua câmera configurada com aberturas grandes (números de aberturas pequenos, lembra?), fica fácil desfocar o fundo de uma foto.

Modo de área AF Não é foco manual!

NÃO confundir com o Foco Manual da sua lente, que normalmente fica em uma chave na lente onde você pode trocar para Foco automático (AF) ou Foco Manual (MF), ou simplesmente “A ou M” como na imagem abaixo, já que o Modo de Área AF também pode ter a opção de “Manual”.

Usualmente a configuração de foco da lente está na própria lente, e a do modo de área AF, encontra-se na câmera, ou às vezes dentro de algum Menu. Ah, sim, o foco da lente,  pode continuar no automático.

desfocar o fundo de uma foto af

Como configuro o modo de área AF?

Onde você irá configurar o seu modo de área AF, depende de qual equipamento fotográfico você está usando, mas você não precisa se preocupar porque todo MANUAL explica esta configuração e normalmente as câmeras que permitem modo manual, também permitem configurar o modo de área AF.

Vou usar uma imagem do meu e-Book Fotometria Simples onde explico essas configurações:
desfocar o fundo de uma foto imagem

E o modo de área AF que indico a ser utilizado é o flexível, aquele que você pode ficar andando com ele e dizendo desta maneira, AONDE quer o foco. Se preferir pode usar o centralizado também.

E para que serve exatamente configurar o modo de área AF?

Porque somente configurando esse modo de área que é possível fazer fotos como estas duas aí de baixo, onde uma possui o foco seletivo à direita e a outra o foco seletivo à esquerda, aliás essas são o resultado de um dos exercícios do meu workshop.

desfocar o fundo de uma foto foco seletivo esquerdadesfocar o fundo de uma foto foco seletico

Nestes dois exemplos fica bem nítida a diferença de foto que é possível fazer simplesmente dizendo AONDE você quer que sua câmera foque.

Só fotografo no automático, e agora?

Se você fotografa no modo manual, basta o entendimento do modo de área AF e de abertura das lentes para começar a fazer fotos com o fundo desfocado, mas como minha intenção é ensinar algo que possa ser usado por muitos, darei uma dica bem simples para que você também possa garantir resultados sensacionais!

E qual o melhor modo de cena para desfocar o fundo de uma foto?

As câmeras que possuem modo manual, além do modo automático (AUTO), geralmente possuem vários modos de cena semiautomáticos conhecidos pelas siglas A ou AV, S ou TV, P e M.

Resumidamente, esses modos também conhecidos como “modos criativos” são assim chamados justamente porque permitem alguns tipos de fotos que o modo automático não faz por padrão. E a grande vantagem aqui é que todos esses modos irão permitir a configuração de modo de área AF, ao contrário do modo AUTOMÁTICO.

Modo manual – Todos os parâmetros são definidos por você, isto inclui o AF, a velocidade, a abertura, o balanço de branco, etc.

Modo P – O modo que mais indico para quem gosta de fotografar e ainda não descobriu o mundo fascinante da fotometria manual! Neste modo a câmera configura automaticamente a velocidade e a abertura e você ajusta a quantidade de luz que está faltando ou sobrando, aumentando ou diminuindo o ISO. Ele pode até ser usado para desfocar o fundo, mas você precisa ficar de olho qual abertura a câmera está configurando.

Modo S ou TV – Modo de prioridade de velocidade – Neste modo você configura a velocidade, e a câmera ajusta automaticamente a abertura, é ideal para fazer fotos onde você quer congelar uma imagem por exemplo.

E o ganhador é…
desfocar o fundo de uma foto 5

Modo A ou AV – Modo de prioridade de ABERTURA – Neste modo você configura a abertura e a câmera ajusta automaticamente a velocidade!!!

E já sabemos que precisamos usar as maiores aberturas possíveis (ou os menores números “f” que aparecem na nossa câmera).

Então simplesmente quando você colocar a sua câmera neste modo, gire os seletores de um lado para o outro e veja a abertura variando, provavelmente ela será o único parâmetro automatizado, ou seja, que estará trocando sozinho. Depois é só configurar o modo AF e ficar de olho na velocidade que aparecer, porque se ficar muito baixa, pode acabar borrando sua foto. Uma velocidade 1/30 já está boa pra você fotografar sem problemas, fique de olho.

Se você não souber onde fica a velocidade ou a abertura na sua câmera, procure no seu manual por “modo manual” ou “fotometria manual”, ou coisas parecidas, que normalmente é a parte onde a maioria se encontra.

Muitas câmeras permitem que você também configure o ISO neste modo, use-o ao seu favor.

Minha sugestão é que você comece fazendo testes em boas condições de luz, ou seja, de preferência de dia para que não tenha que se preocupar muito com a velocidade.

O enquadramento pode ser a diferença!

Outro parâmetro que pode influenciar e muito no resultado da sua foto é o enquadramento, nas duas fotos que se seguem, você vai perceber como isto funciona.

As duas fotos foram feitas com o mesmo EXIF, ou seja, com as mesmas configurações, se você ainda não está familiarizado com o EXIF para melhorar suas fotos, você pode ler aqui um artigo que escrevi sobre  como usá-lo a seu favor.

Na primeira cena, eu estava de frente para a flor e a 1m mais ou menos de distância e você pode perceber que o fundo ficou desfocado.

desfocar o fundo de uma foto 6

Nesta segunda eu fiz a foto na diagonal da flor e a uns 30cm de distância e aí você pode perceber que o fundo ficou bem mais desfocado e interessante do que na primeira cena!
desfocar o fundo de uma foto 6

Outra observação IMPORTANTE é que quanto mais “fundo” você tiver, mais bonito o resultado, ou seja, quanto maior a distância entre o objeto a estar em foco (neste caso a flor roxa) e o fundo, melhor será resultado, o mesmo serve para as CORES. Quanto mais colorido um fundo, mais interessante o desfoque parecerá.

E agora continuando a assunto dos tipos de câmeras que são melhores para desfocar o fundo de uma foto…

Consigo desfocar o fundo de uma foto com uma superzoom?

Sim… e mais ou menos. O que acontece é que é muito mais difícil desfocar o fundo nas superzoons, mas não impossível!

Eu tenho a experiência de vários modelos que passam pelo meu workshop e os resultados variam bastante, todas desfocam, mas em alguns desses modelos, esse desfoque é muito sutil.

Por isso fiz uma videoaula especial para os fãs do Foto Dicas Brasil com o resumo e mais dicas deste artigo e ainda com o bônus de como configurar uma superzoom como a Nikon Coolpix P520, mostrando as melhores configurações para os melhores resultados:

Resumo

Resumindo o que você aprendeu até aqui: Para desfocar o fundo de uma foto eu preciso:

Para desfocar o fundo de uma foto eu preciso:

  1. Ter uma câmera que possua o modo manual, que são aquelas que permitem entre outros, os ajustes de abertura. E NÃO PRECISA SER UMA CÂMERA PROFISSIONAL.
  1. Ajustar a sua câmera para usar GRANDES ABERTURAS, ou seja, os números pequenos, como f1.8, f2.8, f3.5 ou f4.0 e dependendo das condições até 5.6 ou um pouco mais.
  1. Configurar o Modo de área AF para o foco manual, ou central ou flexível, dependendo do seu equipamento. Ah, e você NÃO pode estar com o MODO CENA AUTOMÁTICOselecionado, porque a câmera não permitirá esta configuração.
  1. Usar um dos modos de cena: Manual, P (mas nem sempre funciona), ou o mais indicado que é O MODO A ou AV (Prioridade de abertura).
  1. Fazer enquadramentos que favoreçam o resultado, para isso utilizar FUNDOS mais COLORIDOS e mais DISTANTES.
  1. Praticar, praticar, PRATICAR!

O assunto deste artigo está presente no meu e-Book Fotometria Simples, onde explico este e outros conceitos determinantes para fotos incríveis!

Manual

Todas as configurações usadas neste artigo e na maioria dos artigos que escrevo, encontra-se em seu manual. Como recebo muitos emails pedindo ajuda para encontrá-los e justamente por acreditar na importância fundamental do MANUAL, eu criei um “Banco de Manuais Fotográficos Colaborativo”. A ideia é reunir o máximo de manuais, de preferência em português, para colaborar e facilitar o aprendizado de outros apaixonados por fotografia como você. Por isso, se você quiser, pode colaborar  de duas maneiras, a primeira enviando um e-mail pra gente contato@fotodicasbrasil.com.br, pra saber se já temos o seu modelo e outra é compartilhando o artigo dos MANUAIS para conseguirmos atingir o maior número possível de pessoas. Tenho certeza que posso contar com você!

Não deixe de compartilhar os seus resultados com a gente e fique à vontade para fazer comentários com suas dúvidas e observações, EU respondo pessoalmente A TODOS os emails e comentários, por isso se não tiver uma resposta de imediato, aguarde e tenha certeza que responderei!

Boas fotos e até a próxima!!

Autora: Simxer

Fonte: Fotografia-DG

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.