Sigma Fotografia: Qualidade e Acessibilidade

0 637

A empresa Sigma, voltada para o mercado fotográfico, foi oficialmente criada em 1961, com um único objetivo: “Desenvolver tecnologias que permitam a obtenção de imagens perfeitas” (Site Sigma – Tradução Livre).

A Sigma segue os padrões exigidos pelas normas industriais para que se obtenha qualidade em todos os seus equipamentos fotográficos. Suas lentes e Flashes passam por muitas averiguações e testes para garantir a qualidade de seus produtos.

Flashes Sigma:

As diferenças entre a Fotografia com os antigos “filmes” e a digital são enormes. Com a finalidade de criar novas expressões ou capturar cores e texturas em suas condições naturais, o Flash é um acessório indispensável para as câmeras digitais. As técnicas de iluminação com flashes são consideradas de extrema importância para todos os tipos de trabalhos com câmeras digitais e algo muito difícil para se fazer com câmeras de filmes fotográficos.

Sigma Fotografia: Qualidade e Acessibilidade

Os monitores LCD nas Câmeras Digitais atuais permitem ao profissional conferir a luminosidade, distância focal e etc., mas apenas a câmera não proporciona as condições ideais de luz e, além de ajudar com esta questão, o Flash abre um amplo espaço para criatividade e possibilidades.

A tecnologia que compõe os flashes de quase todas as marcas são quase as mesmas, as diferenças entre eles são poucas, mas têm grande impacto no trabalho final. Seja o alcance do flash, potência da luz ou preço, são várias as características que interferem na hora de fazer a escolha do Flash ideal.

Flash Sigma EF-610 DG:

As grandes marcas produzem, claro, equipamentos e acessórios voltados para suas próprias câmeras abrangendo um campo limitado de pesquisas, enquanto marcas como a Sigma investem fortemente em pesquisas que abrangem um vasto e ilimitado campo de pesquisa, permitindo que achem maiores funcionalidades para seus Flashes.

São produzidos pela Sigma Flashes de excelente qualidade, competindo diretamente com as principais vendedoras do mercado. A tecnologia que constitui as estruturas é de ponta, voltadas para uma marca em especial, como o Flash para Canon ou Flash para Nikon, por exemplo, ou voltadas para um flash que envolvem diversas marcas e modelos como o Flash Universal, abrindo ainda mais espaço para os fotógrafos não se prenderem a uma marca em especial por não encontrar acessórios compatíveis com a mesma.

sigma-fotografia-blog-emania-foto-video
Flash Sigma EF-610 DG

Um exemplo disso é o Flash EF-610 DG. Este é um Flash Universal multifuncional com sapata padrão. Possui sistema TTL (ou seja, ele se regula automaticamente de acordo com as funções de sua Câmera DSLR); auto zoom, função qual mede a potência, ângulo e distância do Flash de acordo com a distância focal de sua lente.

Este Flash Sigma também é volátil, possui tilt de 90º na vertical e 180º na horizontal, com esse sistema você escolhe para onde direcionar a luz de seu flash deixando a imagem com iluminação. Outra qualidade do Flash é aderir um pré-flash, ou seja, um disparo rápido antes do Flash em si disparar com o obturador da câmera, o que ajuda as pupilas da pessoa a ser fotografada se contraírem. Este tipo de disparo era algo só encontrado em algumas marcas, mas foi incorporado pela Sigma se tornando mais acessível para seus consumidores.

Flash Sigma 3
Flash Sigma EF-610 DG

Outras funções como Slave para trabalhar com outros flashes em estúdio, por exemplo, Wireless, para que você use o máximo de sua criatividade em seus trabalhos, explorando ângulos e posições que apenas sobre a câmera não surtiriam efeitos e disparo rápidos para objetos em movimento eram funções pertencentes a um limitado conjunto de marcas, mas está bem mais popular.

Mesmo antes do Flash Sigma EF-610 DG ser lançado na América latina, a Sigma lançou seu sucessor, o Flash 610 DG ST. Ele possui as mesmas características de seu anterior, no entanto possui um tempo de carga mais rápido e também diminui o tempo de reciclagem do Flash pela metade, além de durar por muito mais tempo.

Flash Sigma EM-140 DG

Sigma Fotografia: Qualidade e Acessibilidade
Flash Circular Sigma EM-140 DG

Outra Inovação da Sigma é o Flash Circular Sigma EM-140 DG Macro. Lançado em 2012, foi projetado para trabalhar com Câmeras DSLR mais populares do mercado. Ideal para fotografar assuntos em seus mínimos detalhes, sem causa-lhes sombras e realçando todas as suas particularidades.

Também é um instrumento muito usado em clínicas médicas e odontológicas, aplicado com a lente correta, é possível capturar imagens de dentição, íris e outras partes do corpo que necessite de mais atenção e não podem ser vistas claramente a olho nu.

Sigma Fotografia: Qualidade e Acessibilidade
Flash Circular Sigma EM-140 DG

O Flash Macro Sigma EM-140 DG possui 14 canais e ISO 100, podendo chegar-se a maiores closes sem distorções ou sombras. É possível modelar a luz de acordo com suas necessidades e remover reflexos. A função sem fio também está disponível para este flash, para que você posicione o flash de acordo com o objeto, pois em alguns casos, como o de insetos, animais pequenos e etc. que se movem a luz precisa acompanhá-lo. Luz continua e difusa também são características importantes para este tio de flash.

Ambos Flashes são feitos em plástico, mas com qualidade assegurada e ótimo desempenho. Os preços variam de lojas, mas ainda são muito requisitados devido ao ótimo custo benefício e excelente capacidade.

Lentes Sigma:

Sigma Fotografia: Qualidade e Acessibilidade
Lentes Sigma

Lentes são basicamente constituídas de elementos ópticos de vidro em uma estrutura de metal e plástico. Distância focal e qualidade sua estrutura são as principais diferenças entre elas, além do preço é claro.

Nos últimos anos os preços das lentes se destacaram muito, muitas marcas que vendiam a preços altíssimos de deparam com lentes de qualidade igual bem mais acessíveis. Isso só foi possível porque grandes marcas como Sigma e Tokina investiram pesadamente em pesquisas em qualidade de lentes com baixo custo de fabricação.

A Sigma oferece Lentes APS-C, Lentes Full Frame, Lentes Mirrorless e outros modelos para cada tipo de trabalho: Paisagens, casamentos, pessoas, viagens animais, esporte e etc.

Lente Sigma 35mm

De todas essas lentes, falaremos aqui das mais conhecidas: 35mm e 50mm

A Lente Sigma 35mm é metade do valor da Lente Canon 35mm, mas isso não afeta sua qualidade. É uma mente robusta e nada frágil, construída em metal, é muito resistente, mas também pesada.

Está lente chama atenção em dois aspectos: Silencio e Nitidez. A Lente Sigma 35mm é extremamente silenciosa durante a focagem, possui movimento suave e preciso. Nenhuma de suas outras concorrentes (Canon ou Nikon) possuem tal quietude durante o trabalho.

Sigma Fotografia: Qualidade e Acessibilidade
Lente Sigma 35mm

A nitidez é algo que impressiona, ela captura perfeitamente a imagem, principalmente em aberturas muito grandes, como f/1.4. As cores são ricas, sem distorções, granulados, variações e aberrações, diversos fotógrafos se beneficiaram da qualidade surpreendente desta lente, as demais, embora mais leves, não possuem a mesma desenvoltura – mesmo custando até 2x vezes mais.

Outro ponto muito importante é o seu desfoque. Em aberturas em 1.4 o efeito obtido gratificante. Nos testes realizados ela também obteve o desfoque mais natural e suave, proporcionando harmonia entre o motivo e o fundo.

Lente Sigma 50mm f/1.4 DG HSM

Esta lente é logo de cara surpreendente, seu corpo é bem maior do que os outros encontrados no mercado, mas isso não atribui nenhum defeito à lente, ao contrário, é a melhor 50mm encontrada no mercado atualmente, ganhando de marcas como Canon e Nikon.

Lente Sigma 50mm f/1.4 DG HSM
Lente Sigma 50mm f/1.4 DG HSM

A construção é feita de metais na parte de montagem, tubos do novo termoplástico da Sigma Global Vision (que não expande nem é pesado como ligas metálicas), e tudo é emborrachado do lado de fora. Isso ajuda na firmeza da pegada no dia a dia e é fácil tirar o conjunto da mesa/mochila sem nada escorregar.

A operação dela é simples, possui apenas um anel de foco manual e movimento ultra suave, se destacando novamente dentre as outras 50mm. Seu sistema é HSM silencioso, preciso e incrivelmente rápido. Seu foco também possui precisão excelente e trabalha mesmo com grandes contrastes.

A Lente Sigma 50mm f/1.4 DG HSM equilibra muito bem os Corpos de Câmeras Full Frame e o melhor desempenho ótimo no mercado, seu preço está abaixo do que se esperava. É um investimento que vale a pena investir. Qualidade de imagem e controle de aberrações são incomparáveis.

Lente Sigma 50mm f/1.4 DG HSM
Lente Sigma 50mm f/1.4 DG HSM

Fechando na abertura f/2 o salto no contraste é absurdo e nenhuma outra lente atinge a capacidade da Lente Sigma 50mm f/1.4 DG HSM. Já em f/4 temos um look genuinamente de médio formato – arquivos que contém grandes detalhes e suportam impressões, edições sem perder qualidade. Cores e Bokeh têm efeitos iguais (ou superiores) a lente Canon 50mm f/1.4 que foi otimizada para ter estes efeitos, mas perde muita qualidade. O que não acontece na Sigma.

Destaques são sua especialidade. Cabelos com todos os fios detalhados, acessórios e paisagens com todos os detalhes.

Além desses destaques a Sigma também possui uma grande variedade de lentes, sendo as principais delas:

Lente Sigma 10-20mm F4-5.6 EX DC HSM para Nikon:

  • Construção da Objetiva: 14 elementos em 10 grupos
  • Ângulo de Visão: 102,4 -63,8 º C (1)
  • Número de lâminas do Diafragma: 6
  • Abertura Mínimo: f22
  • Distância mínima de foco: 24 cm
  • Tamanho do Filtro: 77 milímetros
  • Ampliação máxima: 1:6.7
  • Dimensões (Diâmetro x Comprimento): 83,5 x 81 mm
  • Peso: 470g
  • Montagens correspondente: Nikon HSM / EX / DC / D / G (compatível com D40, D40, D60, D3000, D5000)

Lente Sigma 18-200mm F3.5-6.3 DC OS para Canon:

  • Construção da Objetiva: 18 elementos em 13 grupos
  • Ângulo de Visão: 69.3 ° -7,1 ° (1)
  • Número de lâminas do Diafragma: 7
  • Abertura Mínimo: f22
  • Distância Focal mínimo: 45 cm
  • Tamanho do Filtro (mm): 72
  • Ampliação máxima: 1:3.9 dimensões (Diâmetro x Comprimento): 79 x 100 mm
  • Peso: 610g
  • Montagens correspondente: Canon: OS / DC

Lente Sigma 24-70mm 2.8 IF EX DG HSM para Nikon:

  • Construção da Lente:14elementos em 13 grupos
  • Ângulo de Visão:84,1º-34,3º
  • Número de lâminas do Diafragma: 9
  • Abertura Mínima: f32
  • Distância Focal mínima: 40cm
  • Tamanho do Filtro: 82 mm
  • Ampliação máxima: 1:3.8
  • Dimensões (Comprimento x diâmetro): 88.6 x 115.5mm
  • Dimensões:152,5 mm
  • Peso:700g/24,7 oz
  • Montagens correspondentes: Nikon: EX / DG / D (Não compatível com D40, D60 D3000, D5000)

Lente Sigma 24-70mm f/2.8 IF EX DG HSM Autofoco para Canon EOS:

  • Tecnologia Hyper Sonic Motor (HSM)
  • Abertura 9-Blade
  • Projeto Lente DG
  • ELD e SLD Elementos
  • Distância focal: 24-70 mm
  • Abertura Máxima: f/2.8
  • Abertura Mínima: f/22
  • Tipo de Montagem  Canon EF
  • Compatibilidade de formato: 35mm / Full-Frame Digital Sensor
  • Canon (APS-C)
  • Ângulo de Visão: 84,1 ° – 34,3 °
  • Distância Mínima de Foco: 1,25 ‘(38,10 centímetros)
  • Ampliação: 0.18x
  • Razão de reprodução máxima: 1:5.3
  • Grupos / Elementos: 12/14
  • Lâminas de diafragma: 9

Conclusão sobre a Sigma

Sigma Fotografia: Qualidade e Acessibilidade

As lentes Sigma estão se desenvolvendo cada vez mais, atingindo patamares antes inalcançados por marcas menos conhecidas, ultrapassando em qualidade marcas como Canon e Nikon e se igualando a tecnologias poderosas como a Zeiss Otus 55mm – Uma gigante no mercado.

Não só as lentes, mas também os flashes vêm recebendo cada vez mais tecnologia e pesquisa para maior atendar às suas necessidades e atingir a proposta da empresa de conseguir imagens perfeitas.

O custo dos equipamentos fotográficos é ótimo em comparação com qualidade e mais acessível do que grandes marcas com menor desenvoltura. É uma marca na qual vale o investimento feito!

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.