Home»Artigos de Foto e Vídeo»10 dicas para você se tornar o MacGyver em fotos de carros

10 dicas para você se tornar o MacGyver em fotos de carros

eMania https://blog.emania.com.br/content/uploads/2015/05/logotipo.png
eMania
2
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

Mesmo se você tiver apenas um interesse passageiro em carros, provavelmente já folheou as páginas de revistas de carros luxuosos e olhou com inveja algumas das fotos de carro impressionantes em alguma exposição que visitou.

Claro, nem todos de nós teremos acesso a uma Ferrari, por exemplo, mas você não deve desistir das fotos de carro por conta disto. Neste artigo vamos mostrar-lhe como é possível obter excelentes fotos de carros, independentemente do veículo que você tem, enquanto há também uma série de eventos automobilísticos que vão deixar você chegar perto de uma série de veículos impressionantes para compor a sua fotografia.

1.   O básico para fotos de carro
fotos de carros basico

Escolha o seu plano de fundo primeiramente. Você pode usar um campo ou uma fazenda para contrastar com as linhas limpas do carro, mas um meio urbano poderia funcionar muito bem. Lembre-se também que você precisa considerar a quantidade de luz ambiente na área, você quer tão pouca quanto possível, caso contrário corre o risco de invadir a cena e estragar a imagem.

Assim que tiver o local definido, é hora de configurar a sua câmera. Se você puder, traga um amigo para ajudar. Ele não só pode colaborar no tiro, já que a vida é muito mais fácil com alguém para disparar o obturador, mas sempre é bom ter alguma companhia se você estiver trabalhando no escuro à noite.

Com sua câmera colocada em um tripé, trabalhar no escuro pode tornar o processo de focar extremamente complicado, assim que começar o seu amigo lança alguma luz sobre o carro enquanto você define o foco. Uma vez que estiver tudo certo, bloqueie o foco, em seguida, ajuste a exposição. Defina o ISO em 100-200 e, na sequência, defina a abertura em f / 11 e uma exposição em 30 segundos.

A menos que você seja extremamente sortudo, não conseguirá obter fotos de carro perfeitas em uma única captura. Em vez disso, construa elementos do tiro que possam ser fundidos mais tarde no Photoshop. Escolha os elementos que você deseja trabalhar, um deles poderia ser a cabine, outro poderia ser o painel lateral e mais as rodas, enquanto você pode também querer trazer elementos do fundo. Se você quiser incluir as luz frontal e traseira, ​​faça isso separadamente.

Tente manter seus movimentos tão suaves quanto possível e protegê-los da lente. Depois de ter tomado uma variedade de tiros, é hora de arrumar as malas e ir para casa para um pouco de pós processamento.

2.   Efeito panning
fotos de carros panning

Para criar uma sensação de velocidade e movimento em fotos de carro, o efeito panning é inestimável. É uma das melhores maneiras de transmitir o movimento, e você não está restrito a um carro específico, também pode aplicar esta técnica em eventos de automobilismo ou simplesmente sentando-se ao lado de uma estrada apropriada.

Já falamos sobre este efeito fotográfico em outro momento, mas vale a pena uma repescagem. Panning é quando você segue o objeto (carro) com uma velocidade de obturador lenta para borrar o fundo, mantendo o ponto de interesse afiado e nítido em sua fotografia de modo a seguir o seu movimento.

A velocidade do obturador escolhida para o efeito panning dependerá da velocidade do carro, então, esteja preparado para um pouco de tentativa e erro. Um bom ponto de partida para um carro viajando a 60 Km/h é de cerca de 1 / 80 segundo, embora fotografar em condições de luz do dia, muitas vezes, significa deixar cair até ISO 100 ou 200, e abertura da lente para baixo de f / 11.

Se você tem dificuldades em conseguir alvos para suas fotos de carros, experimente visitar algum evento automobilístico, eles costumam ser uma boa oportunidade para reproduzir o efeito panning, bem como, conseguir imagens fantásticas.

3.   Focando as suas fotos de carro
fotos de carros focando

Optar por usar os pontos AF de sua câmera pode produzir resultados mistos, se ele for configurado direito não pode ser criticado, mas alguns fotógrafos acreditam que sua câmera pode focar o ponto errado do carro.

Uma alternativa é se concentrar em um ponto na estrada onde você sabe que o carro vai passar, em seguida, mudar para o foco manual. Como você vai atirar em uma grande profundidade de campo, pode garantir que a sua focagem é perfeita e concentrar-se totalmente no seu posicionamento em relação ao carro.

4.   Posicionamento correto
fotos de carros posicionamento

Sempre que possível você quer ficar tão longe, tanto quanto pode a partir do carro que passa na rua, ao mesmo tempo, necessita assegurar que tenha muito espaço no quadro, algo que pode ser útil mais tarde, você também é capaz de inclinar a imagem ligeiramente para acentuar a sensação de velocidade. De qualquer forma, precisa conhecer o posicionamento correto para obter as suas fotos de carro.

Evite mover seus pés, por isso, posicione-os ligeiramente separados voltados para frente, usando o tronco para mover da esquerda para a direita e seguir o veículo. Com a aproximação do carro, siga-o em um movimento suave, e só dispare o obturador uma vez que o carro está próximo o suficiente. Não desanime se você não conseguir capturar logo na primeira vez, as fotos de carro requerem muita prática e paciência.

5.   Fotos de carro em movimento
fotos de carros em movimento

Enquanto panning requer que você mova sua lente na mesma velocidade que o veículo em movimento que passa na sua frente, uma alternativa para fotos de carro mais inéditas é a de utilizar um veículo em movimento secundário.

Tal como acontece no efeito panning, você vai precisar fotografar com uma velocidade de obturador lenta o suficiente para introduzir essa sensação de movimento, mas, combinando a velocidade dos dois veículos, trará um efeito interessante para suas fotos de carro. No entanto, isso não deve ser realizado em vias públicas, pois, pode ser muito perigoso.

6.   Fotos de carro estáticas
fotos de carros estatica

Os carros não têm que estar sempre se movendo para compor fotos de carro com sucesso, uma fotografia estática pode ser tão impressionante quanto, mas neste caso a relação não quer dizer apenas entre você e o carro.

O local escolhido para essas fotos de carro é realmente dependente do veículo que você tem, por isso, se você optar por uma área urbana e industrial ou rural e pitoresca, ele precisa complementar ou criar um contraste com o estilo e idade do carro que você está capturando. Onde quer que você decida conseguir as fotos de carro é importante verificar se você está autorizado a fazê-lo.

Uma vez que você tem a localização escolhida, você precisa pensar sobre a iluminação. Você pode optar por luz natural, ou pode querer pensar sobre injetar alguma iluminação adicional, como flash fora da câmera para iluminar realmente o carro de sua fotografia.

Enquanto a iluminação local dedicada é útil, você ainda será capaz de fazer isso de forma eficaz com um ou dois flashes, junto com alguns stands de iluminação e modificadores. Os resultados podem ser muito impressionantes, especialmente, se você propositadamente desfocar o fundo por um par de paragens e começar o check-in logo no carro, uma combinação que traz um olhar marcante para as fotos de carro.

Enquanto você pode ir para uma visão mais ampla, uma lente teleobjetiva também pode ser uma opção útil. Conseguir fotos de carro lá em baixo na terra, até mesmo tentar deitar para isso, irá produzir uma imagem dramática. Tente uma vista de três quartos do carro e pense sobre a inclinação do ângulo para adicionar um pouco mais de propósito para o tiro.

Fotos de carro com alguma elevação mais alta também funcionam bem, principalmente, por tratar-se de um ângulo que não é frequentemente explorado por fotógrafos automobilísticos. Você pode ser capaz de encontrar um local mais alto para disparar e conseguir esta perspectiva, mas nem sempre vale a pena usar uma pequena escada para isso.

7.   Detalhes e interiores em fotos de carro
fotos de carros detalhes

Ao invés de tentar colocar todo o veículo em suas fotos de carro, observe uma abordagem diferente e se concentre em detalhes interessantes, afinal, são eles que fazem um carro único. Arme-se com um zoom standard se você tem um, e mova-se gradualmente em torno do carro à procura de pontos de interesse. Ás vezes, você pode adicionar as suas fotos de carro o desenho da marca, o nome do veículo, uma grade de radiador ou simplesmente uma curva na carroçaria, mas uma vez que seus olhos são atraídos para um lugar, olhe firmemente para obter o melhor ângulo e ser minucioso em suas fotos de carro.

O carro que você vai fotografar não tem que estar em bom estado ou limpo, assim vai parecer que teve algum uso fiel e deixar as fotos de carro mais realistas. Basta ter cuidado quando se trabalha perto do carro em relação às reflexões, principalmente, se o carro é decorado com cromo.

O clima também desempenha um papel importante nas fotos de carro, um dia nublado pode funcionar muito bem como a luz difundida e macia, assim evita sombras duras. Já o brilho quente de manhã cedo ou no fim do dia pode adicionar um elemento extra para o seu tiro, fique a vontade para experimentar.

Tal como acontece com o exterior, você pode querer se concentrar em detalhes específicos, optando por uma abertura rápida, não só para colocar o fundo em relevo, mas também para fotografar com velocidades de obturação viáveis​.

Alternativamente, você pode querer conseguir um olhar mais brilhante, mais arejado. Um grande pedaço de cartão branco (tamanho A1 ou A0 vai fazer o trabalho e pode ser encontrado em lojas de arte) é perfeito para combater as sombras da iluminação, enquanto alguns flashes disparados remotamente fazem um bom trabalho para esculpir a luz.

8.   Iluminação nas fotos de carro
fotos de carros iluminação

Quase como peças modernas de escultura, os carros se prestam perfeitamente para trabalhar com a luz, afinal ela ajuda realmente revelar a forma da carroçaria. Você não precisa de um kit caro de iluminação, um flash vai fazer um trabalho decente para fotos de carros.

No entanto, a fim de obter mais controle, você pode optar por um painel de LED. Há uma gama de opções para todos os orçamentos. Embora, fontes de luz distintas vão produzir resultados ligeiramente diferentes, os princípios para fotos de carro bem-sucedidas permanecem os mesmos.

9.   Plataforma para câmera
fotos de carros camera

Uma perspectiva totalmente diferente para fotos de carro é olhar através de uma plataforma de câmera fixada temporariamente no carro, desta forma, você está permitindo que a câmera digital se mova a uma velocidade idêntica a do veículo, além de usar um pouco do ponto de vista do motorista ou do próprio automóvel quando em movimento.

Você vai encontrar plataformas de câmera em todas as formas e tamanhos, mas pesquise com cautela para encontrar o modelo mais seguro para sua câmera e que atenda os seus objetivos. Lembre-se também que você está atirando relativamente perto do carro, então, vai precisar de uma distância focal bastante ampla, algo como uma 35mm em uma Câmera DSLR full-frame.

As plataformas de câmera permitem outros tipos de ajustes para conseguir fotos de carro deslumbrantes, você só precisa encontrar a configuração certa para suas imagens. Fotos de carro da frente ou traseira do veículo funcionam perfeitamente, mas, não se esqueça de garantir que a plataforma da câmera não seja capturada em suas imagens, se isso acontecer, será necessário removê-lo na pós produção.

Uma coisa que você pode fazer para tornar sua vida mais fácil no Photoshop é posicionar a câmera de cabeça para baixo para que o braço da plataforma fique acima da câmera, é muito mais fácil clonar um céu ou o fundo do que ter que reconstruir seções da carroçaria.

Isso pode deixar a composição das fotos de carro um pouco complicada, especialmente porque você estará trabalhando em ângulos invulgares. No entanto, este é o lugar onde a exibição ao vivo se torna extremamente útil, pois torna muito mais fácil enquadrar o tiro. Uma vez que você tenha seu foco, é melhor travá-lo e passar para o manual para evitar que a câmera altere o foco inadvertidamente ao fotografar.

10.  Edição das fotos de carro

fotos de carros edição

Em fotos de carro, a coisa mais importante a fazer é ter certeza de que a fotografia está totalmente impecável. No entanto, quando algo sai errado e se você é bom no Photoshop, pode limpar um carro digitalmente e fazer outros ajustes que quiser.

Primeiro, selecione as imagens que deseja usar e converta os arquivos RAW de sua câmera no Lightroom ou Photoshop. Depois, comece a misturar lentamente as fotos de carro para produzir efeitos maravilhosos.

Você pode querer ocultar alguns elementos da imagem, portanto, com uma camada selecionada, crie uma nova camada de máscara e com um pincel preto, preencha as áreas que deseja ressaltar.

Aplique uma camada de máscara preta cheia para reforçar as áreas mais escuras de suas fotos de carro. Continue até que você esteja feliz com o olhar e dê uma atenção extra para os pneus e acessórios, como o retrovisor.

Use destes alvos em movimento para experimentar todas as técnicas e sacadas que quiser, há uma infinidade de dicas que podem ajudá-lo a ter melhores resultados com as fotos de carro que somam as nossas sugestões acima. Se você é um fotógrafo automobilístico, aproveite para partilhar as suas próprias dicas no campo de comentários abaixo ou, simplesmente, deixar a sua opinião sobre este artigo.

Confira nossa má teria: ” Dicas para Fotografar Carro Adequadamente

Post anterior

As 13 melhores dicas sobre fotos de fazendas que você precisa conhecer !

Próximo post

Review: nova lente da Olympus, a ED 300 milímetros F4 IS Pro

O Autor

Nizar Escandar

Nizar Escandar

Editor Chefe do Blog eMania