Início » Como fazer fotografias de arquitetura de cima para baixo
Dicas de Fotografia

Como fazer fotografias de arquitetura de cima para baixo

Quando pensamos em fotografias de arquitetura, nós geralmente imaginamos fotos nítidas e imagens claras que mostram a fachada principal de prédios e a estrutura deles de frente. No entanto, nesse ...

Dicas de Fotografia

Como fazer fotografias de arquitetura de cima para baixo

Quando pensamos em fotografias de arquitetura, nós geralmente imaginamos fotos nítidas e imagens claras que mostram a fachada principal de prédios e a estrutura deles de frente. No entanto, nesse ...

Quando pensamos em fotografias de arquitetura, nós geralmente imaginamos fotos nítidas e imagens claras que mostram a fachada principal de prédios e a estrutura deles de frente. No entanto, nesse tutorial, vamos demonstrar como adicionar impacto a imagens de prédios altos ao fotografá-los de baixo para cima.

fotografias de arquitetura
Daniel Osorio

A arquitetura moderna, com formatos mais quadrados e uso maciço de vidro para criar superfícies suaves e reflexivas é o tema perfeito para fotografar dessa perspectiva extrema. Converter as fotografias de arquitetura ao preto e branco também combina com essa técnica, fazendo com que os tons prateados deem um look futurista à imagem.
O segredo principal é programar a sessão de fotos para quando tiver nuvens se movimentando com velocidade no céu – quanto mais rápidas as nuvens estiverem, mas fácil será para capturar um efeito dramático, o que combina muito bem com fotografias de arquitetura.
Vamos às dicas:

1. Encontre o assunto da fotografia

O primeiro passo é encontrar um prédio alto, ou uma estrutura parecida com isso. Procure pelos cantos e extremidades dessa estrutura, assim como grandes janelas de vidro que possam refletir a luz e clarear as outras partes do prédio. Os detalhes da fachada também podem ajudar a adicionar textura às suas fotografias de arquitetura.

fotografias de arquitetura

2. Escolha um canto

Posicione-se na base do prédio, do lado oposto do canto do topo do prédio que você deseja fotografar. Coloque a sua câmera fotográfica em um tripé e a aponte para a estrutura. Componha a sua fotografia de forma que o enquadramento abranja, principalmente, a aresta do canto do prédio escolhido – adicione um pouco do céu nesse enquadramento.

fotografias de arquitetura

3. Selecione uma abertura pequena

No modo manual, selecione a abertura de f/16 em um ISO de 100. Isso não vai te ajudar apenas a maximizar a profundidade de campo, como vai assegurar que toda a estrutura do prédio saia nítida em suas fotografias de arquitetura. Essas configurações também vão reduzir a quantidade de luz que vai atingir o sensor da sua câmera.

4. Mude para o foco manual

Para melhorar ainda mais a profundidade de campo, selecione o ponto de foco manualmente, de preferência um terço em direção ao centro do enquadramento.

5. Suavize a luz

Em seguida, coloque um filtro de densidade neutra na sua lente da câmera para bloquear pontos de luz. Depois de colocar o filtro, você vai precisar diminuir a velocidade do obturador até que o indicador de nível de exposição fique alinhado a zero na escala de exposição.

fotografias de arquitetura

6. Cheque a velocidade

Faça uma fotografia de teste e cheque o histograma para ter certeza de que nenhum dos destaques estão estourados. Se estiverem, você vai precisar aumentar a velocidade do obturador. Se a sua fotografia ficar muito escura, você vai precisar diminuir essa velocidade.

7. Fotografias de arquitetura monocromáticas

Para deixar as suas fotografias de arquitetura ainda mais impactantes, converta-as para preto e branco. Isso pode ser feito na própria câmera. Essas configurações podem ser usadas em algumas fotos e em outras não para você avaliar qual atinge o resultado mais agradável para você

Ao fim dessas dicas será difícil você não ter fotografias de arquitetura impactantes e chamativas. Além de segui-las, é muito importante experimentar, tanto em configurações de Câmera DSLR, quanto em diferentes tipos de estruturas arquitetônicas.


Mariana Paschoal

Jornalista formada pela Universidade Estadual de Londrina, tem experiências em diversas áreas da comunicação, como radiojornalismo, webjornalismo, assessoria de imprensa e fotojornalismo.


Artigos relacionados