O outono ainda fica no hemisfério sul por alguns dias e precisamos aproveitar todas as oportunidades visuais que essa estação nos dá. Arriscamos dizer que o outono é a estação com as melhores cores para a fotografia. E por que não fotografar o outono? Se você ainda não tentou passar as cores e cenas da estação para a sua câmera, a hora e agora. Confira algumas dicas para fazer isso da melhor maneira.
Os melhores horários para fotografar o outono
Quem nunca ouviu falar que “Deus ajuda quem cedo madruga”? Pois esse ditado também serve para fotografar o outono.
Fotografe ao nascer e ao por do sol para a melhor luz e cor
As primeiras e últimas horas do sol durante o dia dão uma qualidade brilhante à luz que gera ótimas fotos. Há algo sobre a luz dourada e macia do nascer e do por do sol que faz com que seja muito difícil não se apaixonar. Os tons vermelhos e dourados que ela pode dar à cena são perfeitos para essa estação do ano.
Fotografe quando a sua sombra é maior que você
Isso geralmente acontece no fim da tarde. Quando a sua sombra fica maior do que você no chão, é porque a luz está perfeita para fotografar o outono – as cores da estação pedem condições especiais de iluminação.
Não evite os dias nublados
O outono pode ter muitos dias nublados. E eles não são motivos para você não sair e fotografar. Eles podem ser ótimos para uma sessão fotográfica porque o sol não vai estourar as cores da cena e as sombras vão ser mais suaves do que elas seriam em um dia ensolarado.
Dicas técnicas
Por trás de toda boa fotografia, há técnicas bem executadas. Por isso, confira algumas dessas dicas para fazer fotografias maravilhosas do outono:
Use um tripé
Os tripés ajudam muito, principalmente ao fotografar no amanhecer e no entardecer. Desligue o flash, coloque o ISO de 100 para minimizar qualquer ruído e comece a fotografar. Experimente usar uma velocidade de 1 a 3 segundos – elas fazem maravilhar ao destacar as folhagens e cores típicas do outono.
Polarize as lentes
Tem uma Câmera DSLR? Um filtro polarizador pode aumentar o contraste das suas fotografias do outono e fazer com que as suas cores fiquem mais ricas, a ponto em que elas ganhem um visual vintage, dos anos 50.
Se você não tem uma câmera dessas e só tem uma compacta à disposição, deixe as suas fotos levemente subexpostas para deixar a saturação das suas cores mais profundas e depois use um programa de edição de imagens para aumentar o contraste e brincar com as cores.
Brinque com as configurações de balanço de branco
Não tenha medo de tirar a sua câmera do modo manual e de brincar com as configurações dela. Aumente os números gradualmente e manualmente e vá testando os resultados das cores.
Tente o modo macro
Para um visual profissional de um close nas folhas do outono, use uma lente fotográfica e o modo macro. Aproxime-e do que você quer focar e pronto. Os tripés também são úteis ao fotografar o outono em modo macro. Com eles, você pode focar exatamente na folha, sem se preocupar em borrar a sua imagem.
O que fotografar?
Algumas estações não te dão muitas opções de elementos para serem encaixados dentro de um enquadramento fotográfico. Felizmente, fotografar o outono te dá algumas possibilidades.
Você pode se aproximar e retratar os mínimos detalhes das folhas, tão características da estação. Você pode se afastar e fazer uma imagem do ambiente, com suas cores quentes – que deixam qualquer fotografia linda, por sinal. Entre outras opções:
– A técnica do panning;
– Usar uma fonte de vento e fazer com que as folhas do outono voem;
– Fazer um retrato em meio às folhas;
– Fazer um time lapse de uma árvore trocando as folhas;
– Retratar as cores das frutas típicas do outono.