Dicas para fotografar o outono da melhor maneira

0 639

O outono ainda fica no hemisfério sul por alguns dias e precisamos aproveitar todas as oportunidades visuais que essa estação nos dá. Arriscamos dizer que o outono é a estação com as melhores cores para a fotografia. E por que não fotografar o outono? Se você ainda não tentou passar as cores e cenas da estação para a sua câmera, a hora e agora. Confira algumas dicas para fazer isso da melhor maneira.

Os melhores horários para fotografar o outono

Quem nunca ouviu falar que “Deus ajuda quem cedo madruga”? Pois esse ditado também serve para fotografar o outono.

Fotografe ao nascer e ao por do sol para a melhor luz e cor

As primeiras e últimas horas do sol durante o dia dão uma qualidade brilhante à luz que gera ótimas fotos. Há algo sobre a luz dourada e macia do nascer e do por do sol que faz com que seja muito difícil não se apaixonar. Os tons vermelhos e dourados que ela pode dar à cena são perfeitos para essa estação do ano.

Fotografe quando a sua sombra é maior que você

Isso geralmente acontece no fim da tarde. Quando a sua sombra fica maior do que você no chão, é porque a luz está perfeita para fotografar o outono – as cores da estação pedem condições especiais de iluminação.

Não evite os dias nublados

O outono pode ter muitos dias nublados. E eles não são motivos para você não sair e fotografar. Eles podem ser ótimos para uma sessão fotográfica porque o sol não vai estourar as cores da cena e as sombras vão ser mais suaves do que elas seriam em um dia ensolarado.

autumn-pictures-10

Dicas técnicas

Por trás de toda boa fotografia, há técnicas bem executadas. Por isso, confira algumas dessas dicas para fazer fotografias maravilhosas do outono:

Use um tripé

Os tripés ajudam muito, principalmente ao fotografar no amanhecer e no entardecer. Desligue o flash, coloque o ISO de 100 para minimizar qualquer ruído e comece a fotografar. Experimente usar uma velocidade de 1 a 3 segundos – elas fazem maravilhar ao destacar as folhagens e cores típicas do outono.

Polarize as lentes

Tem uma Câmera DSLR? Um filtro polarizador pode aumentar o contraste das suas fotografias do outono e fazer com que as suas cores fiquem mais ricas, a ponto em que elas ganhem um visual vintage, dos anos 50.
Se você não tem uma câmera dessas e só tem uma compacta à disposição, deixe as suas fotos levemente subexpostas para deixar a saturação das suas cores mais profundas e depois use um programa de edição de imagens para aumentar o contraste e brincar com as cores.

Brinque com as configurações de balanço de branco

Não tenha medo de tirar a sua câmera do modo manual e de brincar com as configurações dela. Aumente os números gradualmente e manualmente e vá testando os resultados das cores.

Tente o modo macro

Para um visual profissional de um close nas folhas do outono, use uma lente fotográfica e o modo macro. Aproxime-e do que você quer focar e pronto. Os tripés também são úteis ao fotografar o outono em modo macro. Com eles, você pode focar exatamente na folha, sem se preocupar em borrar a sua imagem.

fotografar o outono

O que fotografar?

Algumas estações não te dão muitas opções de elementos para serem encaixados dentro de um enquadramento fotográfico. Felizmente, fotografar o outono te dá algumas possibilidades.
Você pode se aproximar e retratar os mínimos detalhes das folhas, tão características da estação. Você pode se afastar e fazer uma imagem do ambiente, com suas cores quentes – que deixam qualquer fotografia linda, por sinal. Entre outras opções:
– A técnica do panning;
– Usar uma fonte de vento e fazer com que as folhas do outono voem;
– Fazer um retrato em meio às folhas;
– Fazer um time lapse de uma árvore trocando as folhas;
– Retratar as cores das frutas típicas do outono.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.