FILMES COM UMA ÓTIMA FOTOGRAFIA PARA VOCÊ ASSISTIR NAS FÉRIAS

0 442

Fãs de cinema adoram um filme com uma boa fotografia, certo?  Certíssimo. Por isso, fizemos uma lista sobre filmes com uma ótima fotografia para você assistir neste período de férias. Tem gente que ainda tem algumas dúvidas sobre o que é a fotografia no cinema, mas, a gente explica: fotografia, ou a cinematografia de um filme pode ser avaliada em vários aspectos, alguns deles, por exemplo, são as cores (no caso dos filmes preto e branco, os tons e o contraste), a luz escolhida pelo diretor de fotografia, como também, os movimentos de câmera.

São centenas de filmes que poderíamos citar por aqui, porém, separamos aqueles mais aclamados pela crítica especializada. É só um recorte para ajudar você a  lapidar mais o seu olhar fotográfico. Aqui vão os cinco selecionados:

1 – Beleza Americana

Beleza Americana -Filme com uma otima fotografia

Beleza Americana é um filme norte-americano produzido em 1999 e dirigido por Sam Mendes. A película narra a história de Lester Burnham, interpretado pelo ator Kevin Spacey, na pele de um homem que enfrenta a crise da meia idade ao se apaixonar por Angela, a melhor amiga de sua filha adolescente. A direção de fotografia ficou por conta de Conrad Hall, conhecido como um dos mais influentes cinematógrafos do mundo, ganhador de 3 prêmios Oscars. No filme, os contrastes são muito bem trabalhados e com muito uso da cor vermelha. A composição das cenas remete ao classicismo: equilíbrio, harmonia e rigor estético.

2 – O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain -  Filme com uma otima fotografia

Dirigido por Jean-Pierre Jeunet, esse filme de 2001 conta a história da jovem Amélie Poulain, uma inocente garota que deixa a casa da família para morar no bairro de Montmartre, em Paris. Sua meta de vida é realizar pequenos gestos para tornar as pessoas ao seu redor mais felizes, além de tentar encontrar o grande amor de sua vida. A fotografia assinada por Bruno DelBonnel, usa a sobreposição das cores vermelha e verde, além de várias referências às obras do pintor pós-impressionista, Vicent Van Gogh.

3 – A Lista de Schindler

A Lista de Schindler - Filme com uma otima fotografia

Filme norte-americano de 1993 e dirigido por ninguém menos que Steven Spielberg, conta a história real de Oskar Schindler, um empresário alemão que salvou a vida de mais de mil judeus durante o Holocausto. Todo o filme foi filmado em preto e branco no estilo documentário, evocando o estilo expressionista alemão. A direção de fotografia ficou por conta de Janusz Kamiński. A ideia do preto e branco era criar um efeito atemporal durante o filme, de modo que o espectador não saiba quando foi filmado.

4 – O Poderoso Chefão

O Poderoso Chefao - Filme com uma otima fotografia

Não poderíamos listar os filmes com ótima fotografia sem falar dessa trilogia icônica dirigida por Francis Ford Coppola, baseada no livro homônimo do escritor Mario Puzo. Resumidamente, os filmes narram a história da ascensão à queda de uma família italiana de mafiosos, os Corleone, que vivem nos Estados Unidos. Sobre a fotografia, o segundo e o terceiro filme da trilogia se destacam, visto que são assinados por Gordon Willis, um dos mais aclamados diretores de fotografia de Hollywood. O filme chama atenção por um item básico feito com uma enorme maestria: as tomadas são feitas com pouquíssima luz, dando um ar intimista e misterioso nas cenas.

5 – Na Natureza Selvagem

Na Natureza Selvagem - Filme com uma otima fotografia

O filme de 2007 dirigido por Sean Penn é uma adaptação do livro de mesmo nome escrito pelo jornalista e escritor Jon Krakauer. O livro conta a história verídica de Christopher McCandless, um recém-graduado americano que deixou de manter contato com os pais, doou todo o seu dinheiro, adotou o nome de “Alexander Supertramp” e começou a viajar no seu carro em busca de (como o título diz) uma vida selvagem. Éric Gautier assina a direção de fotografia desse belíssimo filme, rico em planos abertos de paisagens naturais de tirar o fôlego.

Essa é a nossa lista com filmes com uma ótima fotografia. É claro que existem inúmeras películas com uma fotografia belíssima, não apenas esses. Mesmo assim, esperamos que gostem dos filmes e apreciem o trabalho primoroso dos diretores de fotografia aqui citados.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.