As 13 melhores dicas sobre fotos de fazendas que você precisa conhecer !

1 1.327

Fotografia ao ar livre são paixões que seguem a maioria dos fotógrafos durante a maior parte de suas vidas. Se você é um daqueles fanáticos que tenta tirar fotos durante a maior parte de seu tempo, sabe exatamente do que estou falando.

Fotos de fazendas e ranchos emprestam tantas oportunidades fotogênicas colocando este assunto no topo dos favoritos para fotografar. A representação dos processos diários, máquinas, um plantio de trigo, o nascimento de um bezerro, plantação de milho doce, pastorear uma vaca solitária, a colheita da soja e, em geral, honram um legado.

Para muitos de nós, viagens para a fazenda pode soar distantes. Mas, alguém que é extremamente apaixonado por longas caminhadas no campo vai frequentemente atrás da terra que oferece uma riqueza de oportunidades fotográficas. Assim, com uma enorme quantidade de temas para cobrir, aqui estão algumas dicas sobre como aproveitar ao máximo a sua próxima viagem ao campo para fazer fotos de fazendas.

1.   Introdução
fotos de fazendas introdução

As fotos de fazendas não são tão comuns entre os fotógrafos, talvez, porque se trate de um destino não muito invejado ou escolhido pela maioria dos profissionais de fotografia. Entretanto, devido à natureza de uma fazenda, você pode envolver-se com uma vasta gama de assuntos fotográficos, como paisagens, animais, arquitetura, o velho, comida, e produção.

A melhor parte das fotos de fazenda, é que você não precisa de nenhum equipamento específico para obter ótimas imagens, à diversidade de assuntos neste estilo fotográfico torna a sua câmera, por mais simples que possa ser, a melhor ferramenta que precisa para conseguir fotos de fazendas deslumbrantes.

Embora popular, a câmera DSLR não é necessariamente a melhor ferramenta para conseguir fotos de fazendas. Enquanto você pode produzir fotos fantásticas, elas tendem a ser volumosas e, portanto, inconveniente para carregar em torno do trator. Para não mencionar a poeira e detritos que podem afetar o seu equipamento.

Na minha experiência, você tem que ser realista em vez de ser atraído para a perfeição através da lente de uma DSLR. Eu acho que você também vai achar que uma câmera funcional irá capturar fotos de fazendas tão bem como uma câmera super potente.

Contudo, quanto mais profissionais forem os seus equipamentos fotográficos, você vai ser capaz de ter maior controle e ajustar as configurações de acordo com a sua necessidade. Para qualquer fotógrafo, uma boa câmera profissional, algumas lentes, filtros, tripé, flash e assim por diante desempenham um papel importante em seu trabalho diário.

2.   Pense fora da câmera
fotos de fazendas fora da câmera

Experimente com diferentes ângulos e aspectos. Tente deitado no chão para capturar uma fileira de milho, um mundo totalmente novo pode ser conseguido em suas fotos de fazendas com essas técnicas.

Procure fotografar em cima de seu cavalo quando pastoreando vacas ou dê uma visão diagonal para uma planta de algodão. Não tenha medo de tentar uma nova perspectiva, suas fotos terão mais dimensão, tornando a foto mais interessante para os seus espectadores.

3.   Aonde ir?
fotos de fazendas aonde

Existem algumas coisas que você precisa considerar antes de tomar a sua viagem para o campo em busca de suas primeiras fotos de fazendas. Em primeiro lugar, o que é uma fazenda efetivamente? Uma fazenda não precisa ser caracterizada por milhares de hectares de terras e uma diversidade incrível de vida selvagem, não precisa ser um parque florestal para lhe render excelentes imagens. Uma pequena chácara no interior de sua cidade já é suficiente para retratar a vida no campo.

Além disso, utilizar dessas oportunidades locais pode lhe poupar uma infinidade de tempo na pesquisa, além de ser muito mais fácil de obter a permissão do proprietário para fazer fotos de fazendas já que ele o conhece. Aliás, este será o tema para o nosso próximo tópico!

4.   Não ultrapasse!
fotos de fazendas não ultrapasse

O maior problema de precisar fazer fotos de fazendas é que se trata de uma propriedade particular e, ao contrário de fotografar a vida selvagem ao ar livre, você não pode simplesmente invadir o local e sair disparando o obturador de sua câmera.

Uma coisa que aprendemos com os filmes de Hollywood é que as pessoas do interior não suportam serem incomodadas e, a maioria delas, possui uma espingarda de dois canos para manter os intrusos longe de sua terra. Acredite você não quer ver esta arma voltada para você em nenhum momento.

Lembre-se que o campo não será apenas o foco de suas fotos de fazendas, mas trata-se do ganha-pão da maioria dessas famílias e, como tal, elas precisam protegê-lo. Sendo assim, mesmo que já tenha visitado o local em outra oportunidade, peça autorização para adentrar novamente e fazer as suas fotos de fazendas com mais tranquilidade.

Sua melhor opção é procurar on-line e na imprensa local por exploração agrícola e agricultura escolar, nesses dias as fazendas estão abertas, e se convida o público a entrar e ver os animais, particularmente durante a estação de parição. Está pode ser uma maneira livre de problemas para chegar perto dos animais sem restrição e conseguir as fotos de fazendas que você precisa.

5.   Qual a melhor época para fotos de fazendas?
fotos de fazendas época

Com isso em mente, você também vai querer considerar cuidadosamente a época do ano mais indicada para capturar as fotos de fazendas. A vida na fazenda está quase totalmente ditada pelas estações do ano, assim a atividade, animais e vida no campo vão variar muito de mês para mês.

Pense no que você quer capturar em suas fotos de fazendas, novos animais nascidos? Então, a temporada de parto é o melhor ponto, ela ocorre no início da primavera geralmente. Mas, se você tinha imaginado tirar fotos de plantações totalmente crescidas, o verão será a melhor época para compor suas fotos de fazendas.

Obviamente, não existem datas rígidas para essa atividade, mas tenho certeza que o agricultor terá o prazer de informá-lo do que está acontecendo em um momento específico do ano. No que diz respeito às estações, obviamente, você pode capturar um número de fotos de fazendas que caracterize cada uma delas.

6.   Os animais
fotos de fazendas animais

Trabalhar com animais nunca é fácil, especialmente, animais que estão habituados com a vida em campo e pouco acostumados a conviver com pessoas “estranhas” a sua volta. Em fotos de fazendas não é diferente, você tem que ser paciente, pois, ao contrário de um gato ou cachorro, estes animais não podem ser totalmente controlados por você, então, vai ter que trabalhar com os seus movimentos e reações em seu habitat natural.

Você vai precisar obter um bom ângulo, aguardar e quando finalmente aparecer a oportunidade capturar a cena sem pensar duas vezes, afinal, antes que você perceba, o animal virou-se e já poderá ser tarde demais!

Considere atentamente o que você quer focar. Se você está concentrando-se no rosto do animal, ele funciona bem para se concentrar nos olhos, mas quando vai para um tiro mais completo, você pode querer focar na pele detalhada ou casco.

Finalmente, lembre-se de manter a distância, não se impondo ao espaço dos animais, a melhor coisa a fazer é se manter pelo lado de fora da cerca e utilizar o zoom!

7.   Interação
fotos de fazendas interação

Quando você decidir visitar a fazenda, pode valer a pena pedir a seus filhos, amigos e familiares se eles querem vir junto também. Pode ser um dia divertido em família e ele vai te dar outro elemento para trabalhar com as fotos de fazendas, a interação entre as pessoas e os animais. Esta relação pode ser altamente proveitosa, já que você será capaz de capturar algumas grandes reações nos rostos de seus amigos e familiares.

Para a maioria das fotos de fazendas, eu recomendaria fotografar com a câmera em suas mãos, isso vai lhe dar mais flexibilidade quando se trata de obter um bom ângulo ao fotografar animais e pessoas juntas. Você pode precisar ajustar um baixo ângulo em relação ao nível do sujeito, segurar sua câmera digital na mão garante que você consiga manobra-la facilmente.

Se você é um fotógrafo documental, também vale a pena pedir aos agricultores ou trabalhadores agrícolas se você pode fotografá-los em seu local de trabalho, trazendo assim um contexto mais jornalístico para as suas fotos de fazendas.

8.   Fotos de paisagens
fotos de fazendas paisagem

Tal como acontece com todas as fotografias de paisagens, há uma série de orientações para ajudá-lo a dar mais impacto neste tipo de imagem nas fotos de fazendas. Tente encontrar um ponto de vista interessante, e use a regra dos terços para distinguir o ponto focal perfeito para o seu tiro. Pode ser, por exemplo, um edifício, uma árvore ou um rio. Certifique-se de que você tem um motivo em primeiro plano, mesmo que seja apenas uma pedra, pois isso irá adicionar uma sensação de profundidade para as fotos de fazendas.

Pense sobre as linhas dentro da imagem, quer sejam horizontais ou verticais, e observando onde as linhas se encontram e cruzam entre si. Também é importante pensar sobre a luz e considerar se este elemento é susceptível de alterar, melhorar ou prejudicar suas fotos de fazendas.

Seja paciente, principalmente, se você está caminhando no início da noite, quando a luz rasa do sol pode realmente trazer fotos de fazendas de incríveis. Experimente uma grande profundidade de campo, algo como f-16 seria ideal, de modo que toda a sua foto permaneça em foco. Se você puder, fixe a sua câmera sobre um tripé e utilize um obturador remoto para você conseguir fotos de fazendas mais estáveis.

9.   As colheitas e produção
fotos de fazendas colheita

Se você está procurando tirar fotos da paisagem, vale a pena considerar que as plantações serão maiores em determinadas épocas do ano e se você deseja incorporá-las em suas fotos de fazendas, precisa entender quando isso acontece de fato.

Você pode trabalhar com plantações padrões, tais como trigo e cevada, mas não se esqueça de que dependendo de onde você esteja no mundo, há toda uma série de frutas, legumes e até flores cultivadas que são capazes de render fotos de fazendas deslumbrantes.

Ao trabalhar com plantações, tenha cuidado onde você anda e procure não perturbar qualquer das plantas, mas tente chegar o mais perto possível para fotos detalhadas, bem como capturar tiros de maior escala.

Também vale a pena perguntar ao agricultor se ele tem algum produto recém colhido, ou então, ir para um mercado de agricultores locais para obter alguns tiros da fruta e legume em exposição.

10.  Arquitetura agrícola
fotos de fazendas arquitetura

Arquitetura em uma fazenda pode variar de barracos abandonados em decomposição, casas de fazenda bonitas cobertas de trepadeiras, celeiros de produção industrial e assim por diante. Você nunca sabe o que vai encontrar nesse quesito para suas fotos de fazendas, por isso, vá preparado.

Os edifícios mais antigos tendem a ter muito mais caráter e recursos para trabalhar e são ótimos para destacar características para exibir a idade das construções. Com as estruturas industriais mais recentes, pode valer a pena tentar capturar uma sensação clínica mais ousada com fortes tiros de composição, especialmente se não há realmente nenhum recurso para trabalhar.

11. Você nunca sabe o que você verá!
fotos de fazendas encontrar

Por mais experiência que você tenha com fotos de fazendas, a qualquer momento pode se surpreender com a grande variedade de coisas que você encontra neste tipo de fotografia. Aproveite o seu tempo livre, se o tiver, para explorar a fazenda antes de começar a fotografar de fato. Algumas vezes pode haver algo interessante esperando por você em torno de um celeiro velho, ou escondido em alguma parte da fazenda.

Objetos como máquinas antigas, alojamento dos animais, estoques de madeira, ferramentas e fianças são totalmente aplicáveis para fotos de fazendas inacreditáveis. Apenas tenha cuidado se você encontrar edifícios ou máquinas antigas, ambos tendem a ser bastante perigosos e você não quer tornar uma sessão de fotos de fazendas em um acidente dramático!

12.  Pratique
fotos de fazendas prática

Algumas pessoas têm um bom olho naturalmente, outras têm que trabalhar para isso, mas seu olho vai melhorar e a prática torna tudo perfeito. Isto significa tomar um monte de fotos de fazendas, o que não é um problema na era digital porque você não corre o risco de desperdiçar filme. Além disso, olhe para o trabalho de outras pessoas.

Uma vez que você tem uma imagem que você está orgulhoso, você vai inevitavelmente ver o que é melhor e que vai levá-lo adiante. Espere ficar um pouco obsessivo sobre a qualidade de suas fotos de fazendas, isso é normal.

13.  Seja positivo
fotos de fazendas positivo

Todos nós já perdemos grandes tiros ou vimos alguém capturá-los antes do que nós, mas não devemos ficar desanimados por conta disso.

Às vezes, temos a câmera na configuração errada, mas aprenda com seus erros. Construa a sua confiança através da experimentação com as configurações de sua câmera, mas não há nada de errado em manter seu conjunto de câmera no automático.

Não se deixe ficar frustrado por uma bateria descarregada, qualquer um pode enfrentar o mesmo problema, por isso, verifique se você tem uma bateria de câmera extra com você e que está totalmente carregada.

Esperamos que este artigo tenha sido útil e lhe dê um guia sobre como aproveitar ao máximo o que você encontra em sua próxima visita a uma fazenda, então, agora é hora de chegar lá e explorar! Cada fazenda é diferente e você nunca sabe o que vai encontrar, por isso, registre o máximo que puder em suas fotos de fazendas.

Aproveite ao máximo o que está lá, passe um tempo trabalhando com a enorme variedade de assuntos e, em seguida, alguns meses depois, volte novamente e desfrute de tudo isso em uma época diferente do ano.

Não só você vai sair com algumas fotos de fazendas grandes, mas você pode muito bem ter uma maior valorização da vida na fazenda e todo o trabalho duro de criar o produto que vê todos dos dias no seu prato! Agora, deixe o seu comentário sobre este artigo abaixo.

você pode gostar também
1 comentário
  1. Fernando Diz

    Muito obrigado pela informação. Eu encontrei um curso barato, que ensina o básico da fotografia, queria compartilhar com vocês, obrigado
    Aqui: https://bit.ly/Curso-basico-de-fotografia

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.