Home»Equipamentos de Foto e Vídeo»Lente Yongnuo YN 100mm F/2 – Review

Lente Yongnuo YN 100mm F/2 – Review

eMania https://blog.emania.com.br/content/uploads/2015/05/logotipo.png
eMania
5
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

A Lente Yongnuo YN 100MM F/2 para Câmeras Canon EF e Nikon F é a terceira objetiva para o mount Canon EF e Nikon F, apresentada pela marca Yongnuo, ao final de 2016. Mais conhecida pelas cabeças de flash, disparadores de rádio flash e iluminadores LED de baixo custo, a fabricante tem se aventurado também no mercado de objetivas para máquina fotográfica, oferecendo uma tímida linha para Canon e Nikon, mas com preços extremamente atraentes; bem-vindos ao kit de todos os tipos de fotógrafos. Assim como conhecemos nas Lentes Yongnuo 35mm f/2 e Lentes Yongnuo 50mm f/1.8, a Yongnuo se baseia no mesmo design e fórmula óptica das marcas principais, para economizar no desenvolvimento dos produtos, e então produzir peças mais baratas. A vítima agora é a EF 100mm f/2 USM de 1991, uma curto-telephoto própria para fotografar ação indoor, dada a distância focal longa e a grande abertura; mais longa que a 85mm f/1.8. Ficam os mesmos 8 elementos em 6 grupos do projeto óptico, mas vão embora o motor de foco USM e 2/3 do preço. Será que a 100mm f/2 vale um lugar no kit.

Lente Yongnuo YN 100MM F/2 para Canon EF e Nikon F

Em 7.6 x 8.3cm de 390g de plásticos, metal e vidros, a primeira coisa que notamos na Lente Yongnuo YN 100MM F/2 para Canon EF e Nikon F é exatamente o design idêntico à Lente Canon EF 100mm f/2 USM; inclusive com a mesma escola de design da original de 1991, apesar do lançamento no final de 2016. Com um tubo sólido plástico do lado de dentro e operação totalmente interna de foco, a construção da Lente Yongnuo YN100mm F2 na verdade surpreende pela robustez, sem os tubos que se movimentam, balançam e desalinham das outras objetivas da marca; um problema grave nas Lente Yongnuo 35mm f/2 e Lente Yongnuo 50mm f/1.8 que operam o foco com duas câmeras independentes (uma dentro, com as lentes, e uma fora, estrutural). Com o desalinhamento era impossível tirar uma foto realmente nítida com aqueles modelos, mas isto não acontece com a Lente Yongnuo YN 100MM F/2 para Nikon F e Canon EF : sem a economia (pelo menos) estrutural no projeto, esta Yongnuo é virtualmente o mesmo produto da Canon, mas custa 1/3 do preço.

Lente Yongnuo YN 100MM F/2 para Canon EF e Nikon F

Nas mãos a ergonomia é curiosa porque a Lente Yongnuo YN 100MM F/2 para Canon EF e Nikon F é a última especificação “compacta”, antes de entrarmos nas distâncias “telephoto” mais longas. O que ela tem de curto ela tem de fácil de usar, bacana para carregar o dia todo com você. A “pegada” é direta e precisa, com os dedos sempre ao alcance do anel de foco manual, mais alta que o restante do tubo externo; o design “em degraus” típico da Canon dos anos 90. Do lado esquerdo uma chave de seleção AF/MF escolhe entre a operação do anel de foco manual ou do motor micro-DC interno, uma vez que o sistema não suporta o “full time manual”; sempre que você quiser usar o anel, você precisa lembrar de engatá-lo ao grupo de foco. O curioso é que o anel está invertido em relação às peças internas, e o movimento é oposto ao da Canon: um giro anti-horário no anel produz um movimento horário do lado de dentro, em direção ao foco mínimo; e um movimento horário do lado de fora produz um movimento anti-horário dentro, para o foco no infinito; confuso de usar. É no mínimo cômico ver a janela de distância mexendo para o lado “errado” do anel, e tem uma curva de aprendizado leve, feita ainda mais importante por causa da operação duvidosa do foco automático.

Lente Yongnuo YN 100MM F/2 para Canon EF e Nikon F

Com a Câmera Canon EOS T7i, o foco pelo viewfinder funciona (com eventual front-back focus), mas o Live View por Dual Pixel, que trabalha por detecção phase, funciona perfeitamente! Aliás, nem é “perfeitamente”: é absolutamente preciso e rápido, como nenhuma das outras câmeras testadas. Você aponta a câmera para o sujeito e aperta o botão para focar, e a objetiva “pula” para o ponto certo, sem “buscar” para frente ou para trás, inclusive sob pouca luz. Apesar da Canon T7i não oferecer um modo SERVO durante o Live View por Dual Pixel (como as Câmeras Canon 80D 5D Mark IV), pelo menos dá para usá-la com segurança nas fotos do dia-a-dia. Então é no mínimo curioso como a Lente Yongnuo YN 100MM F/2 para Canon EF e Nikon F funciona nas câmeras EOS e Câmeras Nikon F.

Lente Yongnuo YN 100MM F/2 para Canon EF e Nikon F É Uma Lente essencialmente destinada para Fotógrafos que queiram com uma Distância Focal mais longa e uma boa relação. No entanto não é uma lente para fotografar todos os motivos, fazendo com que tenha uma distância focal demasiado longa para a maioria dos temas fotografados, especialmente se usar uma câmera APS-C.

Lente Yongnuo YN 100MM F/2 para Canon EF e Nikon F
Distância Focal
Distancia focal de 100mm e uma abertura máxima grande, trata- se de uma lente relativamente compacta. A distância focal de 100mm permite manter uma distância de trabalho confortável em relação aos motivos fotografados, ajudando ainda a comprimir mais perspectiva, sendo possível obter imagens nítidas em toda a gama de aberturas, como iremos demonstrar. A distância focal de 100mm, que é igual a 160mm na câmera APS-C, permitirá criar um efeito de perspectiva espacial concentrado.

Abertura
Com uma grande abertura máxima de f/2 permite uma excelente velocidade para fotografar em condições de pouca luz, por norma sem necessidade de flash. Ao fotografar com aberturas tão grandes como f/2 vai fazer com que o fundo fique desfocado fazendo sobressair o motivo.

Lente Yongnuo YN 100MM F/2 para Canon EF e Nikon F

Bokeh
Um diafragma de abertura bem construído com 9 lâminas quase circular proporciona uma aparência suave e mais uniforme ás regiões desfocadas. Os objetos bem defidos e nítidos num primeiro plano destacam-se contra a desfocagem suave (bokeh) do fundo.

Focagem
A Lente Yongnuo YN 100MM F/2 para Canon EF e Nikon F não dispõe de um motor ultrassônico que equipava a da versão Canon, no entanto proporciona uma focagem automática suficientemente rápida, tendo demonstrado elevada precisão no ponto de focagem, sem o ultrapassar. O controle manual está sempre disponível, bastando o ligar no botão que se encontra no corpo da lente. Note que está lente não é estabilizada, mas também a da Canon não é. a distância focal mínima são 90cms. Algo curioso que que quando se roda o anel de foco o indicador roda no sentido inverso.

Qualidade de construção

A lente é construída em metal físico e plástico de boa qualidade, o diâmetro do filtro é de 58mm.
Os revestimentos aplicados no elemento frontal da câmera são de boa qualidade assegurando um equilíbrio de cores bonitas e um bom contraste. Também reduzem o brilho e o efeito fantasma. O encaixe é de metal de excelente durabilidade adaptando uma baioneta de metal para evitar o desgaste e resistência à corrosão para uso intensivo e durável. Para além disso e a semelhança de 85mm a yongnuo construiu esta lente com contactos de metal revestidos a ouro, melhorando as ligações ao corpo da câmera e resistência a corrosão. É importante notar que a lente não é selada contra elementos da natureza.

Lente Yongnuo YN 100MM F/2 para Canon EF e Nikon F
Suporta vários modos de disparo, e a abertura e os dados podem ser exibidos nas informações EXIF.

Esta lente tem presente um indicador de alcance da focagem que se torna conveniente para poder observar a distância do objeto e o tamanho da profundidade de campo.

Conclusão
A Lente Yongnuo YN 100MM F/2 para Canon EF e Nikon F é nem mais nem menos que a lente Canon EF 100mm f/2 USM, com uma qualidade de construção muito semelhante e um motor de foco de boa qualidade assegurando um equilíbrio de cores bonitas e um bom contraste.

Características:

  • Diafragma: f/2 – f/22
  • Número de Lâminas: 9
  • Tipo de Foco: Autofoco e Manual
  • Distância Focal: 100mm
  • Tamanho da Lente: 76.6 x 122mm
  • Full frame: Sim
  • Modelo: YN100mm F2.0 C
  • Tamanho do Filtro: 58mm
  • Compatibilidade: Canon
  • Peso: 400–500g

Comente

Post anterior

Estabilizador Eletrônico Crane 2 de 3 Eixos Para Câmeras Profissionais - Review

Próximo post

Fotos feitas em trens e metrôs de São Paulo como você jamais imaginou

O Autor

Nizar Escandar

Nizar Escandar

Editor Chefe do Blog eMania