Início » Os segredos e a magia da Fotografia Noturna
Dicas de Fotografia

Os segredos e a magia da Fotografia Noturna

Para você que sempre se perguntou o que a palavra fotografia quer dizer a resposta é essa: grafia com luz. A origem da palavra é grega e quer dizer nada ...

Dicas de Fotografia

Os segredos e a magia da Fotografia Noturna

Para você que sempre se perguntou o que a palavra fotografia quer dizer a resposta é essa: grafia com luz. A origem da palavra é grega e quer dizer nada ...

Para você que sempre se perguntou o que a palavra fotografia quer dizer a resposta é essa: grafia com luz. A origem da palavra é grega e quer dizer nada mais, nada menos que escrever, desenhar, se expressar através da luz.
Mas daí nós nos perguntamos como é possível fazer imagens de cenas que não são iluminadas? Inclusive há fotos noturnas encantadoras e completamente profissionais que conseguem ser retratadas sem uma iluminação apropriada. Será essa a magia dessas fotos curiosas? Qual é o segredo da fotografia noturna?

Cuidados de segurança na hora de fazer uma Fotografia Noturna

Antes de preparar o seu equipamento fotográfico e o material que vai utilizar, é importante lembrar que durante a noite, justamente pela falta de luz, alguns lugares podem se tornar mais perigosos do que são durante o dia. Para a sua tranquilidade e integridade, sempre vá à busca de imagens noturnas acompanhado, de preferência por um grupo maior de pessoas. Isso vai te proteger e proteger o seu equipamento.

Tente e erre

Fotografar à noite não é uma tarefa simples, principalmente porque o uso do flash da câmera é proibido. Caso contrário ele vai tirar toda a magia das luzes da cidade.
Para fazer esse tipo de foto você não vai poder confiar somente nas luzes dos prédios, postes e carros. O conjunto desses pontos iluminados não forma uma boa imagem necessariamente. Você vai precisar pensar na composição da foto como um todo para torná-la bela.
Outro aspecto que você precisa cuidar com atenção é o tempo de exposição da sua câmera. Ele vai determinas se sua imagem vai ser utilizável, ou não. Ajustar o tempo de exposição em uma câmera manual é fácil, mas uma foto noturna não precisa necessariamente ser feita por equipamentos profissionais. Se você tem uma compacta em mãos, não se preocupe. O processo vai ser mais complicado, mas não impossível.

Composição

Antes de disparar a câmera, pense em como você quer que sua fotografia noturna saia e só assim avalie o enquadramento e a composição.
Quando a cena possui contrastes muito altos de iluminação, como luzes muito fortes nos postes de rua em relação à escuridão da noite, tente tirar essas lâmpadas de dentro da imagem que você vai registrar. Só assim você vai tirar a atenção da luz exagerada e dar destaque a outros elementos do cenário.
Se tiver outdoors e letreiros luminosos fracos, ou distantes, incorporem-nos em sua cena. As formas e cores dessas propagandas podem dar um visual ainda mais interessante para a sua fotografia noturna – mas lembre-se: nada de luzes muito fortes.

ParisBallys

Descobrindo sua câmera

Tão importante quando o enquadramento que você vai dar à sua imagem é conhecer como funciona seu equipamento fotógrafo em situações críticas de iluminação, como a noite. Por isso é importante fotografar e errar várias vezes até você perceber como manuseá-la, como ajustar as funções e como você quer que sua foto saia. É só fazendo fotos ruins que você vai conseguir um resultado adequado.
Não fique frustrado se na sua primeira saída fotográfica à noite nenhuma foto ficou boa. A maioria dos fotógrafos faz imagens e reconhecem o lugar antes de fazer o ensaio definitivo. Aproveite esse tempo de aprendizado para testar configurações, modos de disparo e também a sua agilidade no manuseio dos equipamentos.

O que fotografar no escuro

Se você pensa que fotografar à noite é uma atividade limitada, engana-se. Os temas que podem ser retratados no escuro são tão variados quanto os retratos à luz do sol. Eles podem ser retratos, paisagens, detalhes da rua, o céu noturno … O mais interessante é que durante a noite, você pode fotografar cenas que as pessoas não estão acostumadas a ver, ou a prestar atenção, e isso pode deixar sua foto ainda mais interessante.

A luz da noite

Quando você vai fazer fotos durante o dia se preocupa com a posição do sol, não é mesmo? À noite é a mesma coisa e você devia se preocupar da mesma maneira com a posição da lua. Mesmo a intensidade de luz do astro noturno ser bem menor que a intensidade de luz solar, ele continua sendo uma fonte de iluminação e pode causar sombras. Quanto mais alta estiver a lua no céu, mais duras, marcadas, curtas e bem definidas serão as sombras.
Outra dica é para quando você quiser que a lua apareça maior na sua imagem: quanto mais próxima ela estiver de construções, maior ela vai parecer em relação a eles na imagem.

7mai2012---lua-cheia-aparece-no-horizonte-de-manhattan-nova-york-1336361082813_956x500

A fase lunar também influencia a fotografia noturna. Durante a lua cheia, a intensidade de reflexão é maior que nas outras fases, e na lua nova essa intensidade não existe.
A lua e o tempo de exposição também estão diretamente ligados. Quando o obturador fica aberto por mais de dois minutos, por exemplo, a lua pode aparecer deformada, porque é esse o tempo que ela leva para percorrer o próprio diâmetro no céu. Por isso, se você quer que a lua apareça na sua imagem, fique atento a esse fator.
A influência das estrelas e de outros planetas não é tão grande na iluminação de uma fotografia, mas as estrelas podem gerar um efeito incrível em uma imagem noturna também.

Assim como a lua, as estrelas também se movimentam – na verdade, a Terra se movimenta – e a longa exposição pode mostrar isso.

Longa exposição

O modo de longa exposição é obrigatório na fotografia noturna, já que a imagem no escuro dificilmente é feita com menos de 15 segundos. Isso faz com que as imagens tiradas com ausência de luz tenham características diferentes.

  • Objetos em movimento vão aparecer borrados: carros e elementos iluminados que estão em movimento na hora do disparo vão aparecer na imagem final como um borrão, ou traços de luz.
  • As cores do ambiente vão ser representadas de maneira diferente das cores registradas à luz do dia. Isso acontece porque o sensor da sua câmera digital vai receber pequenas quantidades de luz durante o longo período que o obturador estiver aberto até que ele se feche e forme a imagem
  • Imagens feitas à noite vão ter uma saturação muito forte, com cores mais vivas.

Mariana Paschoal

Jornalista formada pela Universidade Estadual de Londrina, tem experiências em diversas áreas da comunicação, como radiojornalismo, webjornalismo, assessoria de imprensa e fotojornalismo.


Artigos relacionados