Os segredos e a magia da Fotografia Noturna

0 626

Para você que sempre se perguntou o que a palavra fotografia quer dizer a resposta é essa: grafia com luz. A origem da palavra é grega e quer dizer nada mais, nada menos que escrever, desenhar, se expressar através da luz.
Mas daí nós nos perguntamos como é possível fazer imagens de cenas que não são iluminadas? Inclusive há fotos noturnas encantadoras e completamente profissionais que conseguem ser retratadas sem uma iluminação apropriada. Será essa a magia dessas fotos curiosas? Qual é o segredo da fotografia noturna?

Cuidados de segurança na hora de fazer uma Fotografia Noturna

Antes de preparar o seu equipamento fotográfico e o material que vai utilizar, é importante lembrar que durante a noite, justamente pela falta de luz, alguns lugares podem se tornar mais perigosos do que são durante o dia. Para a sua tranquilidade e integridade, sempre vá à busca de imagens noturnas acompanhado, de preferência por um grupo maior de pessoas. Isso vai te proteger e proteger o seu equipamento.

Tente e erre

Fotografar à noite não é uma tarefa simples, principalmente porque o uso do flash da câmera é proibido. Caso contrário ele vai tirar toda a magia das luzes da cidade.
Para fazer esse tipo de foto você não vai poder confiar somente nas luzes dos prédios, postes e carros. O conjunto desses pontos iluminados não forma uma boa imagem necessariamente. Você vai precisar pensar na composição da foto como um todo para torná-la bela.
Outro aspecto que você precisa cuidar com atenção é o tempo de exposição da sua câmera. Ele vai determinas se sua imagem vai ser utilizável, ou não. Ajustar o tempo de exposição em uma câmera manual é fácil, mas uma foto noturna não precisa necessariamente ser feita por equipamentos profissionais. Se você tem uma compacta em mãos, não se preocupe. O processo vai ser mais complicado, mas não impossível.

Composição

Antes de disparar a câmera, pense em como você quer que sua fotografia noturna saia e só assim avalie o enquadramento e a composição.
Quando a cena possui contrastes muito altos de iluminação, como luzes muito fortes nos postes de rua em relação à escuridão da noite, tente tirar essas lâmpadas de dentro da imagem que você vai registrar. Só assim você vai tirar a atenção da luz exagerada e dar destaque a outros elementos do cenário.
Se tiver outdoors e letreiros luminosos fracos, ou distantes, incorporem-nos em sua cena. As formas e cores dessas propagandas podem dar um visual ainda mais interessante para a sua fotografia noturna – mas lembre-se: nada de luzes muito fortes.

ParisBallys

Descobrindo sua câmera

Tão importante quando o enquadramento que você vai dar à sua imagem é conhecer como funciona seu equipamento fotógrafo em situações críticas de iluminação, como a noite. Por isso é importante fotografar e errar várias vezes até você perceber como manuseá-la, como ajustar as funções e como você quer que sua foto saia. É só fazendo fotos ruins que você vai conseguir um resultado adequado.
Não fique frustrado se na sua primeira saída fotográfica à noite nenhuma foto ficou boa. A maioria dos fotógrafos faz imagens e reconhecem o lugar antes de fazer o ensaio definitivo. Aproveite esse tempo de aprendizado para testar configurações, modos de disparo e também a sua agilidade no manuseio dos equipamentos.

O que fotografar no escuro

Se você pensa que fotografar à noite é uma atividade limitada, engana-se. Os temas que podem ser retratados no escuro são tão variados quanto os retratos à luz do sol. Eles podem ser retratos, paisagens, detalhes da rua, o céu noturno … O mais interessante é que durante a noite, você pode fotografar cenas que as pessoas não estão acostumadas a ver, ou a prestar atenção, e isso pode deixar sua foto ainda mais interessante.

A luz da noite

Quando você vai fazer fotos durante o dia se preocupa com a posição do sol, não é mesmo? À noite é a mesma coisa e você devia se preocupar da mesma maneira com a posição da lua. Mesmo a intensidade de luz do astro noturno ser bem menor que a intensidade de luz solar, ele continua sendo uma fonte de iluminação e pode causar sombras. Quanto mais alta estiver a lua no céu, mais duras, marcadas, curtas e bem definidas serão as sombras.
Outra dica é para quando você quiser que a lua apareça maior na sua imagem: quanto mais próxima ela estiver de construções, maior ela vai parecer em relação a eles na imagem.

7mai2012---lua-cheia-aparece-no-horizonte-de-manhattan-nova-york-1336361082813_956x500

A fase lunar também influencia a fotografia noturna. Durante a lua cheia, a intensidade de reflexão é maior que nas outras fases, e na lua nova essa intensidade não existe.
A lua e o tempo de exposição também estão diretamente ligados. Quando o obturador fica aberto por mais de dois minutos, por exemplo, a lua pode aparecer deformada, porque é esse o tempo que ela leva para percorrer o próprio diâmetro no céu. Por isso, se você quer que a lua apareça na sua imagem, fique atento a esse fator.
A influência das estrelas e de outros planetas não é tão grande na iluminação de uma fotografia, mas as estrelas podem gerar um efeito incrível em uma imagem noturna também.

Assim como a lua, as estrelas também se movimentam – na verdade, a Terra se movimenta – e a longa exposição pode mostrar isso.

Longa exposição

O modo de longa exposição é obrigatório na fotografia noturna, já que a imagem no escuro dificilmente é feita com menos de 15 segundos. Isso faz com que as imagens tiradas com ausência de luz tenham características diferentes.

  • Objetos em movimento vão aparecer borrados: carros e elementos iluminados que estão em movimento na hora do disparo vão aparecer na imagem final como um borrão, ou traços de luz.
  • As cores do ambiente vão ser representadas de maneira diferente das cores registradas à luz do dia. Isso acontece porque o sensor da sua câmera digital vai receber pequenas quantidades de luz durante o longo período que o obturador estiver aberto até que ele se feche e forme a imagem
  • Imagens feitas à noite vão ter uma saturação muito forte, com cores mais vivas.
você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.