OS MELHORES FILMES SOBRE FOTOGRAFIA: BLOW-UP – DEPOIS DAQUELE BEIJO

0 633

Friozinho aparecendo e não há nada melhor do que chegar em casa do trabalho ou esperar o final de semana para ver um bom filme debaixo das cobertas, certo? Pensando nisso, estamos fazendo um especial dos melhores filmes sobre fotografia já lançados. Hoje, no último artigo da série, falaremos um pouco sobre o filme, Blow-up – Depois Daquele Beijo, uma coprodução entre Itália e Reino Unido, com direção assinada pelo aclamado diretor italiano Michelangelo Antonioni.

Blow-up – Depois Daquele Beijo, filme de Michelangelo Antonioni, narra à história de um fotógrafo de moda londrino chamado Thomas (David Hemmings), que após passar a noite fazendo fotografias para um livro de arte, volta para o seu estúdio atrasado pra uma sessão de fotos com a modelo Veruschka (em seu próprio papel).

No caminho, ele passa por um parque da cidade e fotografa um casal. A mulher das fotos, Jane (Vanessa Redgrave), furiosa de ser fotografada, segue o fotógrafo até seu estúdio e exige os negativos. Curioso com a atitude, ao fazer seguidas ampliações (blowups) de suas fotos –  apesar da grande granulação provocada nas imagens em preto e branco – descobre o que acredita ser um corpo e uma mão apontando uma arma entre os arbustos do parque.

Desse modo, a trama passa a desenrolar-se: será que Thomas descobriu um assassinato, ou os grãos originários da ampliação o levaram ver o que na realidade não existe? Essas perguntas pairam sobre a cabeça de quem acompanha a narrativa fílmica.

Como pano de fundo, vemos uma Londres bem energética e efervescente: um retrato clarividente da liberdade e do surgimento de novos estilos na década de sessenta; um tempo muito bem datado pelas vestimentas dos personagens.

Mais adiante, Thomas volta ao parque ao cair da noite e descobre um corpo no meio da mata, mas, assustado com um barulho, volta ao seu estúdio fotográfico – que agora está todo revirado – e percebe que fotografias foram roubadas. No dia seguinte, novamente no parque, ele vê que o corpo desapareceu e acaba por não ter certeza do que realmente viu.

Nesse momento, a dúvida se intensifica até mesmo para quem assisti. Assim, Blow-up – Depois Daquele Beijo mostra-se um excelente filme com traços de drama e suspense. Mesmo após 50 anos do seu lançamento, continua enigmático e surpreendente: um desses filmes que não importa a época, sempre será um bom clássico a ser visto e apreciado.

Ficha Técnica

Nome original: Blow-Up (1966)

Diretor: Michelangelo Antonioni

Roteirista: Michelangelo Antonioni e Tonino Guerra

Música: Herbie Hancock

Elenco: David Hemmings, Vanessa Redgrave, Sarah Miles, Jane Birkin e Veruschka

Duração: 111min

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.