Nos meus últimos posts eu estou focando muito na parte ótica tanto da fotografia como no cinema e nós já vimos várias séries que eu estou produzindo, como “A Linguagem Narrativa do Cinema e da Fotografia” com textos sobre “Enquadramento e a Composição do Quadro“, “Os Planos de Uma Cena”, depois juntamente com esta série, eu escrevi sobre Lentes de Câmeras, na série “Lentes Fotográficas e Cinematográficas e suas Características” –”Prime Lens“, “A Montagem“, “O Fator Crop” e hoje dando continuidade eu vou escrever sobre o “Aspect Ratio” que na tradução correta se refere a proporção de tela tanto no cinema como na fotografia.
O cinema com o passar dos anos já empregou vários tipos de formatos diferentes, referentes ao tamanho da área ocupada com os registros das imagens em uma película e hoje nos sensores eletrônicos digitais, com diferentes tamanhos físicos e outros muitos fatores. Hoje em dia destas proporções, poucas permanecem em uso. Uma das proporções de tela (aspect ratio), que perdurou e atualmente é dominante tanto na fotografia como no cinema é a 35mm. Criada por Thomas Edson, o espaço útil para o registro das imagens passou de 1,33:1 (proporção entre largura e altura) para 1,37:1 com a chegada do cinema sonoro e necessidades de acomodação da trilha de áudio (mono na época). Derivaram-se a partir daí os diversos formatos para cinema, vídeo e fotografia
Best Patek Philippe Watches for their budget, there are Patek Philippe Replica watches available at a fraction of cost.
A fotografia também possui uma grande variedade de tamanhos e formatos, mas o 35mm também é o formato dominante da era pré-digital e digital, mas com a diferença que o negativo 35mm utilizado que erra nas câmeras fotográficas analógicas se deslocava em sentido horizontal, e a película (ou negativo) utilizado nas câmeras de cinema analógicas se deslocam no sentido vertical, como mostra na figura abaixo:
Então o “Aspect Ratio” é a proporção entre a largura e a altura de uma imagem. As relações de aspecto mais comuns usadas nas apresentações de filmes nos cinemas são; 1.85: 1 e 2,39: 1. No vídeo, mais respectivamente a TV, as proporções são: no formato SD (Standard Definition que já está em extinção) de 4: 3 (1,3 3: 1) e o formato de vídeo universal criado no século 20, para televisão de alta definição (HDTV) 16: 9 (1,7 7: 1). Existem outras proporções do aspecto ratio no cinema e no vídeo, mas são utilizados com pouca frequência.
Na câmera fotográfica, as proporções mais comuns são 4: 3, 3: 2 e, mais recentemente está sendo encontrado em câmeras fotográficas digitais além deste aspectos relacionados com o 35mm o aspect ratio 16: 9. Nas câmeras fotográficas digitais de grande e médio formatos, utilizam aspects ratios, 5: 3, 5: 4, e 1 : 1 (formato quadrado).
Vou apresentar logo abaixo, alguns aspects ratios além do 1.85, utilizados pela indústria cinematográfica:
O blog VashiVisuals, disponibiliza para download gratuito várias máscaras em alta definição e de vários aspectos de tela para serem utilizados nas edições de vídeo. Segue o link abaixo logo após as imagens:
DOWNLOAD TEMPLATES – ASPECT RATIO (WIDESCREEN)
No próximo post eu vou escrever sobre as “Charts” de Cor, Foco, Escala de Cinza, Cartão de Cinza e Resolução.
Abraços a todos!
Fernando Rozzo