Como fazer Fotografias em Casa?

0 51
Tempo de leitura: 4 minutos

Realizar fotografias em casa pode parecer uma tarefa simples, principalmente para guardar lembranças de encontros e de festinhas de aniversários, porém é importante seguir algumas dicas para o resultado se tornar melhor e de fato servir como algo inesquecível.

Em muitos casos, a foto caseira por ser indoor, quando realizada em ambiente interno, ou em lifestyle quando utiliza estilo de imagem ao natural e espontânea.

Ao unir esses dois estilos temos, na maioria dos casos, fotos feitas em família que exploram o ambiente doméstico onde as pessoas estão mais à vontade e com postura mais espontânea visando representar os laços familiares.

Mesmo ao contratar profissional de fotografia é comum que o profissional escolha o estilo livre e o ambiente interno da casa do cliente para produzir fotos em casa com mais qualidade mesmo mantendo a espontaneidade, explorando da melhor maneira a essência de cada pessoa em casa.

Como fazer Fotografias em Casa

Como fazer Fotografia em Casa?

A seguir apresentamos preciosas dicas de como elaborar fotos caseiras usando a própria câmera ou contratando um profissional, aproveitando sempre o ambiente da casa do cliente como forma de aproveitar ao máximo a postura das pessoas e o cenário interno domiciliar.

Valorize a Iluminação Natural

É indicado que a pessoa responsável pela captura da câmera estude a iluminação natural em cada horário na cada. Pois se o lugar da casa possui diferentes cômodos e iluminação natural no horária da manhã é importante verificar em qual cômodo interno e externo da casa incide maior luz do sol para buscar a melhor iluminação natural.

Mesmo que as fotos em família não sejam realizadas dentro da residência, é importante descobrir em quais janelas e direções a luz incide no ambiente interno.

Não existe uma regra que afirme que a luz que está entrando diretamente no ambiente é a melhor. Lembrando que a luz direta pode criar sombras mais pesadas e até mesmo silhuetas que comprometerão o resultado.

Mesmo que esse seja o resultado esperado, é fundamental fazer as imagens quando a luz do sol estiver entrando diretamente no cômodo. Caso a luz esteja muito forte, é indicado o uso de uma cortina.


Como fazer Fotografias em Casa

Foto sem uso do Flash

O flash sempre foi um importante recurso, principalmente indicado para ambientes maiores, o que não é uma realidade em grande parte das residências dos tempos atuais.

​O flash gera uma luz artificial e direta, podendo causar sombras não realistas. Quando a fotografia é gerada em estúdios, o flash é um grande aliado, mas para fotos de estilo doméstico pode quebrar o conceito de estilo livre.

Escolha a Lente Correta

A iluminação natural costuma ser a mais indicada para ambientes internos em casa, dependendo do estilo e da técnica empregada. A iluminação precisa ser aproveitada para controlar a profundidade e outros tipos de contornos em relação aos objetos.

Existem lentes fotográficas que facilitam a captura da imagem controlando de forma automática a captação da imagem. Certos níveis de abertura são mais possíveis com mais flexibilidade com o uso de lentes que possuem diafragma de 2.8, 1.8 ou maiores (quanto menor o número, maior a abertura).

Além de permitir mais luz que entrará na imagem, orientará melhor foco sobre o objeto central da foto evitando qualquer tipo de ruído, a dica também é trabalhar com o ISO menor, evitando desfoques.

As lentes consideradas fixas, com numeração de 24, 28, 35, 50 ou 85mm são indicadas para fotos em ambientes internas, considerando as lentes “primes” que possuem alta qualidade e um custo menor de 24 a 70 mm 2.8.

Pense na Composição

Não adianta fotografar dois membros da família de forma aleatória com objetos espalhados em volta. É importante pensar na composição, escolher o cenário mais correto e arrumado.

Lembre-se que na fotografia feita em casa estamos lidando com ambiente que faz parte do dia a dia da vida da pessoa. Sendo que a decoração é um dos fatores mais importantes para quem está sendo fotografado e para a escolha de cada ângulo ou cantinho da casa.

Como fazer Fotografias em Casa Produtos

Não use o modo automático

Seja para o fotógrafo amador ou leigo, o ato de capturar imagens no ambiente interno pode significar usar o equipamento da câmera ao limite. No caso de pessoas que estão fotografando na própria casa pode acontecer o uso de câmeras mais baratas ou de tecnologia mediana referente às câmeras compactas ou câmeras semi profissionais.

É importante buscar informações sobre os limites da câmera, a velocidade do equipamento, abertura e a numeração do ISO.

Seja criativo

Para fazer fotografias em casa é importante ser criativo e procurar se divertir com o processo de captura das imagens. Ao realizar as imagens é essencial valorizar o life style para gerar imagens mais divertidas e espontâneas.

É importante valorizar a própria casa, verificar a luz natural e a predisposição de cada pessoa na família.

É importante capturar momentos especiais que fazem parte da rotina das pessoas da casa e momentos de comemorações como encontro com amigos e festas.

Evite fotos pesadas, e caso decida fotografar a hora do almoço ou do jantar, evite fotografar demais os pratos ou a louça em uso. Somente em caso de comemorações é indicado fotografar as pessoas ao redor de uma mesa feita.

Como fazer Fotografias em Casa

Conclusão

Neste artigo, é importante procurar melhorar as habilidades de captura de imagens e ganhar experiência com o uso da câmera para realizar as imagens dentro de casa.

Mas, se o objetivo é fazer foto de família para simbolizar a reunião formal de todos, fotos de festa de casamento em casa e outras comemorações íntimas em família, é indicado contratar um profissional em fotografia ou decidir comprar máquinas fotográficas de alta qualidade para melhorar o resultado do projeto.

As imagens capturadas em casa precisam ser espontâneas e ser de estilo livre e as mais criativas possíveis para gerar a melhor impressão possível em cada imagem, para que a arte final seja inesquecível para todos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar Aceito Política de Privacidade