Como fazer Fotos no Outono?

0 261
Tempo de leitura: 4 minutos

As fotos no outono oferecem diversos temas para serem explorados como uma caminhada no parque, uma viagem especial e até reuniões entre amigos.

Muitas pessoas gostam do verão, apesar do calor intenso que tem feito nos últimos anos, porém para quem gosta de dias bonitas porém mais frescos o outono é a estação predileta.

O outono marca o início da renovação da natureza antes da chegada do inverno e gera ambientes especiais com cenários naturais belíssimos. É uma estação que propicia obras de arte no céu, nos jardins e parques de toda a cidade.

Permite explorar melhor a luz natural do dia ou do amanhecer sem precisar suportar o calor do verão para fazer ótimas fotos de diferentes temas.

Como fazer Foto no Outono fotografia emania

Dicas para fotos de outono

Para a pessoa que adora fotografia, o grande objetivo é explorar as técnicas de fotografia para captar imagens inesquecíveis na época do outono, veja as melhores dicas a seguir.

1) Sintonia com a natureza

As fotos de outono exige mais sintonia com a natureza, e explorar ao máximo os ambientes externos através de lugares que sejam bonitos com a presença da natureza e de arquitetura que valorizem as fotos.

A pessoa pode começar fotografando na varanda de casa, em um parque próximo de casa e em locais especiais escolhidos durante uma viagem.

2) Aproveite as primeiras horas da manhã

O amanhecer nessa estação costuma ser mais bonito em comparação com as outras estações. Outra dica é também é explorar a luz do entardecer, são luzes naturais que valorizam bastante a fotografia e eleva a qualidade das captações da imagem.

A luz do outono costuma ter um tom mais aquecido e agradável e estão sempre sintonizados com as folhas das árvores e os ciclos da renovação.

Como fazer Foto no Outono fotografia emania

3) Atenção com o tripé e obturador

O fotógrafo precisa estar atento com o uso de tripé para centralizar melhor o uso da câmera e saber configurar a velocidade do obturador. Essas dicas vale para quem possui ou trabalha com câmera fotográfica profissional e pode explorar as melhores configurações de modo mais avançado, seja para o modo automático ou manual.

Em alguns casos, o fotógrafo ainda pode experimentar reduzir a velocidade do obturador e colocar a câmera sobre o tripé, o que ajudará as lentes na captura de mais detalhes.

4) Foque nos detalhes

O fotógrafo deve ter atenção aos detalhes de cada objeto de cena, sobre o modelo e o cenário como todo. O fotógrafo poderá testa sua câmera profissional e lente fotográfica ao focar em uma folha e manter o fundo desfocado.

Esse efeito pode ajudar a dominar melhor os recursos de desfoque para gerar mais criatividade na produção de imagens.

Como fazer Foto no Outono fotografia emania

5) Procure por temas eternos

Fotografar temas da natureza, passeios e ambientes naturais é o mais comum entre as fotos no outono, porém essa época é ótima para fotografar reuniões de família em espaço externo e saber explorar o ambiente também em espaços internos com reunião de amigos e famílias.

6) Invista em fotolivro

Mesmo em tempos de postagem de fotos em redes sociais e álbuns digitais, a impressão de fotolivro em papel couchê está cada vez mais em alta.

As fotografias de outono combinam bastante com a ideia de um fotolivro de família. Porém, o fotolivro também pode ser feito para uma empresa, evento ou projeto corporativo, sendo esta estação do ano considerada como uma das melhores para esse tipo de reunião.

Atualmente, o fotolivro pode ser criado em programas de edição e diagramação ou por meio de aplicativos digitais dedicados para implementação das imagens divididas em páginas.

7) A polarização das lentes

Para os fotógrafos profissionais que utilizam câmeras profissionais DSLR, o uso de um filtro polarizador de lente poderá ajudar a aumentar o nível de contraste das fotos e gerar imagens com cores mais enriquecidas para um estilo mais atual ou vintage.

Como fazer Foto no Outono fotografia emania

8) Balanço de branco

O fotógrafo ao realizar fotos no outono pode investir mais nas configurações de balando de branco. Nesse caso é indicado tirar a câmera do modo manual e transitar entre as configurações do sistema da câmera podendo alterar os números de forma gradual e testar os resultados.

9) Use o modo macro

O fotógrafo ainda pode utilizar o modo macro fazendo closes em folhas que caem das árvores na fase do outono, sempre usando lente fotográfica macro para explorar os detalhes.

10) Pesquise novos temas

Além dos temas clássicos que envolvem as fotos no outono, é importante frisar que as pessoas continuam praticando exercícios físicos na praia durante essa estação, saindo para comer fora e desenvolver diferentes atividades.

É importante ao fotógrafo profissional pesquisar por diferentes temas que servirão para atender clientes diferenciados e demandas novas, além das fotografias de viagens, família e de natureza.

Como fazer Foto no Outono fotografia emania

Mais dicas

É importante, tanto para o fotógrafo profissional quanto para o amador identificar as cores naturais mais presentes nesta estação. É bastante comum encontrarmos objetos naturais nas cores vermelha, castanha, vinho e amarelo claro. A cor verde se torna mais fria nessa estação, mas devemos lembrar que estamos no Brasil e, sendo um país tropical, o ambiente natural mantém boa parte de sua força como cenário.

Porém, no caso de captar imagens no sul do nosso país ou em outros países não tropicais, a alteração das cores poderá se tornar mais fria ou mais seca. Identificar essa variação das cores nos ambientes naturais ajuda a escolher melhor as lentes para a câmera profissional e a repensar na luminosidade.

Como fazer Foto no Outono fotografia emania

Conclusão

Portanto, devemos ressaltar que muitos profissionais preferem realizar projetos de grande porte em fotografia nessa estação, devido a uma temperatura mais agradável, luminosidade natural mais acessível e melhores temas a serem explorados no mundo da fotografia.

Neste artigo apresentamos dicas fundamentais que podem ser seguidas ou ramificadas com outros métodos dependendo do nível de experiência do fotógrafo, seja ele profissional, estudante ou amador. O importante é ser bastante criativo e criterioso com todas as escolhas para gerar lindas tofos de outono.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar Aceito Política de Privacidade