Dicas para capturar paisagens urbanas à noite

1 1.584

Muitos de nós vivemos em uma grande cidade, ou pelo menos perto de uma hoje em dia. Em meio ao concreto e aos prédios altos há uma oportunidade de capturar as paisagens urbanas através de uma visão interessante: durante a noite. Uma vez que escurece em uma cidade grande, as luzes artificiais se acendem e criam oportunidades de fotos incríveis.

Capturando outdoors luminosos

Uma das coisas mais importantes na hora de fotografar propagandas luminosas à noite é a medição da luz. A combinação de um outdoor muito claro e um plano de fundo escuro pode confundir a câmera fazendo com que sua foto fique pouco, ou muito exposta.
Você vai precisar de um modo de medição acurado e que você possa controlar. Por isso, escolha um ponto com iluminação média para medir a abertura do diafragma da sua câmera. Coloque sua câmera digital em um tripé para evitar tremores e desligue o flash se você estiver perto do outdoor.

Paisagens urbanas de tirar o fôlego

Para fotografar paisagens urbanas depois que a noite cai, encontre um lugar onde dê para ver vários prédios e luzes acesas e siga os seguintes passos:
• Coloque a câmera em um tripé e ajuste o modo de disparo para AV (prioridade de abertura);
• Escolha uma F-Stop de f/8 para uma boa profundidade de campo;
• Use o timer da Câmera DSLR, ou um disparador automático para evitar que a foto saia borrada.

Fotografando pontes

Pontes iluminadas durante a noite ficam lindas quando são fotografadas corretamente. Para isso, é só seguir as seguintes dicas:
• Coloque a câmera em um tripé de maneira em que a ponte, os prédios e a água possam ser vistos – os elementos do primeiro e segundo plano devem ser interessantes;
• Ajuste o modo de disparo para a prioridade de abertura, com uma abertura de f/16, ou mais;
• Para capturar cores mais quentes, ajuste o Balanço de Branco para “Daylight”.

paisagens urbanas

Fazer retratos nas ruas

Retratos de desconhecidos nas ruas podem ser muito interessantes. Para isso, você vai precisar posicionar o seu modelo de forma em que seja possível capturar as paisagens urbanas de plano de fundo, como carros andando, ou prédios iluminados. Esse caso é um dos poucos em que o flash é recomendado durante a noite, já que será preciso congelar e iluminar o modelo principal da foto.
Mas lembre-se: mesmo com o flash, o modelo terá de ficar parado, já que pode haver um leve atraso do momento em que você pressiona o disparador para o momento em que o flash é disparado.
Uma abertura maior pode ajudar a destacar o modelo e fazer com que o plano de fundo fique mais suave. Para capturar um bom retrato, é recomendado um ISO de 400, ou maior.

Monumentos à noite

Uma peça de arquitetura incrível ganha uma vida nova durante a noite e deixa as paisagens urbanas ainda mais belas. O ideal para esse tipo de imagem é usar um tripé e uma lente grande angular. Ajuste a câmera para o modo de Prioridade de Abertura e escolha uma abertura pequena para fazer com que a aparência da imagem fique mais penetrante – use f/16, para mais.
Deixe a câmera escolher a velocidade do obturador ideal para o ambiente. Você pode conseguir imagens dramáticas de monumentos se você deixar o obturador aberto por mais tempo para uma maior quantidade de luz entrar no sensor – por isso o tripé é tão importante.

Capturando a vida nas ruas

Um dos efeitos mais interessantes de se capturar à noite é o movimento, representado por figuras de pessoas se movendo e carros e ônibus passando em velocidade alta. Para capturar os traços de luz de forma correta, utilize um tripé para mantê-los lineares e o plano de fundo sem borrões. Ajuste a câmera para o modo manual e use uma abertura entre f/11 e f/32. Coloque o ISO em 100 para reduzir o máximo o ruído na imagem.
O segredo é praticar. Quanto mais você pratica, mais você vai saber sobre as exposições corretas para um efeito determinado.

paisagens urbanas

Configurações recomendadas

Fotografias noturnas são pequenos desafios e, na maioria das vezes, o segredo está na experimentação.
Para fazer imagens de paisagens urbanas noturnas você vai trabalhar com velocidades de disparo de 1/15 de segundo, ou mais baixa. Se você usar um tripé, vai poder usar o modo de Prioridade de Abertura e deixar a câmera escolher a velocidade do obturador.

você pode gostar também
1 comentário
  1. […] de uma maneira que diverge da perspectiva de um fotógrafo de viagens, e uma pessoa interessada em paisagens urbanas tem necessidades distintas de um fotógrafo de macro. Por isso, a decisão de qual câmera é […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.