Os 10 Melhores Fotógrafos de Arquitetura do Mundo

1 2.797

Ser um fotógrafo de arquitetura é inspirador. Existem muitas formas e desafios para retratar em suas fotografias, pontos que tornam esse trabalho ainda mais animador e recompensador.

E para quem está pensando em se aventurar nesse estilo fotográfico, nada melhor que conhecer os melhores profissionais da área, não é mesmo?

É uma ótima oportunidade para acompanhar o trabalho de especialistas e, quem sabe, eliminar de vez a sua dúvida de iniciar ou não nessa aventura. Então, vamos lá!

Veja neste artigo, os 10 Melhores Fotógrafos de Arquitetura do Mundo e conheça um pouco mais sobre eles. Aproveite para conferir se o seu fotógrafo favorito encontra-se nessa lista também.

1.  Daniel Cheong
Os 10 melhores fotógrafos de arquitetura do mundo

O fotógrafo francês possui um emprego na área de telecomunicações, o que lhe permite viajar para diferentes lugares e capturar suas imagens. É considerado o melhor fotógrafo de arquitetura do mundo atualmente e já registrou fotos em países como França, Japão, Estados Unidos e muitos outros.

Os destaques das imagens de Cheong ficam por conta das capturas dos pontos mais altos que visita e o toque surreal que adiciona às suas fotografias. As fotos de arquitetura capturadas pelo fotógrafo poderiam ser confundidas facilmente com pinturas em tela, graças a sua qualidade e imponência.

2.  Mike Hollman
Os 10 melhores fotógrafos de arquitetura do mundo

Listado entre os 13 melhores fotógrafos de arquitetura do mundo em 2015, pelo Interactive Design Institute do Reino Unido, é sem dúvida um dos destaques dessa lista. Ganhador de diversos prêmios de fotografia comercial, Hollman chegou às finais da Copa Mundial de Fotografia nos anos de 2013 e 2014.

Dedicou os últimos 20 anos para viajar pelo mundo e capturar fotos de arquitetura, pessoas, culturas e paisagens. Seu estilo único lhe rendeu não só muitos prêmios e reconhecimentos como também a segunda posição em nossa lista, como fotógrafo de arquitetura.

3.  Paul Clemence
Os 10 melhores fotógrafos de arquitetura do mundo

Brasileiro, natural do Rio de Janeiro e atual residente na cidade Nova Iorque. Paul foi destaque nos principais eventos de arquitetura como a Bienal de Arquitetura de Veneza. Seu trabalho tem extensa publicação nas principais revistas do segmento como ArchDaily, Architizer, Casa Vogue Brasil e outras.

Publicou um livro fotográfico da Farnsworth House, uma das casas mais famosas do mundo localizada em Illinóis, nos Estados Unidos. Sua publicação foi considerada a documentação fotográfica mais completa da residência até então.

4.  Matthias Haker
Os 10 melhores fotógrafos de arquitetura do mundo

Fotógrafo freelancer e apaixonado por arquitetura, viagens e paisagens. Seu trabalho na fotografia de arquitetura se destaca pelas imagens de prédios abandonados, como no ensaio Decay, ou decadência em português.

Para capturar a riqueza de cores de suas fotos, Haker utiliza a técnica HDR para combinar diferentes exposições da câmera. Outro detalhe que chama muito a atenção, é que Matthias se recusa a revelar a localização dos edifícios abandonados que registra.

Segundo o fotógrafo de arquitetura, nem todas as pessoas possuem o respeito e admiração que ele com essas ruínas. Por esse motivo, ele procura manter o sigilo das localizações como forma de proteger seus santuários.

5.  Martin Stavars
Os 10 melhores fotógrafos de arquitetura do mundo

Editor-chefe na ND Magazine e considerado o Fotógrafo de Arquitetura do Ano, em 2014, no International Photography Awards em Nova Iorque. Seu trabalho foi exposto em diversos países como Japão, Polônia, Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos.

Suas fotos de arquitetura se destacam pela captura em preto e branco e lentes grande-angulares, dignas de uma perspectiva única para suas imagens.

O fotógrafo de origem polonesa estudou inicialmente economia e ciências da computação, até que decidiu se entregar para sua verdadeira paixão: as paisagens urbanas.

6.  Michal Karcz
Os 10 melhores fotógrafos de arquitetura do mundo

Apaixonado por pintura, fotografia e música, Karcz afirma que todas essas artes influenciam as suas fotos. Suas imagens são de tirar o fôlego e, algumas vezes, levam o espectador para uma viagem incrível a outro mundo.

Os maiores motivadores do artista, segundo ele mesmo, seriam desejo, imaginação, medos e sonhos. Talvez, um dos maiores segredos para retratar tanta emoção e significado em suas fotos de arquitetura.

7.  Adam Dobrovits
Os 10 melhores fotógrafos de arquitetura do mundo

Outro fotógrafo de arquitetura muito criativo e ousado em seu trabalho. A criatividade de Adam é um dos maiores destaques de suas fotografias que, algumas vezes, passam a impressão de fotos capturadas em outro planeta.

Além de seus trabalhos na fotografia de arquitetura, Adam também coleciona imagens de casamentos, retratos, natureza, macro fotografia e muitas outras.

8.  Romain Mattei

Começou suas atividades como fotógrafo em 2005, mas desde a infância apresentava uma paixão incrível pela fotografia. O engenheiro francês, fascinado por contar a história de diferentes lugares em suas fotos, fala até 7 idiomas e declara sua preferência por fotografias ao ar livre.

Em suas viagens dedica-se a interagir com o público local e conhecer mais de sua cultura. Em seguida, procura transmitir essas histórias através de suas imagens. O que faz com muita propriedade, por sinal.

P.S.: Não encontramos nenhum retrato de uma fonte segura e confiável de Romain para ilustrar o post.

9.  João Morgado
melhores fotógrafos de arquitetura do mundo

O fotógrafo português, nascido em Cascais em 1985, foi considerado um dos 10 melhores fotógrafos de arquitetura pela revista TopTeny de Nova Iorque. Venceu o prêmio ARCAID (Imagens e Fotografia de Arquitetura) de 2014 e introduziu um novo conceito para fotografia arquitetônica através da captura aérea por Drones, no ano de 2013.

Teve o seu trabalho divulgado na revista Architetural Digest e outros importantes canais do segmento, solidificando a sua posição como um dos melhores fotógrafos de arquitetura atualmente.

10.        Michal Grosman
melhores fotógrafos de arquitetura do mundo

Fotógrafo de arquitetura especializado na captura do interior e exterior de prédios. Atua como freelancer em Praga nos seguintes estilos fotográficos: retratos, fotos de produtos, fotografia publicitária, casamentos e nu artístico.

Além de sua atuação como fotógrafo de arquitetura e outros gêneros, Grosmann também atua como professor para fotógrafos iniciantes e avançados, fotografia noturna e retratos. Atualmente tem dedicado parte de seu tempo em busca de retratos em preto e branco inspirados na década de 60 e 70.

E aí, o que achou dos 10 melhores fotógrafos de arquitetura do mundo? Sem dúvida, todos merecem suas posições nessa lista não é mesmo?

Deixe o seu comentário abaixo sobre essa lista ou diga qual fotógrafo também deveria estar presente. Vamos adorar conhecer a sua opinião!

você pode gostar também
1 comentário
  1. Paulo Chagas Diz

    Parabéns, belo artigo! Dessa tua relação somente conhecíamos o “Decay”. Matthias Haker. Juntamos os outros nove à listagem que estamos construindo, para apreciá-los, e aprender, com mais vagar. No entanto, sentimos falta das cores serenas do holandês Koen Van Damme, que procura evidenciar as linhas que demarcam as construções que fotogra. Também sentimos falta do esmero do argentino Gonzalo Viramonte ao equilibrar os tons de cinza em suas fotos P&B.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.