Sorteios no Instagram: Estratégias eficazes e legais para valorizar sua marca

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Os sorteios são excelentes para dar engajamento no Instagram e outras redes sociais, mas é preciso ter atenção para não fazer o uso da ferramenta de marketing de maneira ilegal. Os sorteios e concursos culturais são legais, desde que sigam as condutas estipuladas na Lei 5.768/71.

Portanto, o sorteio de torna uma estratégia efetiva para a divulgação de páginas. Entenda como engajar sua marca com os sorteios!

Como criar um sorteio no Instagram

Sorteios no Instagram: Estratégias eficazes e legais para valorizar sua marca

O primeiro passo para a criação de um sorteio ou concurso é o seu regulamento, estipulando todas as obrigatoriedades e bônus. Como na Loteria, tudo deve ser mostrado ao participante, para que não reste nenhuma dúvida sobre o processo. Qualquer deslize nas regras pode ser visto como fraude ou enganação.

Esse é o momento de divulgar ao máximo a página, com regras para seguir, comentar, compartilhar e marcar amigos, mas sem abusar. Essa movimentação é considerada como marketing boca a boca, um usuário vai marcando outro e disseminando a marca.

Para atingir o máximo de pessoas e fazer um sorteio Instagram de sucesso, atingindo o resultado esperado na divulgação da página, é essencial que tenha uma aparência profissional e chame atenção do público-alvo.

Imagens reais dos prêmios, logomarca do realizador e com uma perspectiva direcionada ao público que deseja atingir, são indicados na hora de montar o anúncio. Um banner com todas as informações e bem feito pode ser anunciado no Instagram para movimentar a página, acompanhado da legenda com os regulamentos do sorteio.

Legislação dos sorteios

De acordo com a regulamentação brasileira, os sorteios podem ser realizados por pessoas jurídicas para a promoção de uma marca, mas com prévia autorização do Ministério da Economia e prestação de contas posterior. Já o concurso cultural, com premiação por uma resposta correta, melhor interação ou qualquer outra forma de competição, onde o prêmio é oferecido por mérito e sem publicidade, não demanda a mesma burocracia para ser promovido.

O não cumprimento das regras pode ocasionar uma série de problemas para a marca, como sugere o texto presente no portal JusBrasil e transcrito abaixo:

  • Proibição de distribuição gratuita de prêmios, por um período de até 2 anos.
  • Cassação do certificado para realização de promoções comerciais, caso a empresa o tenha.
  • Pagamentos de multas, podendo o valor ser determinado tomando como base o valor do prêmio em até 100 vezes o seu valor, do salário mínimo, ou do valor da taxa de fiscalização.
  • Pagamento de indenização ao ganhador e aos participantes – via administrativa ou judicial.

Plataforma para realização do sorteio

Sorteios no Instagram: Estratégias eficazes e legais para valorizar sua marca

O sorteio não pode ser realizado fisicamente quando é feito no Instagram ou outra rede social, neste caso é necessário contar com uma plataforma especializada. O método de sorteio virtual garante que todos tenham a mesma chance de ganho e sigam as regras. Empresas como a Simpliers realizam diversas etapas no processo de sorteio Instagram fácil dentro das normas.

Com atenção aos pontos citados, fica simples crescer no Instagram com a utilização dos sorteios. Não esqueça de manter a rede social em plena atividade, gerar conteúdos interessantes e a constância nas publicações.

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