Home»Artigos de Foto e Vídeo»Aprender a fotografar de maneira simples

Aprender a fotografar de maneira simples

eMania https://blog.emania.com.br/content/uploads/2015/05/logotipo.png
eMania
4
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

Nem sempre é fácil ser um fotógrafo: ver todas as grandes oportunidades de fotografia em torno de e querer capturar todos.

Embora muitos dos fabricantes de câmeras tentem fazer com que a fotografia soe fácil, fato é que a fotografia é uma arte, e que, apesar dos avanços na tecnologia, leva algum tempo para ser dominada. Situações fotográficas diferentes exigem diferentes configurações, diferentes lentes, ou mesmo uma abordagem completamente diferente ao modelo. Se você encara a fotografia como um hobby, pode ser impossível estar preparado para todas as possibilidades no momento em que elas acontecem.
Então, aqui estão três maneiras de manter o processo de aprender a fotografar simples e acabar com o desespero:

Foque em um modelo por vez

Se você está planejando fotografar paisagens, animais selvagens, ou retratos, foque em apenas um objetivo. É fácil se distrair por outros assuntos que aparecem no meio do caminho. Essas oportunidades podem ser incríveis quando surgem, mas apenas se você estiver pronto para fotografar uma paisagem com ISO 100, f/16 de abertura e velocidade de 1/20, mudando rapidamente as configurações – capturar um pássaro voando na sua câmera, por exemplo, não é uma tarefa fácil. Se você tentar sem a experiência devida, pode acabar frustrado, fazendo fotos que não atendem as expectativas.

Use apenas uma lente

Enquanto você estiver no meio do processo de aprender a fotografar, é interessante que se use apenas uma lente 50 mm. É importante entender como as lentes se comportam para que você saiba qual é a certa para cada trabalho. Como fotógrafos, muitos acabam se tornando colecionadores de equipamento, sempre com vontade de comprar outra lente fotográfica. Mas antes de você começar a colecionar lentes, é importante reconhecer o que cada uma pode fazer para você. E para entender completamente, você tem de usar cada uma exaustivamente.
Da próxima vez que você tirar a sua câmera da bolsa e selecionar uma lente para usar, insista nela. Tente conhecê-la profundamente. Descubra em que ela é boa e em que ela não funciona tão bem. Além disso, pelo fato de cada lente ter uma finalidade, você também vai começar a fotografar apenas um tipo de fotografia, o que é ótimo durante o processo de aprender a fotografar – desse modo, você consegue entender melhor não só o equipamento, como as diferentes configurações da câmera digital.
E não se esqueça: todos somos capazes de fazer fotografias incríveis com qualquer lente.

aprender a fotografar 1

Não use acessórios demais demais

Uma das coisas incríveis a respeito da fotografia digital e da tecnologia atual são as várias ferramentas interessantes disponíveis para nos ajudar a aprender a fotografar. É ótimo poder ter uma câmera conectada ao smartphone e fazer coisas como um time lapse, ou longas exposições. Mas, em algumas situações, esses acessórios são apenas coisas que podem dar errado, ou te distrair do objetivo central que é aprender a fotografar.

aprender a fotografa
Existem apenas três acessórios que são altamente recomendados para os fotógrafos principiantes:
– Disparador remoto, para evitar fotografias tremidas
Tripé, para a mesma finalidade
Um conjunto de filtros polarizadores, usados para controlar a exposição da imagem.
Quando se está em processo de aprender a fotografar, é importante focar no básico: abertura, velocidade do obturador e ISO. Além disso, é essencial saber como cada configuração dessa pode afetar as suas fotografias.
É fácil se encantar por todos os outros acessórios do mundo da fotografia e esquecer que, no final, o que importa é o resultado da imagem. É preciso avaliar se o acessório que você está usando realmente causa um efeito positivo na sua fotografia final. Se isso não acontecer, ele deve ser descartado.
Mas lembre-se que isso não quer dizer que eles estão proibidos O conselho é apenas para evitá-los enquanto você começa a aprender a fotografar. Quando a arte da fotografia já estiver dominada por você, é muito válido experimentar tudo e usar a criatividade!

Post anterior

O que um Filmmaker deve ter na mochila?

Próximo post

7 dicas para ensaios fotográficos de sucesso ao ar livre

O Autor

Mariana Paschoal

Mariana Paschoal

Jornalista formada pela Universidade Estadual de Londrina, tem experiências em diversas áreas da comunicação, como radiojornalismo, webjornalismo, assessoria de imprensa e fotojornalismo.