Home»Artigos de Foto e Vídeo»Configurações Perfeitas para sua Câmera Esportiva Fazer Ótimas Fotos

Configurações Perfeitas para sua Câmera Esportiva Fazer Ótimas Fotos

eMania
5
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

Qualquer um de nós adora ver as fotos de esportes deslumbrantes de futebol, tênis e tudo mais, há uma série de sentimentos maravilhosos envolvidos em cada imagem. Algumas pequenas olhadas nessas fotografias fantásticas em jornais e revistas conseguem despertar uma montanha de sensações e trazer toda a emoção da cena.

Em primeiro lugar, você vai precisar de uma câmera DSLR ou uma câmera digital que permite que defina sua própria velocidade do obturador. Se você não estiver usando qualquer um destes equipamentos, as chances de capturar fotos esportivas muito boas pode ser reduzida a zero.

Outra coisa que deve lembrar é que quando chegar a um evento, em particular esportes das crianças, é importante lembrar-se de pedir permissão para tirar fotos. Depois de conseguir está permissão, então, está pronto para começar a fotografar!

Você provavelmente já sabe que para conseguir boas fotografias de ação será necessário ter uma boa câmera esportiva, mas para garantir bons resultados precisa saber como operá-la e a forma de configuração adequada para essas circunstâncias.

Da mesma forma, este tipo de fotografia pode ser desafiador, mas também, muito emocionante. A chave para obter boas fotos é ajustar sua câmera esportiva corretamente antes do início do evento, de modo que quando as coisas esquentarem, o momento da ação, você possa esquecer as configurações de sua câmera esportiva e concentrar-se na ação.

Levando em consideração que a fotografia de ação é tudo sobre velocidade, este é um dos pontos importantíssimos na configuração de sua câmera esportiva. Descubra como configurar sua câmera para capturar fotos nítidas e detalhadas, repletas de emoção e drama.

Para aqueles fotógrafos que não fazem a mínima ideia por onde começar, vamos listar algumas configurações básicas da sua câmera esportiva para conseguir fotos de ações deslumbrantes. As dicas a seguir serão ótimas em todas as situações e vai ajudá-lo a obter fotografias nítidas e detalhadas com bastante atmosfera e interesse.

1.    Utilize uma velocidade rápida do obturador
câmera esportiva velocidade

A velocidade do obturador é a única coisa mais importante na sua câmera esportiva, especialmente, para os fotógrafos que pretendem conseguir imagens arrasadoras. Isso acontece porque quando mais demorada à passagem de luz pelo sensor da câmera esportiva, mais borradas ficarão as suas imagens, fotos decepcionantes que nenhum esforço com softwares de pós-processamento poderão salvar o seu trabalho.

A velocidade rápida do obturador é essencial para congelar o movimento, um fator essencial em qualquer câmera esportiva, pois o assunto das fotos de ação, como o próprio nome sugere, permanece em movimento constante.

Comece por colocar a sua câmera esportiva no modo Prioridade de Abertura e escolher uma velocidade do obturador de 1/500s. Este é um bom ponto de partida e deve ser rápido o suficiente para a maioria dos esportes e fotos de ação.

Se possível, tire algumas fotografias de teste antes do evento principal começar para que você possa verificar como está a configuração do obturador de sua câmera esportiva. Se isso não for possível, verifique periodicamente suas fotos para perceber suas configurações. Se você encontrar qualquer desfocagem, mude para uma velocidade do obturador ainda mais rápida, talvez, você precise ir tão alto como 1/1000s para esportes realmente mais rápidos, como o automobilismo, por exemplo.

2.    Abertura ampla
câmera esportiva abertura

Para ajudar você atingir a alta velocidade do obturador da sua câmera esportiva necessária, você precisa ajustar a sua abertura da forma mais ampla e agradável possível. Aos fotógrafos de esportes profissionais que investem na maioria das vezes, em uma lente muito rápida, como as f / 2.8 e f / 4, então você pode fugir da abertura máxima de vez em quando.

Use uma ampla abertura para capturar a luz suficiente e desfocar o fundo nas suas fotos de ação. No entanto, se você estiver usando uma lente mais barata com uma abertura máxima de f / 5.6 ou inferior, você vai precisar de uma abertura tão ampla quanto possível para deixar entrar toda luz para sua câmera esportiva mostrar uma foto inesquecível. Isto é particularmente verdadeiro quando pretende fotografar em ambientes fechados, com iluminação pobre.

Contudo, para quem está usando uma lente de zoom pode ser tentador chegar tão próximo quanto possível sobre o seu assunto, mas a abertura de sua lente da câmera é mais estreita neste final da faixa de zoom. É melhor definir sua lente em torno da metade de sua gama como um bom compromisso entre o preenchimento do quadro e a entrada de luz suficiente para a câmera esportiva.

Uma vantagem adicional da utilização de uma abertura larga é a profundidade de campo que produz. Com ela é possível borrar quaisquer distrações no fundo e centrar sua atenção firmemente sobre os jogadores, produzindo uma imagem com mais impacto e drama.

3.    Aumente o seu ISO
câmera esportiva iso

Já que você está usando a velocidade rápida do obturador, a sua câmera esportiva pode lutar para expor corretamente a cena, mesmo com a abertura ajustada corretamente. Toda vez que isso acontecer, a única coisa que você pode fazer é aumentar a velocidade ISO da sua câmera esportiva.

Você deve usar a menor configuração ISO que puder, mas haverá situações em que você terá que empurrá-la para maior do que você gostaria. Isso é frustrante, mas lembre-se é melhor ter uma foto recheada de ruídos do que embaçada.

4.    Use o modo burst
câmera esportiva burst

Por definição, ação e esportes movem-se rapidamente, e pode ser difícil mantê-las em foco o tempo o todo. Use o modo de disparo contínuo da sua câmera esportiva, muitas vezes chamado de modo burst, para capturar 4 ou 6 disparos de uma vez, dando-lhe uma chance muito maior de conseguir uma boa imagem.

Use o modo burst para capturar o momento definitivo com a sua câmera esportiva. Tenha em mente que fotografar no modo burst vai encher o seu cartão de memória mais rápido do que tirar fotos individuais, para se certificar que você não irá perder nada, carregue um cartão de memória com uma capacidade grande, ou leve um reserva junto com você.

Porém, se nenhuma destas opções é possível para você porque está fotografando ao ar livre, aproveite uma parte do tempo ou intervalos para largar a câmera esportiva e começar a eliminar algumas de suas fotos ruins e liberar espaço no cartão de memória.

5.    Atire em JPEG
câmera esportiva jpeg

Você pode ficar surpreendido com este conselho, afinal, para a maioria dos tipos de fotografia recomenda-se fotografar em RAW. Este formato é tão popular que certamente você já sabe que ele pode lhe dar melhor qualidade de imagem, e permitir que você faça mais ajustes em seu software de edição.

No entanto, quando falamos em câmera esportiva e fotos com essa finalidade, a velocidade é mais importante do que qualquer outra coisa. Fotografar em JPEG permite capturar mais imagens em um único momento no modo burst e cabem mais imagens em seu cartão de memória.

É certo que a qualidade da imagem não será tão boa como se você tivesse usando RAW, mas isso é mais do que compensado pelo aumento das chances de conseguir a fotografia perfeita com base em todas as opções se colocar a sua câmera esportiva para capturar em JPEG.

6.    Balanço de branco
câmera esportiva balanco

Alguns fotógrafos amadores geralmente vão definir sua câmera esportiva no modo totalmente automático ou um pré modo rotulado como “esportes” ou “ação”. Embora estas opções possam funcionar bem em algumas ocasiões, para realmente levar as suas fotos para o próximo nível você precisa usar um modo semi-manual da sua câmera esportiva.

Quando fotografar ao ar livre, o balanço de branco automático da câmera esportiva normalmente irá fazer um bom trabalho de adaptação à luz. No entanto, muitos esportes de ação ocorrem dentro de estádios ou ginásio sob iluminação artificial e isso pode confundir sua câmera esportiva, produzindo fotos com um tom amarelo ou esverdeado muito perceptível nas imagens.

Todavia, para fotografar em ambientes fechados, ajuste o balanço de branco de sua câmera esportiva para evitar projeções de cores. Em vez de deixar a sua câmera esportiva decidir nestes casos, defina o balanço de branco para fluorescente ou tungstênio / Incandescente, tire algumas fotografias de teste antes do início do evento para verificar qual é o melhor ajuste. Você também pode configurar um balanço de branco personalizado para configurar a sua câmera esportiva mais rapidamente.

7.    Desligue seu flash

Para a maioria dos esportes, você não será capaz de ficar muito perto da ação é por isso que os fotógrafos profissionais precisam das tais lentes longas. Ficar muito longe de seu assunto significa que seu flash será praticamente inútil, e não fará nada, apenas drenar a bateria de sua câmera esportiva. Por isso, desligue-o antes de começar a filmar.

Existem algumas circunstâncias raras, onde você poderá chegar perto o suficiente da ação, neste caso o flash da sua câmera esportiva até pode ter alguma utilidade. No entanto, as rajadas brilhantes podem distrair os jogadores, por isso é melhor deixar o seu flash desligado durante as suas sessões.

8.    Mude a sua focagem
câmera esportiva foco

Concentrar-se em objetos de movimento rápido pode ser muito complicado, por isso é importante configurar a sua câmera esportiva para ser tão sensível e precisa quanto possível. Ajuste o foco da câmera esportiva para manter a clareza perfeita, mesmo em objetos com movimento rápido.

Para começar, mude o foco da sua câmera esportiva de multi-ponto para ponto único e use o ponto de focagem no centro do quadro. Fazendo isso, quando você compor a foto, a sua câmera esportiva vai se concentrar em tudo o que está no centro em vez de tentar manter toda a foto com nitidez aceitável. Isso é mais rápido e também permite que você diga a sua câmera esportiva exatamente o que você deseja focar, ao invés de deixá-la adivinhar.

Por padrão, a câmera vai usar a focalização “one shot”, onde pressionar o botão do obturador pela metade bloqueia a focagem. O problema com isso é que o assunto pode se mover antes de você ter oportunidade de tirar a foto. Em vez disso, use o modo contínuo da câmera esportiva, chamado de “AI Servo” em câmeras Canon, ela reorienta continuamente para manter o assunto em foco nítido em todos os momentos.

9.    Posicione-se corretamente e conheça o esporte.
câmera esportiva conhecer

A posição do fotógrafo também é importante para a configuração adequada de sua câmera esportiva. A melhor coisa que você pode fazer é posicionar-se com o sol atrás das costas. Isso garante que uma grande quantidade de luz chegue até o seu assunto, para deixar tanta luz quanto possível e congelar a ação com essas velocidades rápidas do obturador.

Também é útil você conhecer o esporte que está tirando fotos para antecipar onde a bola pode ir ou a ação dos jogadores, o que vai ajudá-lo a obter as melhores imagens possíveis. Sem falar que este conhecimento possibilita identificar as melhores configurações da sua câmera esportiva. Siga a ação com sua câmera esportiva, garantindo que você está perto o suficiente para manter o assunto no quadro o tempo todo.

10.                  Fotografe de um ângulo baixo, de joelhos ou use um monopé
câmera esportiva angulo baixo

Fotografar de joelhos garante que está capturando um ângulo muito mais dramático com sua câmera esportiva, bem como deixa o assunto da imagem em um fundo mais limpo (céu), em vez de outros atletas ou a grama. A perspectiva mais baixa da foto traz uma excelente profundidade e é uma técnica que você vai ver todos os fotógrafos profissionais fazendo.

Você também pode comprar um monopé e usá-lo, mesmo se sua lente e câmera esportiva não são pesadas. É muito benéfico para ajudar você a manter sua câmera esportiva estável e equilibrada durante as filmagens, em especial de ângulos diferentes, como de joelhos, por exemplo.

A fotografia de esportes combina a emoção da ação com a ciência e precisão de uma boa câmera esportiva. Como um fotógrafo de esportes, você está capturando algo que é próximo e querido para os corações de seus telespectadores, e também tentando fazer um ponto com a sua imagem.

Da mesma forma, operar uma câmera esportiva pode ser um assunto complicado, mas essas configurações da câmera esportiva irão aumentar suas chances de conseguir algumas fotos fantásticas. Os princípios por trás delas são fáceis de aplicar em qualquer esporte, o que lhe permite adaptar-se rapidamente e voltar a concentrar-se em tirar ótimas fotos.

O drama da fotografia de esportes vem de aprender a deixar que o espectador se sinta parte do momento, vendo as gotas de suor, e sentindo as expressões no rosto de um jogador favorito. Tente posicionar-se no campo, tão perto dos atletas quanto possível, para que possa obter um baixo ângulo que coloca o espectador ali com eles. Mantenha uma mão firme e seus olhos vidrados sobre o andamento do jogo. Com foco e atenção, você pode ter fotos de fotografia esportes que vão surpreender.

Se desejar poderá conferir alguns Equipamento de Fotografia e Filmagem Esportiva em nosso site eMania – Foto e Vídeo.

Post anterior

Saiba como criar ilusão de perspectiva

Próximo post

Diretor Sam Mendes, da franquia James Bond, fala sobre película 35mm