A criação da fotografia não pode ser atribuída a uma única pessoa, visto que diversos indivíduos contribuíram para seu desenvolvimento. Até os dias de hoje, é possível notar que as técnicas e ferramentas de fotografia continuam sendo aprimoradas.
Desse modo, é possível se perguntar: o que é a fotografia hoje em dia? Será que as constantes modificações nas técnicas e formas de se fotografar ao longo do tempo modificaram seu conceito?
Se você é fotógrafo profissional, fotografo amador, ou simplesmente um amante da arte, a gente vai falar mais sobre isso agora mesmo. Confere aí!
O que é a Fotografia Hoje?
De acordo com o fotógrafo Rodolfo Santos, em entrevista ao Jornal Estado de Minas, “a tecnologia alterou muitos processos na obtenção de imagens, mas não alterou a essência da fotografia”. Em suma, ele apontou que a essência da arte eterniza um momento através da visão artística e técnica do fotógrafo.
Fato é que a fotografia possui o mesmo significado que apresentava desde seus primórdios, apenas o processo de obtenção e o resultado final se modificou. Isso, aliás, se confirma ao longo de toda a história e seus diversos aprimoramentos. Como, por exemplo, a introdução das imagens coloridas e filmes fotográficos.
Por outro lado, a fotografia ou também os demais tipos de imagem são usadas, há muito tempo, para fins não artísticos também. Alguns exemplos são:
- Recurso de pesquisa e análise;
- Registro de provas em uma investigação criminal;
- Ferramenta de marketing;
- Meio de interação nas redes sociais.
Sendo assim, independentemente do conceito de fotografia, ele sempre se refere ao registro visual de alguém, alguma coisa ou determinado momento. Hoje, inclusive, com o intuito de ser utilizada para diversos fins.
Impacto social e econômico
Diferentes elementos trouxeram a fotografia para uma realidade mais acessível ao grande público. Seja para fotografar como também para adquirir equipamentos fotográficos. Alguns deles são o avanço tecnológico, a popularização das câmeras fotográficas e smartphones com câmeras potentes. Além disso, também pode se considerar a disponibilização de cursos na internet com valores mais baixos e conteúdos grátis.
Isso resultou em uma maior inclusão, tendo em vista que pessoas que antes não tinham condições financeiras de contratar um profissional ou de obter algum equipamento de captura de imagem, pudessem adquiri-los e passassem a registrar momentos especiais ou até mesmo sua visão sobre o mundo.
Mesmo pessoas que tinham acesso à câmera fotográfica e possuíam condições de contratar um fotógrafo profissional, não o faziam com tanta frequência como hoje, pois a câmera de um celular é mais acessível que uma câmera fotográfica, já que esse dispositivo é compacto e passa o dia inteiro conosco.
Quanto à contratação de fotógrafos profissionais, com a maior facilidade em aprender e ingressar nesse ramo, hoje em dia há diversos perfis de fotógrafos, os quais podem atender a distintos públicos e tornar mais acessível e frequente a demanda por fotógrafos profissionais.
A Globalização e a Fotografia
O mercado, as relações políticas, a informação, a arte e as interações pessoais estão cada vez mais globalizadas e as fotografiaspode contribuir com isso ou até mesmo ser parte de um mercado internacional. Por exemplo, atualmente é possível vender e comprar fotografias de stock em sites de bancos de imagens internacionais.
Se pensarmos nas fotografias enquanto arte ou instrumento pelo qual é possível divulgar expressões artísticas de outros países, hoje em dia é possível conhecer trabalhos de artistas internacionais sem sair de casa, tornando mais acessível o acesso à cultura.
A fotografia também contribui com a globalização no sentido de facilitar que as pessoas possam conhecer diversos locais, expressões culturais, hábitos, pontos turísticos, dentre outros, sem sair de casa.
Por meio do Google Maps, por exemplo, é possível visitar ruas de outros países apenas com alguns cliques, visto que o Google capturou imagens de diversas partes do mundo por meio de satélites.
Avanço Tecnológico e como ele afetou a Fotografia
Como mencionado anteriormente, a tecnologia empregada para fotografar resultou em um impacto socioeconômico. No entanto, além desse impacto, a tecnologia contribui de diversas outras maneiras para o segmento fotográfico.
Com o advento das câmeras fotográficas modernas, foi possível obter imagens físicas mais rapidamente sem a necessidade de revelá-las, dispor de recursos fotográficos mais sofisticados e obter maior qualidade nas imagens, por exemplo.
Além do grande número de segmentos que se profissionalizaram na área da fotografia, um tipo de fotografia muito comum são as selfies. Essencialmente, capturadas pelas câmeras frontais de smartphones e publicadas nas redes sociais.
Além disso, outro estilo de fotografia que está muito vinculado ao avanço da tecnologia são as fotos panorâmicas. Nesse sentido, as pessoas podem capturar uma imagem com uma dimensão maior do que a câmera consegue captar ao estar imóvel. Existem também as imagens que podem ser capturadas por drones e seus ângulo de tirar o fôlego.
Para conhecer um pouco mais sobre alguns dos estilos de fotografias mencionados aqui, confira o nosso post “Os 15 melhores gêneros de fotografia que você precisa conhecer”. Nele você poderá saber de forma mais aprofundada a respeito de cada um dos estilos listados acima.
Conclusão
Como você pôde perceber ao longo deste post, a fotografia pode dispor de diversos conceitos, mas todos eles estão de alguma forma relacionados ao registro visual de alguma coisa, independente do fim para o qual servirá.
A forma com que fazemos fotografia e nos relacionamos com ela foi modificada profundamente com o avanço da tecnologia, o qual aprimorou recursos fotográficos e tornou mais acessível às câmeras e o conhecimento sobre como utilizá-las.
Além disso, neste post pudemos perceber como as fotografias contribui para o mundo globalizado que vivemos hoje em dia e como o próprio mercado de fotografias se beneficia da globalização a partir de sites de banco de imagens internacionais.
Por fim, foi possível conhecer um pouco sobre os principais gêneros de fotografar e quais estilos novos estão surgindo com o avanço da tecnologia.
E então, o que você achou deste conteúdo sobre o que é fotografia hoje? Deixe nos comentários!