Ser um fotógrafo de arquitetura é inspirador. Existem muitas formas e desafios para retratar em suas fotografias, pontos que tornam esse trabalho ainda mais animador e recompensador.
E para quem está pensando em se aventurar nesse estilo fotográfico, nada melhor que conhecer os melhores profissionais da área, não é mesmo?
É uma ótima oportunidade para acompanhar o trabalho de especialistas e, quem sabe, eliminar de vez a sua dúvida de iniciar ou não nessa aventura. Então, vamos lá!
Veja neste artigo, os 10 Melhores Fotógrafos de Arquitetura do Mundo e conheça um pouco mais sobre eles. Aproveite para conferir se o seu fotógrafo favorito encontra-se nessa lista também.
1. Daniel Cheong
O fotógrafo francês possui um emprego na área de telecomunicações, o que lhe permite viajar para diferentes lugares e capturar suas imagens. É considerado o melhor fotógrafo de arquitetura do mundo atualmente e já registrou fotos em países como França, Japão, Estados Unidos e muitos outros.
Os destaques das imagens de Cheong ficam por conta das capturas dos pontos mais altos que visita e o toque surreal que adiciona às suas fotografias. As fotos de arquitetura capturadas pelo fotógrafo poderiam ser confundidas facilmente com pinturas em tela, graças a sua qualidade e imponência.
2. Mike Hollman
Listado entre os 13 melhores fotógrafos de arquitetura do mundo em 2015, pelo Interactive Design Institute do Reino Unido, é sem dúvida um dos destaques dessa lista. Ganhador de diversos prêmios de fotografia comercial, Hollman chegou às finais da Copa Mundial de Fotografia nos anos de 2013 e 2014.
Dedicou os últimos 20 anos para viajar pelo mundo e capturar fotos de arquitetura, pessoas, culturas e paisagens. Seu estilo único lhe rendeu não só muitos prêmios e reconhecimentos como também a segunda posição em nossa lista, como fotógrafo de arquitetura.
3. Paul Clemence
Brasileiro, natural do Rio de Janeiro e atual residente na cidade Nova Iorque. Paul foi destaque nos principais eventos de arquitetura como a Bienal de Arquitetura de Veneza. Seu trabalho tem extensa publicação nas principais revistas do segmento como ArchDaily, Architizer, Casa Vogue Brasil e outras.
Publicou um livro fotográfico da Farnsworth House, uma das casas mais famosas do mundo localizada em Illinóis, nos Estados Unidos. Sua publicação foi considerada a documentação fotográfica mais completa da residência até então.
4. Matthias Haker
Fotógrafo freelancer e apaixonado por arquitetura, viagens e paisagens. Seu trabalho na fotografia de arquitetura se destaca pelas imagens de prédios abandonados, como no ensaio Decay, ou decadência em português.
Para capturar a riqueza de cores de suas fotos, Haker utiliza a técnica HDR para combinar diferentes exposições da câmera. Outro detalhe que chama muito a atenção, é que Matthias se recusa a revelar a localização dos edifícios abandonados que registra.
Segundo o fotógrafo de arquitetura, nem todas as pessoas possuem o respeito e admiração que ele com essas ruínas. Por esse motivo, ele procura manter o sigilo das localizações como forma de proteger seus santuários.
5. Martin Stavars
Editor-chefe na ND Magazine e considerado o Fotógrafo de Arquitetura do Ano, em 2014, no International Photography Awards em Nova Iorque. Seu trabalho foi exposto em diversos países como Japão, Polônia, Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos.
Suas fotos de arquitetura se destacam pela captura em preto e branco e lentes grande-angulares, dignas de uma perspectiva única para suas imagens.
O fotógrafo de origem polonesa estudou inicialmente economia e ciências da computação, até que decidiu se entregar para sua verdadeira paixão: as paisagens urbanas.
6. Michal Karcz
Apaixonado por pintura, fotografia e música, Karcz afirma que todas essas artes influenciam as suas fotos. Suas imagens são de tirar o fôlego e, algumas vezes, levam o espectador para uma viagem incrível a outro mundo.
Os maiores motivadores do artista, segundo ele mesmo, seriam desejo, imaginação, medos e sonhos. Talvez, um dos maiores segredos para retratar tanta emoção e significado em suas fotos de arquitetura.
7. Adam Dobrovits
Outro fotógrafo de arquitetura muito criativo e ousado em seu trabalho. A criatividade de Adam é um dos maiores destaques de suas fotografias que, algumas vezes, passam a impressão de fotos capturadas em outro planeta.
Além de seus trabalhos na fotografia de arquitetura, Adam também coleciona imagens de casamentos, retratos, natureza, macro fotografia e muitas outras.
8. Romain Mattei
Começou suas atividades como fotógrafo em 2005, mas desde a infância apresentava uma paixão incrível pela fotografia. O engenheiro francês, fascinado por contar a história de diferentes lugares em suas fotos, fala até 7 idiomas e declara sua preferência por fotografias ao ar livre.
Em suas viagens dedica-se a interagir com o público local e conhecer mais de sua cultura. Em seguida, procura transmitir essas histórias através de suas imagens. O que faz com muita propriedade, por sinal.
P.S.: Não encontramos nenhum retrato de uma fonte segura e confiável de Romain para ilustrar o post.
9. João Morgado
O fotógrafo português, nascido em Cascais em 1985, foi considerado um dos 10 melhores fotógrafos de arquitetura pela revista TopTeny de Nova Iorque. Venceu o prêmio ARCAID (Imagens e Fotografia de Arquitetura) de 2014 e introduziu um novo conceito para fotografia arquitetônica através da captura aérea por Drones, no ano de 2013.
Teve o seu trabalho divulgado na revista Architetural Digest e outros importantes canais do segmento, solidificando a sua posição como um dos melhores fotógrafos de arquitetura atualmente.
10. Michal Grosman
Fotógrafo de arquitetura especializado na captura do interior e exterior de prédios. Atua como freelancer em Praga nos seguintes estilos fotográficos: retratos, fotos de produtos, fotografia publicitária, casamentos e nu artístico.
Além de sua atuação como fotógrafo de arquitetura e outros gêneros, Grosmann também atua como professor para fotógrafos iniciantes e avançados, fotografia noturna e retratos. Atualmente tem dedicado parte de seu tempo em busca de retratos em preto e branco inspirados na década de 60 e 70.
E aí, o que achou dos 10 melhores fotógrafos de arquitetura do mundo? Sem dúvida, todos merecem suas posições nessa lista não é mesmo?
Deixe o seu comentário abaixo sobre essa lista ou diga qual fotógrafo também deveria estar presente. Vamos adorar conhecer a sua opinião!