Melhores Câmeras para Iniciantes

0 2.062

Se você é iniciante em fotografia e está perdido sobre qual câmera comprar, então esse guia com as Câmeras para Iniciantes é para você. Eu já fiquei perdido no mundo das câmeras passando horas e mais horas em sites, fóruns e vídeos no Youtube buscando alguma câmera que fosse a ideal para mim, por isso quero poupar seu tempo e fornecer um guia completo sobre indicações das melhores Câmeras para Iniciantes que você pode adquirir dependendo da faixa de preço e utilidade procurada… serão as melhores que seu dinheiro poderá comprar!

Você se lembra ou sabe a classificação das câmeras? Se a resposta for negativa, sugiro que leia o artigo Câmeras – O Guia Definitivo porque ele vai esclarecer o modo como as Câmeras para Iniciantes estão divididas em categorias e para quem cada categoria é indicada, inclusive no quesito preço.

Mas qual câmera fotográfica comprar? Procurando algo casual para capturar suas férias? Talvez, uma compacta pode ser suficiente para seu uso. Agora, se você está procurando fazer algo mais artístico ou tirar fotos como um hobby sério, uma câmera mirrorless ou DSLR provavelmente será sua melhor aposta.

Câmeras para Iniciantes – Compactas

Sony Cyber-Shot W800

Melhores Câmeras para Iniciantes
Sony Cyber-Shot W800

A Sony Cyber-Shot W800 é a câmera digital mais barata da Sony. Disponível com sensor de 20mp e lente com zoom óptico de 5x, vale a pena considerar esta câmera compacta.

Embora os recursos possam parecer básicos, é a facilidade de uso que se destaca nesta câmera, com um modo automático inteligente, vários modos de cena, fotografia panorâmica e modo P (Programação automática). Você encontrará até um modo “Fácil” que amplia os ícones para tornar a câmera ainda mais fácil de usar.

A Sony Cyber-Shot W800 vem com uma lente de zoom óptico de 5x, equivalente a 26mm a 130mm, juntamente com um sensor CCD de 20mp , o que significa que o disparo contínuo em alta velocidade provavelmente não será muito impressionante, e a resolução máxima para gravação de vídeo é 720p (1280×720 pixels).

Melhores Câmeras para Iniciantes
Sony Cyber-Shot W800

Há um foco automático com detecção de rosto e um flash embutido. Portanto, retratos e fotos com flash devem ser melhores do que alguns smartphones com apenas uma luz LED.

A tela possui 2,7 polegadas com uma resolução de 230 mil pontos. A estabilização eletrônica de imagem é uma opção. A câmera pesa 125g com bateria e cartão de memória e pode usar cartões de memória SD ou Sony Memory Stick, tornando-a muito leve.

Principais Características

20.1MP 1/2.3″ Super HAD sensor CCD
Lente com zoom óptico de 5x, f/3.2-6.4 (equivalente a 26-130mm)
Tela de 2,7 polegadas, 230 mil pontos
ISO100 – ISO3200
Vídeo 720p, 30fps, som mono
Modo fácil
Disponível em prata ou preto
Bateria de até 200 fotos por carga

Construção, manuseio e qualidade de imagem

A câmera Sony W800 Cyber-Shot possui um corpo de plástico, com um efeito de metal na frente. Há uma entrada de tripé embaixo e a câmera usa uma bateria recarregável de íon de lítio da Sony. Você também encontrará o slot do cartão de memória SD próximo ao slot da bateria.

A tela é boa, mas não é algo particularmente especial, funcional, e não brilhante. O controle de zoom é um design mais básico usando botões, e o botão de disparo do obturador fica na parte superior, ao lado do botão liga/desliga. Na parte traseira, há um controle de 4 direções com um botão OK no meio. O botão Menu exibe controles na tela, permitindo acesso rápido às configurações da foto. Se você rolar até a parte inferior, poderá acessar os menus mais avançados.

É tudo muito funcional, fácil de usar, e há um número razoável de controles para uma câmera básica de apontar e disparar, com opções para alterar o ISO e o Balanço de Branco. Existe um modo de fotografia panorâmica, bem como um modo “Fácil“, caso você precise.

Melhores Câmeras para Iniciantes
Amostra de imagem capturada com a Sony Cyber-Shot W800

A duração da bateria é avaliada em 200 fotos, o que é médio para uma câmera compacta, e recomenda-se uma bateria sobressalente se você quiser fotografar mais. O foco é razoável com boa luz, mas pode ser lento com pouca luz.

Melhores Câmeras para Iniciantes
Amostra de imagem capturada com a Sony Cyber-Shot W800

Se você está apenas querendo apontar e disparar na câmera e provavelmente filmar em condições de sol intenso, as imagens da câmera podem ser consideradas boas o suficiente, principalmente se você planeja compartilhar fotos no Facebook e em outros sites de mídia social . O foco em condições de pouca luz é auxiliado pela lâmpada auxiliar de AF, mas ainda pode sofrer com pouca luz. A reprodução de cores é razoavelmente boa e a câmera possui uma opção DRO (Dynamic Range Optimization) para melhorar o alcance dinâmico capturado pela câmera, aumentando as sombras.

FujiFilm X100F

Melhores Câmeras para Iniciantes
FujiFilm X100F

A X100F da Fuji é bonita e fácil de usar. Esperávamos que a lente 23mm f/2 fosse um pouco mais nítida e o foco automático pudesse ser um pouco mais rápido. Mas a qualidade da imagem geralmente é excelente, o visor híbrido é fantástico e a velocidade do obturador e os selos de abertura inspiram você a se envolver mais com essas configurações.

Com um sensor X-Trans CMOS III de 24,3 MP, um processador rápido, um sistema AF aprimorado e um layout de botão atualizado com controle de foco automático do joystick para facilitar a seleção do ponto AF, a FujiFilm X100F é a câmera mais refinada dessa categoria. Tivemos a chance de testar a Fuji X100F no início deste ano, por isso decidimos incluir esta câmera compacta na nossa lista de Câmeras para Iniciantes.

Principais Características

Sensor 24.3MP APS-C formato X-Trans CMOS III
Lente fixa (equivalente a 35mm f/2)
1 Slot para cartão de memória SD/SDHC/SDXC
Visor híbrido óptico/eletrônico
Filma em Full HD
LCD fixo de 3 polegadas
Bateria de até 270/390 fotos por carga

Construção, manuseio e qualidade de imagem

Graças às tampas superior e inferior em liga de magnésio e à construção sólida geral, a FujiFilm X100F é uma câmera projetada para durar. A Fuji usou plástico para a seção do meio e a cobriu com couro sintético de alta qualidade.

O visor óptico/eletrônico híbrido da Fuji X100F é exclusivo e você alterna do EVF para o OVF por meio de uma alavanca na frente da câmera. A visão nítida e brilhante lembra o quão eficientes os visores de visão direta podem ser.

Os controles de abertura da lente e velocidade do obturador são simples, eficazes e atualizados, embora seja difícil girar o botão giratório clicável na parte traseira sem pressioná-lo acidentalmente e cancelar o ajuste que você estava tentando fazer.

Melhores Câmeras para Iniciantes
Amostra de imagem capturada com a FujiFilm X100F

A qualidade da imagem é excelente, assim como os modos de simulação de filme da FujiFilm – incluindo o novo modo preto e branco Acros. Os modos de expansão da faixa dinâmica também são eficazes, especialmente para reter detalhes de destaque delicados.

Melhores Câmeras para Iniciantes
Amostra de imagem capturada com a FujiFilm X100F

Resumindo, sua qualidade de construção é inigualável. O visor óptico/eletrônico híbrido é excelente, assim como o modo no estilo rangefinder. O foco automático aprimorado é tão bom quanto a concorrência. E a nova alavanca de foco torna o controle ainda mais rápido, fazendo da Fuji X100F uma das melhores Câmeras para Iniciantes.

Câmeras para Iniciantes – SuperZoom

Canon PowerShot SX540 HS

Melhores Câmeras para Iniciantes
Canon PowerShot SX540 HS

Com uma poderosa lente de zoom óptico de 50x (equivalente a 24-1200mm), estabilização de imagem para excelente desempenho óptico. A Canon PowerShot SX540 HS possui um novo sensor CMOS de alta sensibilidade de 20,3 megapixels com processador de imagem DIGIC 6 que ajuda a fornecer alta resolução combinada com impressionante desempenho com pouca luz. Um botão Wi-Fi dedicado permite fácil compartilhamento e transferência de imagens pela tecnologia Wi-Fi e NFC.

Melhores Câmeras para Iniciantes
Canon PowerShot SX540 HS

A câmera PowerShot SX540 HS da Canon possui um botão de filme dedicado para que os usuários possam gravar facilmente vídeo em Full HD 1080p a uma taxa aprimorada de até 60qps no formato MP4 com som estéreo. A Canon PowerShot SX540 HS possui um recurso avançado e aprimorado de assistência ao quadro de zoom que controla inteligentemente a lente, facilitando a identificação do assunto principal da foto, mesmo quando o objeto está em movimento. Ele também possui uma opção de botão de bloqueio para rastreamento rápido e preciso de objetos. A grande tela LCD de 3,0 polegadas da câmera digital PowerShot SX540 HS permite uma visualização fácil.

Principais Características

Sensor CMOS de 20,3 MP, 1/2,3″
Processador DIGIC 6
Zoom óptico de 50x (equivalente 24-1200mm)
Vídeo Full HD 1080p a 60p
Monitor LCD de 3,0 polegadas
ISO 80-3200; 5,9 disparos
Wi-Fi e NFC embutido

Construção, manuseio e qualidade de imagem

O corpo da Canon PowerShot SX540 HS possui um revestimento texturizado que tem um duplo efeito, proporcionando uma sensação de qualidade mais alta e ajudando-a a se sentir segura na mão. A alça é recuada para que seu dedo do meio fique confortavelmente na alça, enquanto o dedo indicador repousa naturalmente sobre o disparador.

Logo atrás do botão de liberação do obturador, há um botão de rolagem que é usado para diferentes funções, dependendo do modo de fotografia em que você está. Na prioridade de abertura, ele controla a abertura, enquanto na prioridade do obturador, a velocidade do obturador. Se você estiver gravando no modo manual, poderá alternar entre alterar a velocidade do obturador e a abertura pressionando o botão de compensação de exposição. O mostrador em si é muito acessível pelo seu dedo indicador e possui a quantidade certa de resistência a ele.

Melhores Câmeras para Iniciantes
Amostra de imagem capturada com a Canon PowerShot SX540 HS

A Canon SX540 HS é excelente para retratos, imagens de paisagens, fotografia de rua e diária, mas não tanto para tirar fotos de esportes em que é provável que os objetos estejam se movendo muito. Isso a torna adequado para pessoas que desejam uma câmera que possam usar diariamente e para fotografia de rua.

Melhores Câmeras para Iniciantes
Amostra de imagem capturada com a Canon PowerShot SX540 HS

Obviamente, se você souber mexer nas configurações, poderá melhorar o desempenho. No geral, essa oferta da Canon é bastante média. Você precisa considerar suas opções antes de investir neste modelo. Pergunte a si mesmo, o que você realmente quer de uma câmera? A Canon SX540 HS pode ser o que você precisa ou não.

Canon PowerShot SX420 IS

Melhores Câmeras para Iniciantes
Canon PowerShot SX420 IS

Seguindo a linha de câmeras superzoom, existe também uma versão mais acessível, a PowerShot SX420 IS, ela possui uma lente de zoom óptico de 42x (equivalente a 24-1008mm) e estabilizador de imagem para excelente desempenho óptico. Um botão Wi-Fi dedicado permite fácil compartilhamento e transferência de imagens pela tecnologia Wi-Fi e NFC. O sensor de 20,0 megapixels com o processador de imagem DIGIC 4+ ajuda a oferecer uma qualidade de imagem impressionante. O recurso Smart Auto seleciona de forma inteligente as configurações adequadas para a câmera, com base em situações de gravação predefinidas e captura de vídeo HD em 720p no formato MP4.

Melhores Câmeras para Iniciantes
Canon PowerShot SX420 IS

A grande tela LCD de 3,0 polegadas da câmera digital PowerShot SX540 HS Canon permite uma visualização fácil, mesmo a partir de um ângulo muito inclinado. Seu modo Hybrid Auto grava clipes de vídeo rápidos antes de cada imagem estática e os compila para criar um rolo de destaque curto.

Principais Características

Sensor APS-C CMOS 20MP
Processador DIGIC 4+
Zoom óptico 42X
LCD: 3,0 polegadas
Modo de filme HD
Wi-Fi e NFC embutido
Bateria de até 190 fotos por carga

Construção, manuseio e qualidade de imagem

Como na maioria das câmeras básicas, a qualidade de imagem da PowerShot SX420 é adequada quando a iluminação é boa, mas a SX420 da Canon se esforça para criar imagens de ótima aparência em condições de pouca luz, exatamente como você esperaria de uma câmera que possui 1 Sensor de imagem de 2,3 polegadas.

Melhores Câmeras para Iniciantes
Amostra de imagem capturada com a Canon PowerShot SX420 IS

A Canon deu a PowerShot SX420 uma resolução de 20 megapixels, que é um nível desejável de resolução no mercado de câmeras digitais atualmente. Ainda assim, o pequeno sensor de imagem de 1/3 de polegada limita a eficácia da resolução de 20 megapixels.

Melhores Câmeras para Iniciantes
Amostra de imagem capturada com a Canon PowerShot SX420 IS

Com ela você tem acesso a vários modos de fotografia com efeitos especiais que podem ajudá-lo a criar algumas imagens interessantes. Os efeitos especiais tornam o SX420 divertida de usar.

Um aspecto do design que afeta muitas câmeras Canon PowerShot são os botões de controle na parte traseira da câmera, que são muito pequenos e muito ajustados ao corpo da câmera para serem usados ​​confortavelmente. A PowerShot SX420 também sofre com esse problema. No entanto, como você usará este modelo no modo automático, talvez não seja necessário usar esses botões com frequência.

Câmeras para Iniciantes – DSLR

Canon EOS SL3

Melhores Câmeras para Iniciantes
Canon EOS SL3

Seguindo com as dicas de Câmeras para Iniciantes, temos o modelo de entrada mais recente da Canon. A EOS Rebel SL3 é a mais recente da linha de câmeras DSLR ultracompactas da empresa e vem com um sensor APS-C de 24MP que possui foco automático preciso e Dual Pixel fácil de usar.

Melhores Câmeras para Iniciantes
Canon EOS SL3

A SL3 da Canon não apenas possui um dos melhores modos de guia para iniciantes que já vimos em uma câmera (o mesmo que a Rebel T7i da Canon, muito semelhante, mas maior), mas também é capaz de tirar ótimas imagens em uma ampla variedade de circunstâncias. Também é divertida de usar, confortável de segurar e possui uma bateria de alta duração, desde que você use o visor óptico.

Principais Características:

Sensor APS-C de 24MP com AF Dual Pixel
Visor óptico
Gravação de vídeo 4K (com corte de 1,7x)
Tela articulada sensível ao toque
Excelente modo “Guia para Iniciantes
Suporte Wi-Fi e Bluetooth
1.070 fotos usando o visor óptico
320 fotos em exibição ao vivo com AF Dual Pixel

Construção, manuseio e qualidade de imagem

Sendo a menor e mais leve DSLR do mercado , a Canon EOS Rebel SL3 mede 12.24 x 9.26 x 6.98cm e pesa 449g com bateria e cartão. Embora seja leve, há peso suficiente no corpo para que fique bem equilibrado, mesmo quando a lente do kit está totalmente estendida. A Canon SL3 está disponível possui corpo ergonômico que é confortável para mãos pequenas e grandes.

A Canon SL3 liga, focaliza e captura uma imagem em cerca de meio segundo, com bastante velocidade para tirar uma foto espontânea. Sob luz brilhante, o foco é muito rápido para travar em um objeto estático, fazendo isso e capturando uma foto em menos de 0,05 segundos. Em condições de pouca luz, o tempo de foco se estende, exigindo cerca de 0,3 segundo para capturar o foco com a lente do kit, que é o par para o curso de uma SLR de nível de entrada.

Melhores Câmeras para Iniciantes
Amostra de imagem capturada com a Canon EOS SL3
Melhores Câmeras para Iniciantes
Amostra de imagem capturada com a Canon EOS SL3

Apesar de seu tamanho reduzido e preço de entrada, a Canon EOS Rebel SL3 é uma DSLR surpreendentemente robusta, bem construída e bem pensada, não apenas para imagens estáticas, mas também para vídeo. A qualidade de imagem da Canon SL3 também é muito grande e rivaliza com os modelos de câmera de preço mais alto no espaço do sensor APS-C de mais de 20 MP.

Canon Rebel T100

Melhores Câmeras para Iniciantes
Canon Rebel T100

Destinado diretamente àqueles que gostariam de adquirir DSLR’s, a Canon EOS T100 (também conhecida como EOS 4000D) é a DSLR mais básica da linha EOS da Canon. Se preferir, você pode pegar a mais recente Canon Rebel T8i por um preço próximo, mas ainda não temos previsão de quando este modelo chegará ao Brasil. Depois de um tempo no mercado, o preço da Canon T100 também pode ficar abaixo da Canon T7.

Melhores Câmeras para Iniciantes
Canon Rebel T100

A Canon EOS T100 possui todas as especificações básicas que você esperaria de uma DSLR (sensor APS-C grande, visor óptico, controle manual e assim por diante), mas faz uma série de compromissos para manter a câmera o mais barata possível – incluindo uma tela de baixa qualidade, montagem de lente de plástico e falta de recursos que geralmente são comuns em outros modelos (como funcionalidade de toque, gravação de vídeo 4K e até um botão liga/desliga dedicado).

Principais Características:

Sensor APS-C de 18,0MP
Visor óptico
Gravação de vídeo em Full HD
Tela de 2,7 polegadas
Conectividade Wi-Fi
Bateria de até 500 fotos por carga

Construção, manuseio e qualidade de imagem

A Canon construiu a EOS T100 a um preço baixo com o objetivo de torná-la a DSLR mais acessível da empresa. Consequentemente, possui corpo e controles em policarbonato. Ela também possui uma estrutura super leve.

Em outra medida de redução de custos, o seletor de modo é usado como o interruptor de energia. Isso significa que você deve selecionar o modo de disparo que deseja usar sempre que ligar a câmera. Isso pode ser uma coisa boa para alguns usuários, porque isso significa que você nunca irá ligar a câmera e disparar acidentalmente no modo errado. Achei que isso significava que eu continuava esquecendo de desligar a câmera, mas como ela desliga automaticamente depois de um tempo, a bateria não fica “viciada” rapidamente.

Melhores Câmeras para Iniciantes
Amostra de imagem capturada com a Canon Rebel T100

Uma das grandes vantagens de ter uma câmera DSLR é poder trocar as lentes. De uma lente mais angular para fotografar uma paisagem, a uma tele para fotografia de esporte e shows. Usando uma lente fixa como a Lente EF 50mm f/1.8 STM, que é mais clara, você consegue dar aquele efeito de desfoque (bokeh), deixando seus retratos mais interessantes. Ideal para ensaios de família, fotografia de bebês e crianças, objetos, entre outros.

Melhores Câmeras para Iniciantes
Amostra de imagem capturada com a Canon Rebel T100

No geral, os controles são básicos, mas eficazes. A Canon sempre foi boa em simplificar suas DSLRs de nível básico, mas ainda com acesso direto suficiente às configurações e controles da câmera para acompanhar os proprietários à medida que desenvolvem suas habilidades e conhecimentos técnicos.

Em um nível, a EOS T100 da Canon funciona perfeitamente bem. Como introdução à fotografia DSLR, ela fornece tudo o que você precisa: um sensor decente e controle manual suficiente para ajudá-lo a desenvolver suas habilidades.

Canon EOS 80D

Melhores Câmeras para Iniciantes
Canon EOS 80D

A Canon EOS 80D é uma DSLR de nível entusiasta para iniciantes em fotografia. Possui o sensor CMOS APS-C de 24MP que oferece o sistema de foco automático de detecção de fase com sensor Dual Pixel. A EOS 80D da Canon também ganha um novo sistema AF híbrido de 45 pontos, com todos os pontos do tipo cruzado.

Melhores Câmeras para Iniciantes
Canon EOS 80D

A maioria dos controles acessíveis estão disponíveis através da tela touchscreen articulada, bem como através de botões de controle físico. O vídeo é uma parte importante do pacote total da Canon 80D. Embora não possa gravar 4K, oferece captura 1080/60p e foco automático contínuo durante o vídeo. Uma entrada para fone de ouvido foi adicionada para complementar sua porta de microfone.

Principais Características

Sensor CMOS APS-C de 24 MP com AF Dual Pixel
Tela touchcreen articulada de 3 polegadas
Captura de vídeo 1080/60p
Corpo resistente às intempéries
Wi-Fi + NFC
Bateria de até 960 fotos por carga

Construção, manuseio e qualidade de imagem

O corpo da Canon EOS 80D é bem dimensionado, com amplos pontos de controle, mantendo-se razoavelmente leve. É construída em liga de alumínio e é vedada contra umidade e poeira. O design dos controles são colocados logicamente e os menus são intuitivos.

A tela touchscreen articulada da Canon 80D é especialmente útil quando usada em conjunto com o Menu Rápido para acessar rapidamente as principais funções. E os recursos de toque para foco/toque para fotografar são úteis para fotografia de rua e fotos espontâneas. E é ainda mais útil durante a captura de vídeo.

A Canon EOS 80D produz imagens de excelente qualidade. Ela captura em JPEG sem ruído desde ISO 100 até ISO 1600 – um desempenho muito bom para um sensor APS-C de 24 megapixels. As configurações mais rápidas de ISO 6400 e 12800 exibem progressivamente mais ruído, com a configuração mais rápida de ISO 25600 mais reservada para emergências.

Melhores Câmeras para Iniciantes
Amostra de imagem capturada com a Canon EOS 80D

A fotografia noturna é muito boa, com a velocidade máxima do obturador de 30 segundos e o modo Bulb, permitindo capturar luz suficiente em todas as situações. Os diferentes Estilos de imagem e a capacidade de criar os seus são um benefício real para os fotógrafos JPEG, assim como as configurações personalizadas de Prioridade de tom de destaque e Otimizador automático de iluminação, quando usadas nas condições certas.

Melhores Câmeras para Iniciantes
Amostra de imagem capturada com a Canon EOS 80D

A Canon criou uma das melhores Câmeras para Iniciantes em fotografia. Ela é bem construída, com controles dispostos de forma sensata e possui boa ergonomia e um amplo conjunto de recursos. Mais importante ainda, a qualidade da imagem é excelente para retratos, imagens de paisagens, fotografia de rua e diária, com muitos detalhes, especialmente nas configurações de sensibilidade mais baixa.

Câmeras para Iniciantes – Mirrorless

Canon EOS R

Melhores Câmeras para Iniciantes
Canon EOS R

Caso você já queira começar com um modelo mais avançado, a Canon EOS R pode ser sua primeira câmera. A Canon EOS R é a primeira câmera mirrorless fullframe a usar o novo suporte de montagem RF da Canon. Ela foi construída com o mesmo sensor Dual Pixel CMOS de 30 megapixels da EOS 5D Mark IV de 2016, mas foi projetado para uma nova série de lentes RF. A Canon diz que o suporte de lente RF permitirá que eles projetem lentes melhores ou menores do que na montagem EF existente.

Melhores Câmeras para Iniciantes
Canon EOS R

O sensor de 30,3MP da Canon EOS R, o processador DIGIC 8 e as lentes de montagem RF oferecem uma qualidade de imagem excepcional, reprodução de cores fantástica, excelente qualidade de lente, melhor personalização da categoria, foco automático e rastreamento incríveis.

Principais Características

Sensor Full Frame de 30MP com AF Dual Pixel
Visor OLED de 3,69″
LCD traseiro totalmente articulado
Vídeo UHD 4K 30p de um corte de 1,8x do sensor
Bateria de até 380 fotos por carga

Construção, manuseio e qualidade de imagem

O corpo em liga de magnésio grita “qualidade”, sentindo-se tão robusto quanto fantástico de segurar. Como seria de esperar, é dramaticamente mais elegante do que suas primas DSLR.

Qualquer que seja a lente Canon que você escolher, na frente do anel de foco manual, você notará uma entrada adicional: o anel de controle. Isso pode ser programado (ou deixado inativo, se você preferir) para ajustar a abertura, obturador, balanço de branco ou ISO, oferecendo uma dimensão extra de controle e personalização; os videomakers, por exemplo, vão pular de alegria com a capacidade de ter um anel de abertura no estilo de cinema (embora o anel nas lentes de lançamento não seja clicável). Esta entrada também pode ser adicionada a qualquer lente EF ou EF-S com o adaptador de montagem em anel de controle.

Melhores Câmeras para Iniciantes
Amostra de imagem capturada com a Canon EOS R

As imagens são nítidas e detalhadas e a focagem automática é excelente – com um único ponto AF selecionado, dificilmente perdemos o objeto. O sensor full frame dá uma sensação real de profundidade de campo, enquanto tudo o que gostamos na qualidade de imagem da Canon EOS R é tão verdadeiro para o vídeo quanto para imagens estáticas.

Melhores Câmeras para Iniciantes
Amostra de imagem capturada com a Canon EOS R

A Canon EOS R é, simplesmente, uma janela para o futuro do novo sistema da Canon, com suas lentes impressionantes e novas possibilidades nas funções da câmera. É um vislumbre de seu incrível nível de dedicação aos fotógrafos que querem apenas uma câmera que faça com que a fotografia pareça sem esforço.
É também um lembrete de que a Canon fabrica câmeras há mais de 80 anos, e essa experiência ainda conta para algo quando se trata de ergonomia, funcionalidade e design óptico.

Canon EOS RP

Melhores Câmeras para Iniciantes
Canon EOS RP

Dando continuidade em nossas dicas de Câmeras para Iniciantes, agora vamos para outra grande tacada da Canon. A EOS RP está entre as câmeras full-frame menores e mais leves do mercado e é a câmera full-frame mais barata dos últimos tempos. E apesar de suas especificações não causarem um alarde, a Canon RP é uma câmera pequena e agradável, com qualidade de imagem sólida, que será uma excelente Câmera para Iniciantes que estão embarcando em fotos casuais e aqueles que já estão no ecossistema da Canon procurando um segundo corpo compacto.

Melhores Câmeras para Iniciantes
Canon EOS RP

A EOS RP da Canon promete oferecer uma experiência de fotografia simplificada em troca de seu grande sensor de imagem em tamanho cheio a um custo razoável.

Principais Características

Sensor CMOS Dual Pixel de 26,2MP
Vídeo 4K/24p (da região de corte de 1,7x)
AF de detecção ocular no modo contínuo / Servo AF
Processador DIGIC 8
Visor OLED de 2,36M pontos
Tela touchscreen totalmente articulada
Bateria de 250 fotos por carga

Construção, manuseio e qualidade de imagem

Apesar do seu peso leve, o chassi de liga de policarbonato da Canon EOS RP parece bem sólido, sem rangidos ou sinais óbvios de redução de custos. Com a EOS RP, a Canon fez um excelente trabalho ao fazer com que a câmera parecesse familiar, um fato que absolutamente não pode ser superestimado. Embora muito menor que as DSLRs fullframe da Canon, a aderência parece robusta o suficiente para mãos até um tanto grandes. O resto do design do corpo parece muito mais compacto do que outras câmera, não há muitos botões, mas apenas o suficiente.

Melhores Câmeras para Iniciantes
Amostra de imagem capturada com a Canon EOS RP

Sempre gostamos de como as câmeras da Canon reproduzem cores, graças à excelente ciência das cores. A Canon EOS RP continuou nessa linha, produzindo tons e cores de pele agradáveis, especialmente no modo JPEG. No entanto, a faixa dinâmica não é a melhor em ISOs mais baixos.

Melhores Câmeras para Iniciantes
Amostra de imagem capturada com a Canon EOS RP

A EOS RP da Canon pode capturar em 4K e oferece captura Full HD. Quanto à qualidade, o vídeo 4K é bastante nítido e de alta qualidade, visualmente falando. No entanto, o vídeo Full HD em comparação é muito menos nítido e um pouco “mais confuso” no geral.

A Canon EOS RP é uma câmera significativa. Esta é a primeira câmera a realmente cair no espaço da câmera fullframe de nível de entrada. Hoje, a EOS RP é vendida por um preço menor do que muitas câmeras com sensores menores.

Por fim, a Mirrorless Canon EOS RP oferece uma experiência de gravação que parece familiar e intuitiva,

Sony Alpha a6600

Melhores Câmeras para Iniciantes
Sony Alpha a6600

Esta é sem dúvidas uma das melhores Câmeras para Iniciantes até aqui. A Sony a6600 é a mais recente e maior oferta da Sony em suas populares Câmeras Mirrorless APS-C da série a6xxx. Seu sensor de 24,2MP e o processador de imagem BIONZ X não são nada de especial, mas a Sony foi à frente com os avançados recursos de foco automático e rastreamento de objetos.

Melhores Câmeras para Iniciantes
Sony Alpha a6600

A Sony a6600 Mirrorless pode gravar vídeo 4K HDR a 30 qps, juntamente com imagens em Full HD 1080p até 120 qps. Há também uma nova entrada de microfone integrada para áudio mais nítido e também um fone de ouvido integrado para monitoramento preciso do som gravado.

Principais Características

Sensor CMOS de 24MP APS-C
Estabilização de imagem no corpo
Visor eletrônico OLED
Tela touchscreen inclinável
Captura de vídeo 4K
Conectividade Wi-Fi, Bluetooth e NFC
Bateria de 810 fotos por carga

Construção, manuseio e qualidade de imagem

A Mirrorless a6600 da Sony foi projetada para suportar um pouco mais do que outras câmeras Sony APS-C. Com um design à prova de intempérie, ela possui uma aderência maior do que suas irmãs. Isso ajuda a câmera a se sentir confortável e segura em mãos maiores.
Ela é fabricada em liga de magnésio e parece distintamente sofisticado, o LCD touchscreen de três polegadas que se inclina até 180° graus para ficar virado para a frente é um recurso útil para vloggers.

A Sony a6600 oferece muito para o fotógrafo iniciante ou amador com uma propensão para fotografar objetos em movimento. A câmera pode reunir 11fps ou 8fps se você desejar fotografar silenciosamente. Há uma capacidade de buffer de 116 fotos em JPEG ou 46 em RAW – então você deve descobrir que rajadas curtas para capturar ações em movimento rápido são facilmente alcançáveis. A focagem é muito rápida no recurso AF Ocular, os modos Eye AF e Animal Eye AF são impressionantemente rápidos ao selecionar um olho e travá-lo.

Melhores Câmeras para Iniciantes
Amostra de imagem capturada com a Sony Alpha a6600
Melhores Câmeras para Iniciantes
Amostra de imagem capturada com a Sony Alpha a6600

E em uso, o sensor da a6600 da Sony oferece um excelente desempenho. Os níveis gerais de detalhes são fantásticos, enquanto as cores são bem saturadas sem parecer irreal. Na maioria das situações, o sistema de medição de uso geral da Sony a6600 faz um ótimo trabalho em produzir exposições bem equilibradas, embora possam ocasionalmente estar um pouco no lado escuro, por isso vale a pena ficar de olho na compensação de exposição em algumas situações.

Melhores Câmeras para Iniciantes
Amostra de imagem capturada com a Sony Alpha a6600

A Sony a6600 é certamente uma câmera muito boa, o foco automático e o rastreamento de objetos são excelentes. Também apreciamos a bateria de alta capacidade. Os pontos a destacar são: estabilização da imagem no corpo, o deslocamento do sensor, junto com o corpo de liga de magnésio de alta qualidade e vedado contra intempéries.

Sony Alpha a7 III

Melhores Câmeras para Iniciantes
Sony Alpha a7 III

Apesar de aparecer como modelo “básico”, a Sony a7 III Mirrorless é uma câmera full frame de capacidade suprema. Embora não tenha a maioria dos megapixels ou não faça as fotos mais rápidas, sua bem-julgada mistura de resolução, velocidade, recursos e preço torna uma recomendação fácil para todos os tipos de fotógrafos e todos os tipos de fotografia.

Melhores Câmeras para Iniciantes
Sony Alpha a7 III

A série a7 da Sony ganhou uma excelente reputação por oferecer aos fotógrafos um alto nível de personalização no passado, e a Sony a7MIII não é diferente. Vá para operações personalizadas no menu principal e você encontrará até 81 funções que podem ser atribuídas a nada menos que 11 botões personalizados (que a Sony chama de teclas) espalhados pelo corpo.

Principais Características

Sensor CMOS BSI de Full Frame de 24,2 MP
ISO 100-204.800 (estendido)
Tela LCD touchscreen inclinável
Estabilização no corpo de 5 eixos
Gravação de vídeo 4K
Bateria de até 710 fotos por carga

Construção, manuseio e qualidade de imagem

A primeira coisa que podemos dizer sobre esta câmera é que ela é ótima em mãos. Uma construção com design ergonômico para um aperto firme facilita a manipulação. Na parte traseira, possui uma tela sensível ao toque de 2,95 polegadas, que pode ser inclinada para ajudá-lo a tirar fotos em posições difíceis.

Os vários Efeitos de imagem produzem rapidamente visuais especiais, enquanto os “Estilos criativos” oferecem uma maneira rápida e fácil de ajustar as imagens JPEG da câmera. A fotografia noturna é excelente, com a velocidade máxima do obturador de 30 segundos e o modo Bulb, oferecendo muito espaço para fotografia noturna criativa. A Sony A7 III oferece uma variedade de 8 efeitos de imagem criativos, disponíveis apenas quando fotografar em JPEG.

Melhores Câmeras para Iniciantes
Amostra de imagem capturada com a Sony Alpha a7 III

A Sony a7 III está entre as melhores câmeras para fotografias com pouca luz do mercado ,ela possui grande nitidez, excelente faixa dinâmica e melhor redução de ruído JPEG no mercado.

Melhores Câmeras para Iniciantes
Amostra de imagem capturada com a Sony Alpha a7 III

De fato, a Alpha a7III Mirrorless da Sony é tão bem especificada no papel que surpreendeu muitas pessoas que não esperavam uma câmera tão bem equipada e, felizmente, essa promessa foi cumprida na prática, sendo assim essa é uma das principais Câmeras para Iniciantes. Este modelo da Sony é simplesmente a melhor câmera disponível pelo seu preço. É bom o suficiente para tentar algumas pessoas a aumentar seu orçamento ainda mais, e é bom o suficiente para que algumas pessoas economizem dinheiro por não terem que procurar mais alto. Pode ser “básico” em seu posicionamento atual na parte inferior da linha de fullframes da Sony, mas é definitivamente excelente em todos os outros aspectos.

FujiFilm X-T30

Melhores Câmeras para Iniciantes
FujiFilm X-T30

A Mirrorless X-T30 da FujiFilm oferece o mesmo sensor, processador de 26MP e grande parte do conjunto de recursos da Fuji X-T3 de ponta a um preço mais razoável. A FujiFilm X-T30 é uma das concorrentes mais fortes no mercado de câmeras mirrorless APS-C. Não é apenas uma das melhores câmeras FujiFilm que você pode adquirir agora, mas uma das melhores câmeras mirrorless até hoje.

Melhores Câmeras para Iniciantes
FujiFilm X-T30

Com a Fuji X-T30, você obtém o mais recente sistema AF da FujiFilm, juntamente com muitos controles diretos e uma tela sensível ao toque inclinável, tudo em um corpo menor. Ela também possui alguns recursos de vídeo impressionantes, pode capturar vídeo UHD 4K a 30p, e também possui o mais recente modo de simulação de filme de cinema ETERNA da FujiFilm.

Principais Características

Sensor 26.1MP APS-C X-Trans CMOS
Processador de imagem X-Processor Pro 4
Faixa ISO: 200 a 12.800 (exp. 100 a 51.200)
Vídeo 4K DCI/UHD a 30p, 25p, 24p
Tela LCD touchscreen inclinável de 3 polegadas
Conectividade Wi-Fi e Bluetooth
Bateria de até 380 fotos por carga

Construção, manuseio e qualidade de imagem

O chassi é quase inteiramente de metal e está disponível agora em preto e prata. Por outro lado, os botões de controle dianteiro e traseiro são de plástico e fáceis de girar. A Fuji X-T30 Mirrorless cabe bem na mão e o fato de não ser uma câmera ‘alta’ permite que seus dedos a apoiem por baixo do grip.

Melhores Câmeras para Iniciantes
Amostra de imagem capturada com a FujiFilm X-T30

Quanto à qualidade da imagem fotográfica, a Fuji X-T30 possui o sensor X-Trans de 26,1 megapixels, ela apresenta as imagens nítidas e com precisão de cores. Com a iluminação traseira, você obtém fotos utilizáveis ​​até cerca de ISO 12.800, com níveis de ruído bem controlados e pouca perda de saturação. Embora não tenha o mesmo desempenho com pouca luz que a câmera a7 III da Sony, ela combina com o que a a6400 pode fazer.

Melhores Câmeras para Iniciantes
Amostra de imagem capturada com a FujiFilm X-T30

A FujiFilm X-T30 tem bastante potencial como uma das Câmeras para Iniciantes que querem começar com o pé direito: corpo robusto, desempenho AF preciso, excelente qualidade de imagem diretamente da câmera e vídeos 4K adoráveis, e tudo por um preço bastante razoável. Temos algum receio quanto à operação e ao visor eletrônico, mas há muito mais aqui para amar do que para se preocupar.

FujiFilm X-T4

Melhores Câmeras para Iniciantes

A FujiFilm X-T4 é a mais recente câmera mirrorless APS-C da fabricante. Traz estabilização do corpo, disparo mais rápido, foco automático aprimorado e uma bateria muito melhor. Ela é uma câmera de 26MP capaz de fotografar a 20qps e capturar 4K em até 60p.

Melhores Câmeras para Iniciantes

Obviamente, o preço da Fujifilm X-T4 significa que ela também está no nível de muitas câmeras full-frame, como a Sony A7 III; além de ser um modelo novo, a câmera conta com recursos de ponta. Mas, embora tenha um sensor menor do que essas câmeras, também possui alguns recursos superiores. Para quem realmente deseja investir em um equipamento de primeira linha, esta é a câmera.

Principais características

Sensor de 26MP BSI CMOS
Estabilização de imagem no corpo
Vídeo 4K DCI/UHD em até 60p
Tela touchscreen totalmente articulada
Bateria de até 500 fotos por carga
Slot duplo para cartão de memória UHS-II
Disponível nas cores Preto e Prata.

Construção, manuseio e qualidade de imagem

Seu design em liga de magnésio ainda é resistente às intempéries. A ação do obturador é extremamente silenciosa. As câmeras mirrorless usam obturadores de plano focal que normalmente produzem um pouco de ruído, mas este é extremamente discreto.

A grande novidade é a nova estabilização interna. Como outros sistemas IBIS, isso neutraliza os movimentos das mãos enquanto você fotografa e permite usar velocidades mais lentas do obturador ao segurar a câmera. Isso pode ser particularmente útil com pouca luz, pois permite manter as configurações ISO mais baixas do que seria possível.

Só conseguimos experimentar a Fuji X-T4 Mirrorless por um curto período de tempo, e a câmera que usamos era uma amostra de pré-produção sem o firmware final, portanto ainda não podemos oferecer comentários suficientes sobre a qualidade final da imagem e desempenho da câmera. Mas pelo que percebemos, as imagens são ainda mais nítidas e equilibradas que o modelo anterior, a Fuji X-T3.

A FujiFilm X-T4 está se transformando em uma das melhores mirrorless que você pode comprar. Ele traz novos recursos importantes, como o IBIS, uma bateria nova e um obturador mais rápido e silencioso, que coletivamente a tornam uma câmera híbrida genuína para fotos e vídeos. Embora fosse bom ver um novo sensor, processador e visor, a X-T4 tem novos talentos suficientes para tentar modernizadores e proprietários de sistemas rivais.

Câmeras para Iniciantes – Palavras finais

Essas são minhas sugestões de Câmeras para Iniciantes. Infelizmente, a Nikon encerrou as atividades aqui no Brasil, por isso não colocamos nenhum modelo da fabricante na lista. Como principal sugestão, indicamos a Sony a7III Mirrorless, apesar de seu valor ser um pouco mais alto as especificações dela valem muito a pena. Eu sei que é tudo muito caro, que não dá para achar todas essas câmeras em sites ou lojas, porém como disse no início essas são as minhas sugestões, um guia, das melhores câmeras que você pode comprar.

Se você não tiver grana, compre a câmera que puder, mas se tiver é interessante pesquisar sobre os modelos que citei. Uma coisa eu te garanto de olhos fechados: a qualidade técnica de qualquer uma dessas Câmeras para Iniciantes citadas é incrível e valerá o investimento.

Se você ainda não sabe qual câmera escolher veja este artigo: Compacta, Superzoom ou DSLR: como escolher uma Câmera Digital ?

Caso sua ideia seja entrar no mundo da fotografia, considere investir nessas Câmeras para Iniciantes. Ter uma não excluir ter outra… eu tenho uma Sony a7III e uma Canon EOS RP, pretendo comprar uma linda e excelente Fuji X-T4 futuramente, mas nada me impede de manter todas essas câmeras comigo.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.