Técnicas de Foco para Fotografias

0 990

Uma das primeiras regras da fotografia é que o sujeito principal da imagem deve estar nítido. Muitas das câmeras digitais modernas oferecem um número amplo de maneiras de atingir imagens nítidas, e nesse post, nós vamos mostrar quais são as técnicas de foco mais importantes e quais são as melhores configurações para se usar. Vamos ver como selecionar o ponto AF e qual modo focal usar em determinadas situações.

Dica 1: Foco Manual

Quase todas as câmeras digitais modernas conseguem fazer o foco da lente automaticamente, porém, o foco manual é uma opção particularmente boa para alguns tipos de fotografias, como a fotografia macro. Isso porque muitas câmeras têm dificuldades em focar objetos muito próximos da lente – quando conseguem, esse foco é desfeito com o apertar do disparador.
É menos frustrante mudar a configuração da Câmera Fotográfica, ou da lente da câmera, para o foco manual e fazer o trabalho você mesmo.

Autofocus-1000x605

Dica 2: autofoco single

Conhecido como autofoco single, ou AF single, essa opção de foco da câmera ajusta o equipamento fotográfico para focar quando o disparador é acionado até a metade e para manter a lente focada no objeto selecionado até que a fotografia é feita e o disparador liberado.
Se você precisar refazer o foco, você vai precisar soltar o dedo do disparador e pressioná-lo até a metade novamente.
Esse modo é útil para assuntos fotográficos estáticos, como paisagens, por exemplo.

Canon_DSLRs_focus_mode-650-80

Dica 3: autofoco contínuo

Quando essa opção de foco é selecionada, a câmera vai continuar focando a lente enquanto o disparador estiver pressionado pela metade, ou quando o botão AF for selecionado.
Isso torna essa opção muito boa para quando você for fotografar assuntos em movimento, porque a câmera vai ajustar a distância focal à medida que o sujeito principal da sua imagem se mover.
Câmeras mais avançadas, como a Câmera Canon EOS 7D e a Câmera Nikon D7200 possuem opções que permitem que você especifique quais pontos AF a câmera irá usar para que o equipamento siga o assunto da sua imagem ao redor do enquadramento.
Algumas câmeras até permitem que você especifique a velocidade que a câmera deve responder às mudanças do modelo para evitar que ele fique fora de foco, independente do movimento.
Quando você for usar o AF contínuo, é preferível que você selecione o ponto inicial manualmente, para que a câmera saiba o que seguir.
Se você gosta de fazer fotografias de ação, certifique-se de que as opções de AF continuo foram checadas com atenção.

Tecnicas de foco para fotografias

Dica 4: seleção de ponto focal automática

Quando você estiver focando automaticamente, você precisa manter o ponto AF ativo em cima do sujeito principal da sua imagem para que ele fique nítido.
Resumidamente, há duas maneiras de selecionar o ponto AF usando essa técnica de foco:

  1. A maneira mais fácil é deixar a câmera decidir para você e usar a seleção automática de ponto focal. Em várias situações, a câmera vai exercer um trabalho decente e esse é um jeito útil, principalmente quando você não tem muito tempo para fazer as imagens.
  2. No entanto, a sua câmera geralmente vai tentar focar o objeto mais próximo do centro do enquadramento e o resultado pode não ser tão bom quando se trata de detalhes menores e mais delicados. Por essa razão principalmente, o ideal é selecionar o ponto AF manualmente.
Tecnicas de foco para fotografias

Dica 5: seleção de ponto focal manual

Selecionar o ponto focal manualmente vai te dar o nível máximo de controle no que você quer que a sua câmera foque, e é uma boa opção para fotografias de paisagens e retratos, quando você tem tempo hábil para operar os controles necessários do seu equipamento fotográfico.

A opção de ajustar o foco da câmera é feita ao selecionar o botão ponto AF da câmera e então usar os controles de navegação para selecionar o ponto específico no visor do equipamento.
Uma vez que você consegue deixar o ponto AF em cima do que você quer destacar na sua imagem, você estará pronto para focar e fotografar.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.