Como operar uma Grua! Dicas e toques!

0 1.321

Hoje em dia em diferentes áreas em que se utiliza a gravação como matéria prima, vemos que o uso da grua é presente como periférico, tanto no cinema quanto em ações publicitárias, institucionais, televisão, shows e eventos, ela é muito importante para com o meio pois proporciona com que o operador efetue todos os tipos de movimentos de câmera, auxiliado com os melhores tipos de enquadramento.

Por tanto em cenas que temos uma certa dificuldade de aproximação, a grua pode servir com um excelente periférico. A grua além de todas as funções e possibilidades, propicia o sobrevoo das cenas oque gera uma irregularidade no composto, dando a possibilidade ao telespectador de não prever oque virá adiante.

Referenciando agora os modos de operação, o operador deve ser sempre muito preciso e suave pois com pequenos erros pode causar um resultado bem negativo para o montante final. A suavidade acompanhada de movimentos de câmera bem completos pode melhorar ainda mais o seu trabalho utilizando uma grua, como por exemplo: travelling’s, pan’s ou ate mesmo o tilt. Enquadramentos bem feitos também ajudará na composição do seu vídeo, é possível utilizar de um plano médio, acompanhado de um Travelling, que o seu resultado será bem agradável.

Com quesito ao equipamento utilizado é necessário que aja um tripé para a sustentação da grua, e que o mesmo seja bem resistente para suportar todo o peso, pois ao completar sua totalidade, englobando câmera digital, anilhas de contrabalanceamento e a própria estrutura de hastes. Além do tripé, pela grua utilizar-se da teoria da gangorra, as anilhas de sustentação em oposição a da câmera de vídeo será necessário para que não haja uma descarga de 25, 30kg na mão do operador, e o mesmo possa trabalhar com suavidade.

Para uma melhor compreensão sobre esse tema, elaborei um vídeo exclusivo mostrando como aplicar essas técnicas, porém na prática…

 

 

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.