Como ILM fez o novo Star Wars parecer com o velho Star Wars

0 155

A Industrial Light & Magic (ILM) sempre fez o seu melhor em “Star Wars“, e a poderosa empresa de VFX que George Lucas lançou 40 anos atrás certamente elevou o seu jogo para o retorno da franquia, e também é favorito ao Oscar.

Manter a aparência da primeira trilogia, com apenas as modificações discretas, foi importante para JJ Abrams e os outros diretores, porque estamos retornando para o mesmo universo. É por isso que o diretor de fotografia Dan Mindel filmou em película, e por isso que o design de produção (Rick Carter e Darren Gilford), figurino (Michael Kaplan), e VFX (Roger Guyett) trabalharam em conjunto de dentro para fora para transmitir um sentido orgânico de continuidade na manutenção da iconografia lendária.

“Todos nós tínhamos uma opinião muito forte sobre capturar o espírito dos filmes anteriores, e eu acho que um dos elementos essenciais claramente foi o uso de locações [deserto Rub ‘al Khali, Península Arábica; Krafla e Lago Myvatn, na Islândia, Ilha de Skye, na Escócia, e Skellig Michael, County Kerry, na Irlanda] e sets”, disse Guyett, supervisor da ILM VFX, que já tinha trabalhado com Abrams nos dois filmes “Star Trek”, e com Lucas em” A Vingança dos Sith”.

“Mas, ao mesmo tempo, é um grande filme de efeitos visuais e você está tentando criar lugares que não existem, além da escala e muitos dos elementos envolvidos necessitarem [de CGI]. Então o que eu estava querendo era fazer todas essas experiências o mais realista possível. Nós não queremos necessariamente fazer um filme retro [a primeira trilogia]. Queríamos algo novo e excitante, que a experiência imersiva como se você estivesse realmente voando a Millennium Falcon ou se você estivesse realmente no hangar de um Star Destroyer “.

ILM e atores interagindo para dar mais realismo

Star-wars-ILM

Obviamente, a tecnologia avançou consideravelmente na maneira que você pode iluminar superfícies ou criar elementos orgânicos, tais como água, fogo e fumaça, e a ILM melhorou os seus recursos de simulação com uma maior eficiência e realismo. Ao mesmo tempo, o estúdio criou uma nova versão do software de tradução de captura facial para as performances mo-cap de Lupita Nyong’o (Maz Kanata) e Andy Serkis (Supremo Líder Snoke). ILM também fez uso significativo dos seus quatro estúdios em San Francisco (o hub), Vancouver, Londres e Cingapura na criação de 1.300 de um total de 2.100 cenas de efeitos especiais.

“Uma vez que nós começamos a fazer alguns testes, todos nós percebemos que o caminho a seguir era uma combinação do charme do final dos anos 70 e do melhor que a tecnologia nos oferece hoje”, acrescentou Guyett. Ele o chamou de “um movimento para a frente” e disse que eles enfatizaram contenção, para que nós não percebêssemos o que está em CG e o que é prático. Mesmo o olho de Kanata e o Snoke desfigurado pareceu comum neste universo atualizado, e enquanto Nyong’o é uma novata em mo-cap, e recebeu ajuda para ensaiar seu desempenho para que ela pudesse observar o processo de tradução e entender como seu desempenho afetava a animação. Ela também ganhou confiança imensurável em observar o mestre Serkis no trabalho.

Ocasionalmente, ILM abraçou algumas ideias retros recomendadas por Carter e Gilford para o novo “Star Wars”, desde que eles não fossem muito artificiais. Mas Guyett disse que a iluminação permanece o fundamento daquilo que fazem e que através da construção de até mesmo set limitados, você tem a interação da luz e sombra, e os atores tinha algo para responder, o que não foi o caso com os prequels.

“O que [essas novas melhorias na tecnologia] significou para nós foi que quando você tenta fazer uma explosão ou quebrar algo, ou você vê o novo X-Wings viajando pela água, tudo isso têm simulações individuais mais precisas, mas também maiores interações. E uma explosão no deserto é uma coisa muito complicada de fazer”.

No geral, o processo de selecionar a melhor técnica para um determinado momento foi revigorante. “Ao ir para locais reais, observar e, em seguida, gravá-las com a maior precisão quanto podíamos, nos deu uma melhor compreensão do meio ambiente”, observou Guyett. “Você vê coisas que nunca iria ocorrer a você recriar no computador. É uma coisa muito diferente do que apenas digitalmente refazer tudo de cabeça”.

Em outras palavras, o que é velho é novo outra vez e a fundação foi definido para esta filosofia híbrida pois eles continuam a “Star Wars” saga.

ILM-Star-wars star-wars-the-force-awakens-comic-con-ILM

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.