Fotografias mais estáveis: como tirar?

0 8
Tempo de leitura: 2 minutos

Uma das experiências mais frustrantes é tirar uma fotografia e perceber que ela está tremida e/ou borrada. A sensação é ainda pior no caso daquelas oportunidades que só aparecem uma vez na vida. Então, é importante saber alguns truques para tirar fotografias mais estáveis. Esses truques podem não salvar suas fotos sempre, mas comece a aplica-los agora mesmo e você já vai notar uma significativa melhora!

Por que não consigo tirar fotos mais estáveis?

A resposta é simples. A imagem registrada por uma câmera fotográfica sai tremida quando a velocidade do shutter, ou obturador, é mais lenta do que a velocidade em que a câmera se mexe (quando sua mão oscila, ou se você estiver dentro de um veículo, por exemplo). Então, existem duas maneiras de reduzir ou eliminar esse tremor: aumentar a velocidade do shutter ou diminuir a velocidade em que a câmera se mexe.

Para você ter uma idéia da importância desses fatores, muitas vezes é a estabilidade da imagem que limita a resolução de uma fotografia. Assim, é impossível obter uma fotografia de alta resolução com uma imagem tremida, mesmo que a câmera tenha muitos Mps. Leia mais sobre megapixeis neste artigo.

Tirando fotografias mais estáveis: primeiro passo

Vamos começar com algumas técnicas para aumentar a velocidade do shutter, e assim, obter fotografias mais estáveis. Na verdade, existem apenas três técnicas que podem ajudá-lo com isso.

A primeira é otimizar suas configurações de exposição. Para isso, você precisa ajustar o triângulo de exposição da câmera. Use a maior velocidade ISO disponível. Também verifique o menor f-stop. E considere se há necessidade de uma profundidade de campo estendida, ao escolher a abertura. Se a sua câmera está em modo automático, ela provavelmente já está ajustando tudo isso de acordo com sua programação.

A segunda é evitar super-exposição. Saiba que objetos escuros ou iluminação desigual pode “enganar” o sistema da câmera, fazendo com que ela entenda que uma exposição mais longa é necessária (quando não é). O resultado são fotografias borradas.

E a terceira é melhorar a iluminação do objeto. Para isso você pode usar equipamento ou as próprias condições do ambiente. Tente fazer com que o objeto esteja mais iluminado, e você verá que o resultado são fotografias mais estáveis.

Tirando fotografias mais estáveis: segundo passo

Como segurar a câmera - Fotografias

Agora, vamos verificar como você consegue reduzir, ou até eliminar, o movimento da câmera. E isso se resume, basicamente, a melhorar sua técnica para segurar a câmera (ou comprar um tripé). Veja nossas dicas:

Se segure. Apoie-se em uma parede, fique de joelhos, sente-se – qualquer posição em que você tenha pelo menos três pontos de contato entre seu corpo e uma superfície estável.

Apoie os cotovelos em uma base, e use o visor analógico em vez da tela de LCD. Com isso, você forma uma espécie de tripé humano para sua câmera, que fica apoiada nos braços e contra o rosto, garantindo maior estabilidade.

Outra posição: segure sua câmera firmemente com as duas mãos e mantenha os cotovelos junto ao corpo. Procure fazer isso de uma maneira que você se sinta confortável, e não tenso.

Tire sempre três fotografias, uma depois da outra, em uma sucessão rápida. É possível que, dentre as três, cada uma terá um nível de nitidez diferente. Isso permite que você escolha a melhor, e obtenha pelo menos um resultado de maior qualidade.

Não perca tempo. Pegue sua câmera agora mesmo e vá testar essas dicas para fotografias mais estáveis. E, se você conhece outros métodos, comente aqui!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar Aceito Política de Privacidade