Home»Equipamentos de Foto e Vídeo»Lente Varifocal X Parfocal: Você conhece a diferença realmente ?

Lente Varifocal X Parfocal: Você conhece a diferença realmente ?

eMania https://blog.emania.com.br/content/uploads/2015/05/logotipo.png
eMania
4
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

Existem diversas lentes no mercado disponíveis para compra. Porém, como era de se esperar, nem todas servem para usos variados.

Na verdade as empresas de fotografia têm investido em acessórios cada vez mais potentes para impulsionar o trabalho de fotógrafos e produtores de vídeo.

Além disso, a escolha da lente correta separa um trabalho bem feito de outro meia boca. Afinal, as lentes são acessórios importantes na captura de imagem, sejam fotos ou vídeos.

Nesse contexto surgem algumas nomenclaturas que podem confundir o fotógrafo iniciante. Nessa hora, fica difícil escolher a melhor lente para o seu trabalho ou compreender as diferenças entre elas.

Uma delas diz respeito às lentes varifocais ou parfocais.

Aposto que você já ouviu esses termos para descrever lentes. Mas o que eles realmente significam e qual a importância para o seu trabalho?

Descubra neste artigo a diferença entre esses dois tipos de lentes, o que muda de uma para outra e por que você deve se preocupar com isso. Veja também quando e por que deve investir em uma lente parfocal e muito mais. Está preparado?

Lente varifocal e lente parfocal: O que são?

Os dois termos estão ligados à capacidade de foco das lentes durante o zoom. Em outras palavras, a diferença de ambas as lentes será percebida no aumento/ redução da imagem e como o foco lida com essa alteração.

Veja na imagem abaixo o comparativo de uma Lente Varifocal (esquerda) e outra Lente Parfocal (direita):

Fonte: Petapixel.com

Na lente varifocal, ao mexer no zoom da imagem, você instintivamente varia o foco. Por causa disso, é preciso ajustá-lo novamente para manter o seu tema principal em destaque.

Mesmo a menor mudança na ampliação da imagem pode bagunçar todo o foco da lente. Além disso, com essas lentes temos de lidar com o evento chamado de “respiração da lente”.

Ao alterar o zoom, a lente leva algum tempo para ajustar o foco automaticamente. Essa distorção fica visível na imagem. Dependendo do objetivo ao usar essa lente, o resultado pode ser um pouco desconcertante para o espectador.

Já a direita temos a Lente Parfocal Fujinon MK 18-55 T2.9. Perceba como a mudança de zoom é mais suave nessa imagem.

Isso acontece porque em uma lente parfocal o foco é mantido mesmo na aplicação do zoom. Além de deixar um aspecto visual mais nítido, essas lentes também auxiliam no trabalho do profissional.

Quando usar cada uma dessas lentes?

Agora que você reconhece a diferença entre as duas lentes, deve estar se perguntando: Mas quando devo usar cada uma delas? Qual a importância disso para o meu trabalho?

Uma lente varifocal é mais indicada para fotografia, momento em que o zoom não é tão importante e o fotógrafo tem algum tempo para ajustar o foco da lente antes de pressionar o obturador.

Da mesma forma, as lentes varifocais também contam com o auto foco. Segundo as fabricantes esse recurso ajuda o profissional a se concentrar no zoom e deixar o foco por conta da câmera.

Mas nem tudo são flores! A respiração da lente ainda fica visível ao usar o auto foco.

Por outro lado, esse tempo para calibração da lente não é tão importante. Basta que o fotógrafo aguarde a câmera ajustar o foco depois da ampliação e, em seguida, capture a foto.

Mas e se você pretende gravar vídeos?

O zoom é usado na filmagem para dar ênfase a determinada região e direcionar a atenção do espectador para aquela área específica.

Ao contrário da fotografia, essa ampliação deve ser feita de forma rápida e mais suave possível. Quando falamos em transmissões ao vivo ou ausência de edições, esse recurso é ainda mais importante.

O maior intuito é levar os olhos das pessoas para o lugar certo, mas fornecer uma boa experiência enquanto faz isso.

Imagine aplicar o zoom em seu vídeo e ter de ajustar o foco logo em seguida? É muito trabalhoso se concentrar nas duas coisas ao mesmo tempo, especialmente, porque em filmagens a ampliação é muito mais frequente do que em fotos.

Aguardar o foco ser ajustado automaticamente pela câmera na gravação de vídeos também não é uma opção, a menos que você pretenda editar o vídeo posteriormente e recortar essas tomadas. Por isso, a lente parfocal é mais indicada para esse formato de trabalho.

As câmeras de cinema e TV, por exemplo, são na maioria parfocais por esse motivo. Enquanto a maioria das câmeras fotográficas são varifocais.

Lente parfocal: Comprar ou não?

Será que você precisa de uma lente parfocal?

Essas lentes são reconhecidas por sua qualidade no zoom e foco, no entanto, também costumam ser mais caras. Por esse motivo, não são indicadas para todos os profissionais de fotografia ou vídeo.

O fator que determinará a necessidade de uma lente parfocal em seu trabalho é a aplicação do zoom, conforme já foi dito nesse artigo.

Para um vídeo maker que deseja fazer transmissões de vídeo ao vivo, por exemplo, uma parfocal é indispensável. Mas não é tão importante para um fotógrafo, a menos que você faça questão.

Para os iniciantes nesse ramo talvez seja melhor começar com uma lente varifocal, mesmo para a gravação de vídeos. Enquanto não tem recursos financeiros para investir em uma parfocal, você pode usar o auto foco e a pós edição para contornar a respiração da lente.

Já para os profissionais mais experientes, investir em uma lente parfocal é uma boa opção. Essa compra compensa ainda mais se você já tem clientes na gravação de vídeos.

No entanto, se deseja melhorar o seu trabalho e levá-lo a um patamar mais alto, também pode adquirir essas super lentes. A decisão é sua!

Revelados os mistérios em volta de uma lente varifocal e parfocal, é hora de colocar a mão na massa.

Entretanto, se você é um vídeo maker ou pretende ser, também precisa conhecer a diferença das lentes com abertura F-stop e T-stop. Ainda não sabe? Então, leia o nosso artigo sobre essas lentes para vídeos.

Você conhecia esses dois termos? Já usou uma lente parfocal ou ainda tem dúvidas sobre esse assunto? Deixe o seu comentário abaixo!

Post anterior

Nova Câmera DSLR Nikon D850 é anunciada!

Próximo post

Canon leva lançamento e câmera top de linha para a SET 2017

O Autor

Nizar Escandar

Nizar Escandar

Editor Chefe do Blog eMania