3 Situações onde as Lente Tele podem melhorar suas imagens

0 618

Quem tem lentes do tipo teleobjetiva, também conhecidas como “Tele”, sabe bem de todos os benefícios que elas têm. Lentes tele são principalmente caracterizadas por suas distâncias focais maiores que 70mm, o que lhes dá a capacidade de fotografar assuntos a grandes distâncias.

A distância focal é o que determina a distância e o ângulo que cada lente é capaz de captar. Quanto maior é a distância focal, mais distante é possível fotografar e mais fechado é o ângulo de captura.

Para descobrir a distância focal é só observar a milimetragem (mm) que qualquer lente traz em sua nomenclatura.

Por essas características de construção, lentes tele podem ter várias utilidades dentro da fotografia. Aqui vamos listar três que podem fazer real diferença em seu jeito de fotografar.

1 – Fotografar a longas distâncias

Lentes tele foram feitas para isso. Captar imagens a longas distâncias é sua essência.

Esse artifício é muito útil em diversos tipos de foto, principalmente naquelas em que o assunto fotografado não pode ter aproximação física do fotógrafo. Pode-se citar como exemplo a fotografia de esportes, natureza (como pássaros),  recortes de paisagens, etc.

fotografia com Lentes Tele
Cardeal na Neve

Mas existe também uma outra aplicação muito útil para lentes tele.

Imagine que você esteja fotografando um grupo de crianças brincando e queira fotos bem espontâneas desse momento.

Para isso, as crianças devem estar bem tranquilas e desimpedidas.

fotografia com Lentes Tele
Grupo de crianças brincando de Cabo de Guerra

Se você estiver em meio a elas, sempre buscando imagens, pode ser que algumas se sintam constrangidas com a presença da câmera e, por consequência, comecem a ficar mais tímidas na brincadeira.

Uma técnica interessante para driblar essa dificuldade é usar uma lente tele para fotografar esses momentos. É só se posicionar de forma que as crianças não percebam a presença da câmera.

A tendência é que elas se sintam mais tranquilas, pois não vão perceber constantemente a presença da câmera digital e, por isso, vão brincar espontaneamente, o que vai render ótimas fotos.

Lentes Tele
Meninas brincando com uma mangueira

Essa técnica não é válida apenas para momentos como este, mas para todos os instantes em que você quiser fotos espontâneas sem constranger ninguém com a presença da câmera.

2 – Alterar a perspectiva em um retrato

Lentes tele também alteram a perspectiva de uma foto.

Elas fazem isso, pois têm uma distorção de perspectiva mais centralizada para fotografar objetos distantes com mais precisão. É por isso que as lentes tele parecem “achatar” a imagem.

Veja o comparativo nas fotos abaixo.

Na foto feita com uma lente grande-angular, por conta de sua perspectiva, tem-se a impressão de que o fundo fica mais distante do rosto do homem em primeiro plano. Além disso, o rosto também fica mais afinado, pois a distorção desta lente é mais intensa nas laterais da imagem.

Lentes Tele
Lente grande-angular (14mm)

Já na foto feita com a lente tele, o rosto fica um pouco mais largo e o fundo mais próximo do fotografado, mesmo com o intenso desfoque. Na verdade, a deformação do objeto em primeiro plano aqui é bem menor.

Lentes Tele
Lente tele (200mm)

Caso você se encontre numa situação em que seja necessário alterar a perspectiva de uma foto, achatando-a um pouco mais, usar uma lente tele pode ser a solução.

3 – Desfoques mais intensos para algumas fotos

Outra utilidade interessante para uma lente tele é a capacidade de desfoque do fundo.

Por conta de sua construção e razões óticas, a lente tele tem pouca profundidade de campo, ou seja, um foco mais curto. Uma das explicações para esse efeito é o fato de que, fisicamente falando, quando a câmera se afasta do assunto a ser fotografado, a profundidade de campo diminui. Como a lente tele fotografa a maiores distâncias, esse efeito fica bem mais aparente.

Por isso, se o assunto estiver um pouco mais próximo da lente, em primeiro plano, seu plano de fundo terá uma boa propensão a desfoques mais intensos.

Para explicar isso, vamos novamente recorrer aos retratos do tópico anterior.

Veja como uma foto feita com uma distância focal em 200mm tem mais desfoque do que a mesma foto realizada com uma lente 14mm.

Isso acontece justamente por causa da profundidade de campo.

Lentes Tele
Esse recurso pode ser muito útil nos momentos em que você quiser um fundo mais desfocado num retrato, por exemplo. Se não tiver uma lente mais clara ou um bom espaço do fundo para desfoque, a dica é usar uma lente tele que tem menos profundidade de campo.

A eMania Foto e Vídeo tem diversos modelos de lentes tele. Dentre eles a EF-S 55-250mm f/4-5.6 IS II, a EF 70-300mm f/4-5.6 IS USM, a EF 70-200mm f/2.8L USM e a EF 135mm f/2L USM.

Se você quiser conferir outras lentes do tipo tele, basta clicar aqui.

FonteCanon College

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.