A Fotografia e a Paradoxal relação com o real e o imaginário

0 375

Imaginar que um mesmo elemento seja capaz de ligar mundo tão extremos como a realidade e o imaginário soa totalmente paradoxal. Porém, tentar descrever o trabalho do fotógrafo e a fotografia em si usando conceitos muito distintos disso seria tão inconsequente quanto incoerente. Pois é justamente essa a capacidade invejável que a arte tão antiga quanto nobre possui.

Traduzir cores, pessoas e paisagens pode parece algo, a primeiro momento, bastante simplista caso fosse essa a única atribuição possível de se enxergar nas fotografias dos mais diferentes contextos. Todavia, quando o profissional (ou mesmo o entusiasta) pega a sua câmera digital, monta sua iluminaçãopara fotografia e se prepara para os cliques, o seu olhar está buscando algo bem menos visível ou mesmo palpável.

crimes-de-quatro-decadas-atras-pode-ser-solucionado-por-fotografia-antiga-Blog-eMania-1-18-06
Foto: AFP

A visão de quem porta o equipamento fotográfico busca sentimentos, sensações e impressões as quais somente quando se encontra é possível explicar. Ou melhor, é possível se captar. A capacidade de eternizar momentos que, mesmo com a intensa tentativa de repetição, serão únicos. Preciosos. Dignos de registro.

No contexto vivido com todas as transformações sociais que o mundo passou desde seu surgimento, a fotografia teve maturidade para acompanhar a evolução. Com isso, ela ganhou cada vez mais novos elementos que serviram apenas para reforçar as suas características e também ampliou o leque de pessoas que podem apreciar (e também praticar) a nobre arte.

Principais Dicas de Marketing Digital para Fotografia precisa do marketing digital

O mundo foi colocado em uma situação de absoluta exceção desde que um vírus com surgimento na China simplesmente “devastou” o que conhecíamos como normal. Neste momento, mais uma vez, o trabalho do fotógrafo e a fotografia se mostraram de suma importância para traduzir tamanho impacto global causado pela pandemia de Covid-19. O choro. O desespero. A exaustão dos profissionais da saúde. As ruas absolutamente vazias. As máscaras. As mortes.

Mas nem só de momentos absolutamente tristes vivemos esse período. A fotografia também trouxe relatos de alívio. A saída dos hospitais. A chegada do oxigênio. A criação da vacina. As vacinações. A redução da taxa de mortalidade. A esperança. A sobrevivência.

Como fazer fotografias no pós-pandemia?

Que essa incrível capacidade da fotografia seja cada vez mais reforçada e exaltada. Até mesmo porque, se um mundo baseado apenas no imaginário não consegue se sustentar, um mundo absolutamente racional não será capaz de evoluir. E que forma melhor de trazer o melhor desses mundos que não seja com bons (ou mesmo ruins) cliques?

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.