Como fazer fotografia de cachoeira e de água em movimento

0 538
Tempo de leitura: 3 minutos

Mesmo se você não for um grande fã de acampamento, campo e trilhas no meio do mato, você provavelmente gosta de grandes e belas cachoeiras. Não é difícil apreciá-las. Há algo no fluxo da água que é belo e excitante. Quando a fotografia de cachoeira é feita com uma velocidade de obturador baixa, a água borra formando uma imagem tranquila que, de fato, passa a sensação de movimento em uma foto estática.
Pegue a próxima folga, fim de semana ou feriado para ir atrás de uma cachoeira depois de ler esse artigo que vai te explicar como capturar fotografias de cachoeira atrativas e com a água em movimento. Depois das dicas, é só pegar o seu equipamento fotográfico e seus sapatos de trilha.

É tudo sobre a velocidade do obturador

A regra mais importante na hora de fotografar cachoeiras (e todos os tipos de água, na verdade), é a seguinte: use uma velocidade de obturador baixa.

Quão baixa?

Qualquer uma entre meio segundo e dois segundos vai funcionar. Se você usar velocidades mais rápidas, você vai congelar o movimento da água.
Quanto mais o diafragma ficar aberto, mais borrada a cena vai ficar. Como você pode reparar, quanto mais longa for a exposição, mais borrada e mais abstrata ficará a sua cena.

fotografia de cachoeira

Se preparando para a cena

Já que você vai precisar fotografar com uma velocidade baixa para fazer uma fotografia de cachoeira, você vai precisar configurar a sua câmera para o modo prioridade de abertura e selecionar a abertura específica. Esteja certo também que a sua câmera fotográfica está ajustada com o ISO mais baixo possível, já que o ISO mais alto vai fazer com que a sua câmera fique mais sensível à luz, e consequentemente, disparar com velocidade mais alta.
O uso do tripé também é essencial. Quando usamos uma velocidade muito baixa, as chances de você ter uma fotografia tremida como resultado são muito maiores e é aí que o tripé entra: para manter a câmera estática e reduzir esses riscos.

Fazendo a fotografia de cachoeira

Já que o obturador vai ficar aberto por um tempo, qualquer vibração, por mais leve que ela seja, pode borrar a fotografia. Quando você for fotografar cachoeiras, é recomendado também é uso de um disparador remoto, que pode ser tanto sem fio, ou com cabos que se conectam à sua câmera. Antes de tudo, veja se o seu equipamento tem essa opção e compre o material compatível com o modelo de câmera fotográfica que você usa.
Se você não tiver acesso fácil ao disparador remoto, você pode conseguir um resultado similar usando o timer da sua câmera; acione o timer, aperte o disparador da câmera, se afaste e não toque no equipamento fotográfico até que a fotografia seja feita.

fotografia de cachoeira

Como evitar a superexposição

Capturar essas lindas e suaves cachoeiras e rios pode ser bem fácil, uma vez que você aprende a dominar as instruções básicas – como usar o tripé e ajustar a velocidade corretamente. Você pode perceber, no entanto, que algumas partes da sua fotografia de cachoeira ficaram superexpostas. O problema é que a gama total de exposições, do reflexo claro da água às sombras escuras das folhagens, é maior do que a sua câmera é capaz de capturar em apenas uma imagem.
Uma solução popular é usar um filtro de lente com densidade neutra. Esse filtro pode ser acoplado na frente da sua lente (se a sua lente tiver esse encaixe, como a maioria das DSLR tem) e ele reduz a quantidade de luz que atinge o seu sensor. Isso pode ajudar a reduzir, ou eliminar o pior das superexposições.

fotografia de cachoeira
Outra opção é fazer várias fotos com exposições diferentes e combiná-las com um software de edição. Se a sua câmera tiver um modo de escalonamento, é mais fácil fazer uma série de imagens variando os níveis de exposição.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar Aceito Política de Privacidade