Conheça a câmera fotográfica que tem em mãos

0 554

Adora fotografia, tem câmera fotográfica, mas não conhece todos os tipos e especificidades dessas máquinas? Confira algumas delas:

Tipos de câmeras fotográficas

Hoje em dia, pela acessibilidade de preços e equipamentos que permitem que mesmo fotógrafos amadores tenham câmeras profissionais, muita gente não conhece o tipo de câmera que tem, ou não sabe por onde começar na hora da escolha do melhor equipamento a ser usado. Para isso, conheça os tipos mais comuns de câmeras fotográficas:

Point-and-shoot

Esse é o nome oficial das câmeras automáticas compactas. As point-and-shoot são consideradas as mais comuns, destinadas a amadores e, por isso, possuem recursos manuais limitados, já que o uso amador não requer muitas funções.
O flash e a lente dessas câmeras são embutidos, justamente pelas características automáticas do equipamento. Aliás, “point and shoot” quer dizer “apontar e disparar”, o que prova que a própria câmera ajusta foco e luz, sem ter que passar pelo processo manual do fotógrafo.

Bridge/Superzoom

As câmeras Brigde/Superzoom podem ser consideradas “point-and-shoot” mais elaboradas. Elas também são compactas automáticas, mas possuem lentes maiores e mais opções manuais que o primeiro tipo citado, o que dá mais liberdade ao fotógrafo.
Uma desvantagem desse tipo de câmera é o atraso entre o disparo do equipamento e a produção da foto em si. No entanto, os preços são desejáveis. Eles são baixos, podem ser comparados aos preços do primeiro tipo de câmera citado, mas a vantagem são as opções adicionais.

DSLR

As câmeras DSLRs são as clássicas profissionais digitais, muito utilizadas por fotógrafos e por amantes e interessados em fotografia. Ela permite um bom controle manual sobre a qualidade e características das fotos. As marcas mais clássicas desse tipo de câmera são a Nikon, Canon, Olympus e Sony. O preço fica em torno de R$ 1500.
A sigla DSLR significa “Digital Single Lens Reflex”, o que quer dizer que esse tipo de câmera tem um mecanismo com espelhos que permitem que o fotógrafo enxergue, através da lente, exatamente a imagem que será retratada.
As lentes das DSLRs podem ser trocadas de acordo com o ambiente e elas disponibilizam diversas funções manuais que dão ao fotógrafo o controle que ele precisa para fazer as imagens.
Outra vantagem é que a foto é feita exatamente no momento em que o fotógrafo dispara a câmera, não havendo atraso, como nas outras máquinas.
Algumas câmeras DSLRs também fazem vídeos em alta definição e com resultados profissionais. No entanto, o profissional não deve substituir as filmadoras por câmeras fotográficas, já que elas não têm ajuste de foco automático adequado para imagens e movimento.

 

z1

Micro Four Thirds/Focalizador Digital

Esse tipo de câmera possui algumas semelhanças com a DSLR, como as lentes intercambiáveis, mas não têm o mesmo sistema, já que nas câmeras de focalizador digital, o fotógrafo vê a imagem através do visor e não direto da lente, ou seja, usam o mesmo sistema de visor que as point-and-shoot.
Essas câmeras são menores e mais compactas que as profissionais digitais, mas produzem imagens com mais qualidade que as compactas comuns.
Os especialistas pedem cuidado ao comprar uma câmera desse tipo, já que alguns modelos parecem uma DSLR e outras parecem point-and-shoot. Saiba exatamente o que está comprando para não pagar mais caro, ou levar para casa um equipamento menos eficaz do que procura.

 

lofi-micro-four-thirds-lens-0e37_600.0000001316719615

Características técnicas

Megapixels e resolução de imagem

Os pixels são os pontos que formam as imagens digitais. Megapixels é o conjunto formado por um milhão de pixels.
No entanto, com a modernização das câmeras digitais o número de megapixels não significa muita coisa e pouco está atrelado à qualidade da imagem a ser produzida. Outros elementos podem produzir uma boa imagem, sem necessariamente ser gerada de uma câmera com muitos megapixels. Esses elementos são uma boa lente, um bom flash SpeedLite… Por exemplo, a imagem produzida por uma câmera point-and-shoot de 10 megapixels será pior que a produzida por uma DSLR com menos megapixels.
Um número muito alto de resolução só é bom se o interesse for imprimir fotos muito grandes, como as dos outdoors. A quantidade de pixels inclusive está mais ligada à data em que a câmera foi fabricada do que com a qualidade da imagem que ela produz. Os equipamentos mais novos têm resoluções mais altas devido a sensores que podem auxiliar na qualidade da imagem – mas isso não é um fator determinante de boa foto. Preste mais atenção em outras características e adicionais da máquina.

 

megapixels-canon-a1400

ISO

O ISO é o responsável por marcar e ajustar a sensibilidade da câmera à luz. Então, quanto maior o ISO, menor é a quantidade de luz necessária para fazer uma foto. A Sensibilidade ISO alto é utilizado em imagens noturnas, em locais com condições precárias de iluminação, ou em imagens diurnas em movimento. No entanto, quanto maior o ISO, maior o ruído nas imagens, por isso é preciso saber exatamente quando aumentá-lo. Faça testes!
Os fotógrafos que usam câmeras analógicas e digitais profissionais analisam o ambiente a ser fotografo e escolhem o ISO antes de fotografar. E apesar de essas câmeras atingirem ISOs de 6400 com poucos ruídos, não é interessante escolher um equipamento pelo ISO que ele consegue atingir.

CCD e CMOS

CCD e CMOS são os principais sensores de câmeras fotográficas digitais. O CMOS tem uma melhor captura de luz, por serem maiores. A vantagem é que eles precisam de pouca energia para funcionar, por isso estão presentes também em câmeras de celulares. Este tipo de sensor também é frequentemente encontrado nas DSLRs.
Já o CCD é usado em câmeras automáticas compactas, mas também podem ser encontrados em algumas DSLRs.

As câmeras fotográficas têm diversas outras especificidades. E o Blog Emania vai continua te contando tudo sobre elas!

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.