Home»Artigos de Foto e Vídeo»Descubra porque a velocidade ISO não é tão má como você pensa !

Descubra porque a velocidade ISO não é tão má como você pensa !

eMania
3
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

Qualquer fotógrafoouviu falar sobre a velocidade ISO alguma vez em sua carreira. Para os novatos no mundo de fotografia esse assunto pode soar um pouco estranho e assustador, afinal, a maioria dos sites especializados mostra a velocidade ISO como a vilã da história, mas, será mesmo?

Em primeiro lugar, esqueça está ideia de que a velocidade do ISO é complicada, posso garantir que ela não é tão má quanto você pensa, apenas pouco compreendida. Neste artigo, vamos listar os principais pontos sobre velocidade do ISO para deixá-lo por dentro e tornar este tema tão fácil quanto contar 1…2…3, está pronto?

Mas, o que é ISO?
velocidade iso o que é

A velocidade ISO determina a sensibilidade da câmera à luz ou brilho.  A Sensibilidade ISO padrão é geralmente utilizado pela maioria dos fotógrafos, estes valores correspondem ao chamado ISO base. Em outras palavras, a velocidade ISO permite ao fotógrafo aumentar ou diminuir a sensibilidade à luz de sua câmera digital, permitindo efeitos especiais e toques únicos a sua fotografia.

A velocidade ISO possui diferentes valores, entre eles:

Baixa expansão = 50 ISO

ISO base = 100 ISO

ISO padrão = 400 ISO

ISO prático = 1600 ISO

Alta expansão = 25600+ ISO

Vale lembrar que a velocidade do ISO máxima praticada por cada fotógrafo pode variar de acordo com sua experiência ou estilo fotográfico.

Como determinar a velocidade ISO?
velocidade iso como determinar

A velocidade ISO leva em conta diversos fatores para trazer imagens adequadas, você deve considerar cada um deles na hora de determinar a melhor velocidade ISO para capturar as suas imagens.

A configuração da velocidade ISO pode acarretar em velocidades rápidas de obturador, ruídos na imagem, o brilho de suas fotos, etc. Veja nossas dicas principais sobre como você pode determinar a velocidade ISO em sua fotografia.

  1. Leve em consideração a luz na cena a ser fotografada.
  2. Determine o modo de exposição automática (TV ou AV).
  3. Não esqueça a trepidação da câmera em velocidade alta do ISO.
  4. A câmera estará sobre um tripé?
  5. O ruído digital poderá ser um problema?

Quando for capturar as suas imagens e ajustar a sua velocidade ISO, leve em conta esses e outros fatores ligados ao local e tema a ser capturado. Para evitar a trepidação da câmera, por exemplo, você pode ajustar a velocidade ISO em valores mais altos, obtendo assim velocidades rápidas de obturador que diminui o efeito de trepidação do equipamento.

Algumas câmeras DSLR ainda possibilitam ao fotógrafo alterar a velocidade ISO para cada disparo e atuar, inclusive, em ambientes com iluminação precária, então, altere a sua velocidade do ISO para captar as suas fotos da maneira correta e com o nível de sensibilidade a luz adequada.

Quando usar uma velocidade ISO baixa?
velocidade iso baixa

Você deve sempre tentar ficar com a menor velocidade ISO de sua câmera, que é tipicamente ISO 100 ou 200, sempre que possível. Quando há muita luz, você deve sempre usar o menor ISO, para reter o máximo de detalhes e ter a melhor qualidade de imagem.

Existem alguns casos em que você pode querer usar uma velocidade ISO baixa em ambientes escuros, especialmente, se você tem sua câmera montada em um tripé ou apoiada sobre uma superfície plana. Nesse caso, tenha em mente que sua câmera provavelmente irá precisar de mais tempo para capturar a cena.

Quando aumentar a velocidade ISO?
velocidade iso alta

Você deve aumentar a velocidade ISO quando não há luz suficiente para a câmera capturar rapidamente uma imagem. Sempre que você fotografar dentro de casa sem um flash, por exemplo, defina a sua velocidade de ISO para um número maior para conseguir capturar o momento sem introduzir borrão na imagem. Outros casos em que você pode querer aumentar a velocidade ISO é quando você precisa obter tiros ultra rápidos, como uma imagem de pássaro em pleno voo. Mas antes de aumentar a velocidade do ISO, você deve pensar se o ruído na imagem não será nenhum problema.

Quando usar a função auto ISO?
velocidade iso automatica

Em muitas das DSLRs mais recentes, há uma configuração chamada “Auto ISO”, que funciona muito bem em ambientes com pouca iluminação. A beleza deste cenário, é que você pode definir o máximo de ISO para um determinado número, por isso, quando a ISO aumenta automaticamente com base na quantidade de luz, ela não ultrapassa a configuração máxima que você estipulou. Então, se quiser limitar a quantidade de grãos nas suas fotos, pode definir a velocidade do ISO máxima em 800.

Na função auto ISO de sua câmera, ela ajusta automaticamente a sensibilidade à luz a fim de obter uma exposição correta da imagem. Vale lembrar que as velocidades de obturador e abertura da lente já foram pré definidas antes do ajuste do auto ISO.

Este modo é extremamente recomendado para ocasiões em que a trepidação da câmera pode se tornar um problema, níveis de brilho das fotos e condições muito voláteis que mudam a cada disparo.

Geralmente, a configuração padrão de velocidade ISO automática permanece na faixa de ISO 100 a ISO 12800. Entretanto, o alcance máximo da velocidade ISO oscila de acordo com o modelo da câmera, consulte o manual do seu equipamento para mais informações.

Como a velocidade ISO influencia na qualidade de suas imagens?
velocidade iso qualidade

Como já dissemos antes a velocidade ISO de sua câmera pode trazer consequências para as suas imagens. Enquanto o aumento de sua velocidade ISO ajuda a combater a captura da trepidação de sua câmera, um ISO muito alto pode criar imagens ásperas e com ruído digital.

Por esta razão, você deve se certificar das configurações de velocidade do ISO em sua câmera, principalmente, quanto os valores serão definidos automaticamente, para garantir que suas imagens tenham a qualidade desejada.

Além disso, quando você aumentar a velocidade do ISO, você não está realmente tornando a sua câmera mais sensível à luz, você está simplesmente amplificando os valores de luz para conseguir capturá-los, com isso, outras imperfeições da imagem também podem ser capturadas.

Por fim, esperamos que este artigo tenha sido útil para você, principalmente, para mostrá-lo que a velocidade ISO não é tão má como a maioria dos fotógrafos pensa. Aproveite o campo de comentários abaixo para compartilhar o que pensa sobre a velocidade ISO e suas próprias dicas sobre o tema.

Post anterior

Conheça a YoCam, a menor câmera de ação do mundo

Próximo post

FILTROS NA CINEMATOGRAFIA