6 lições fotográficas para ensinar aos seus filhos

0 238

Não é difícil desenvolver a paixão pela fotografia desde cedo. Afinal, registrar imagens é algo fascinante, até mesmo para as crianças mais novas.

Mas mais do que alimentar essa paixão pela fotografia, é importante passar lições fotográficas importantes aos pequenos, para que suas habilidades técnicas sejam desenvolvidas desde cedo e para que eles se tornem adultos profissionais com muito talento.

Se você não sabe muito bem o que ensinar aos seus filhos quando o assunto é fotografia, leia esse artigo e faça com que ele desenvolva esse talento magnífico que é o de trabalhar com as imagens!

1. Experimentar

Quando começamos a fotografar, é comum fazermos imagens sempre das mesmas coisas e se aproximar dessas coisas sempre da mesma maneira e no mesmo ângulo. Ao insistir em apenas uma maneira de fotografar, a evolução nunca vem. Por isso, é importante ensinar o seu filho a fotografar de maneira variada e isso pode ser feito das seguintes maneiras:

· Fotografe em diferentes perspectivas: de cima, de baixo, etc…

· Aproxime-se e afaste-se, dependendo da intenção que você tiver com aquele tema específico.

· Se mova ao redor do seu modelo para fotografá-lo em diferentes lados.

· Experimente fotografar a mesma cena com configurações diferentes.

lições fotográficas filhos

2. Conferir o plano de fundo

Um conceito muito simples que pode valorizar a sua fotografia é checar o plano de fundo para eliminar qualquer elemento que distraia quem vai olhar a imagem

Uma lição fotográfica que você pode passar aos seus filhos é saber passar o olho no plano de fundo de forma analítica e mudar o enquadramento para eliminar o máximo de distrações possíveis.

Essa lição fotográfica é importante porque as crianças que começam a fotografar tendem a incluir vários elementos em um enquadramento, fazendo com que o elemento principal da imagem não tenha destaque.

3. Segurar a câmera reta

Outro problema óbvio que está presente na maioria das primeiras fotografias que as crianças fazem é que elas, raramente, seguram a câmera de maneira apropriada, fazendo com que o enquadramento saia torto.

Apesar de algumas imagens com o enquadramento não alinhado serem interessantes, é importante ensinar as crianças a segurar o equipamento de maneira reta, para depois elas explorarem enquadramentos mais ousados.

lições fotográficas filhos

4. Como segurar a câmera

Vamos complementar o item acima:

É fácil pensar que qualquer pessoa consegue segurar uma câmera digital. Porém, ao mesmo tempo em que algumas pessoas conseguem fazer isso intuitivamente, outras não conseguem – especialmente crianças que não tem familiaridade com o equipamento fotográfico.

Então, uma boa lição fotográfica para ensinar aos seus filhos é como segurar uma câmera de modo em que ela não trema na hora de ser disparada. Dessa maneira, a criança pode se familiarizar desde cedo a como fazer isso e evitar que as imagens sejam danificadas com o movimento.

5. Se aproximar

É fácil perceber que, em fotografias de amadores, o elemento principal da imagem é retratado de longe, como se os iniciantes nessa arte tivessem medo de se aproximar.

Quem começa a fotografar e não tem um equipamento com uma lente zoom de qualidade geralmente não compreende que se aproximar pode ajudar a captura de detalhes interessantes.

Uma boa lição fotográfica para ensinar os seus filhos é, saber usar o zoom adequadamente, mas também saber se aproximar do elemento principal da imagem quando for necessário. Às vezes, a última opção gera resultados ainda melhores.

6. Faça várias fotografias

Outra boa lição fotográfica a ensinar aos filhos é fazer várias fotografias. Esse costume é uma ótima maneira para se aprender diferentes técnicas. Mas é importante não fazer várias fotos iguais de uma mesma coisa. O ideal é fazer várias imagens de diferentes elementos e com diferentes configurações de câmera. Com esse hábito, é possível reparar como as fotografias melhoram com o tempo.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.