O que é fotografia científica e como ela está presente nas nossas vidas

0 368
Tempo de leitura: 2 minutos

É possível ver a beleza do mundo através da fotografia não apenas com paisagens e modelos nos moldes tradicionais. Com o passar do tempo, conseguimos enxergar as maravilhas do universos dos maiores aos menores detalhes como é justamente o caso da fotografia científica.

O princípio original e mais frisado dentro da definição da fotografia científica é o uso das lentes especiais para ilustrar eventos e elementos do mundo da ciência que estão presentes a nossa volta. Ou seja, um princípio muito mais educacional, didático do que propriamente artístico.

o-que-e-fotografia-cientifica-e-como-ela-esta-presente-nas-nossas-vidas-Blog-eMania-11-09

Todavia, isso não limita ou mesmo elimina de entendermos todos esses fenômenos e o ato de absorver conhecimento como algo puramente didático. Isso porque as imagens retratadas mostram cada detalhe, cada espaço e cada item presentes na nossa vida que somente a fotografia científica traz à tona.

Existem alguns tipos bem específicos da área científica como a macro e a microfotografia, a termografia, a fotografia da flora e também a astrofotografia.

Para ser o mais claro e objetivo, vejamos a definição primordial de cada uma dessas áreas dentro da fotografia científica:

Macrofotografia

Lente Canon EF 100MM F/2.8 Macro USM

Essa área se refere, essencialmente, a retratar objetos ou seres vivos de características menores onde, apesar de serem possíveis de se enxergar ao olho nu, podem ser analisadas com mais propriedade através da macrofotografia.

Microfotografia

o-que-e-fotografia-cientifica-e-como-ela-esta-presente-nas-nossas-vidas-Blog-eMania-microfotografia-11-09

Nesse caso, a fotografia se refere a qualquer objeto e/ou ser vivo que só podem ser vistos com o auxílio do microscópio. Para auxiliar na diferenciação entre macro e micro fotografia, é possível determinar que toda e qualquer proporção com imagem aumentada em até 1o x está dentro da macrofotografia e, acima disso, já entra na realidade da microfotografia.

Fotografia de Flora

Esse tipo de fotografia científica faz exatamente aquilo que seu nome sugere: retratar a parte de florestas, plantas e seres pertencentes a flora. Seja com o intuito de monitoramento ou mesmo para a descoberta de novas espécies.

Termografia

o-que-e-fotografia-cientifica-e-como-ela-esta-presente-nas-nossas-vidas-Blog-eMania-termofotografia-11-09

A área em questão retrata qual a concentração de temperatura existente tanto nos seres vivos (útil principalmente em diagnósticos médicos) e também em equipamentos eletrônicos, funcional para o monitoramento e manutenção de seu uso.


Astrofotografia

Por fim, vemos a astrofotografia que se propõe a nada mais nada menos do que estudar as estrelas, corpos celestes, planetas e outros componentes do que está acima de nós. Seja na proporção de uso da sua própria Câmera DSLR como, por exemplo, o trabalho constantemente realizado e divulgado pela Agência Espacial Norte Americana, popularmente conhecida como NASA.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar Aceito Política de Privacidade