Home»Artigos de Foto e Vídeo»O que é fotografia científica e como ela está presente nas nossas vidas

O que é fotografia científica e como ela está presente nas nossas vidas

eMania https://blog.emania.com.br/content/uploads/2015/05/logotipo.png
eMania
1
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

É possível ver a beleza do mundo através da fotografia não apenas com paisagens e modelos nos moldes tradicionais. Com o passar do tempo, conseguimos enxergar as maravilhas do universos dos maiores aos menores detalhes como é justamente o caso da fotografia científica.

O princípio original e mais frisado dentro da definição da fotografia científica é o uso das lentes especiais para ilustrar eventos e elementos do mundo da ciência que estão presentes a nossa volta. Ou seja, um princípio muito mais educacional, didático do que propriamente artístico.

o-que-e-fotografia-cientifica-e-como-ela-esta-presente-nas-nossas-vidas-Blog-eMania-11-09

Todavia, isso não limita ou mesmo elimina de entendermos todos esses fenômenos e o ato de absorver conhecimento como algo puramente didático. Isso porque as imagens retratadas mostram cada detalhe, cada espaço e cada item presentes na nossa vida que somente a fotografia científica traz à tona.

Existem alguns tipos bem específicos da área científica como a macro e a microfotografia, a termografia, a fotografia da flora e também a astrofotografia.

Para ser o mais claro e objetivo, vejamos a definição primordial de cada uma dessas áreas dentro da fotografia científica:

Macrofotografia

Lente Canon EF 100MM F/2.8 Macro USM

Essa área se refere, essencialmente, a retratar objetos ou seres vivos de características menores onde, apesar de serem possíveis de se enxergar ao olho nu, podem ser analisadas com mais propriedade através da macrofotografia.

Microfotografia

o-que-e-fotografia-cientifica-e-como-ela-esta-presente-nas-nossas-vidas-Blog-eMania-microfotografia-11-09

Nesse caso, a fotografia se refere a qualquer objeto e/ou ser vivo que só podem ser vistos com o auxílio do microscópio. Para auxiliar na diferenciação entre macro e micro fotografia, é possível determinar que toda e qualquer proporção com imagem aumentada em até 1o x está dentro da macrofotografia e, acima disso, já entra na realidade da microfotografia.

Fotografia de Flora

Esse tipo de fotografia científica faz exatamente aquilo que seu nome sugere: retratar a parte de florestas, plantas e seres pertencentes a flora. Seja com o intuito de monitoramento ou mesmo para a descoberta de novas espécies.

Termografia

o-que-e-fotografia-cientifica-e-como-ela-esta-presente-nas-nossas-vidas-Blog-eMania-termofotografia-11-09

A área em questão retrata qual a concentração de temperatura existente tanto nos seres vivos (útil principalmente em diagnósticos médicos) e também em equipamentos eletrônicos, funcional para o monitoramento e manutenção de seu uso.

Astrofotografia

Por fim, vemos a astrofotografia que se propõe a nada mais nada menos do que estudar as estrelas, corpos celestes, planetas e outros componentes do que está acima de nós. Seja na proporção de uso da sua própria Câmera DSLR como, por exemplo, o trabalho constantemente realizado e divulgado pela Agência Espacial Norte Americana, popularmente conhecida como NASA.

Comente

Post anterior

DSLR EOS 90D e Mirrorless M6 Mark II: Características dos Novos Modelos de Câmeras da Canon

Próximo post

Perfis enriquecedores de estúdios de fotografia boudoir

O Autor

Alberto Barbosa

Alberto Barbosa

Formado em jornalismo no ano de 2012 pelo Centro Universitário FIAM, atuou em diversos segmentos da comunicação como editoras e sites de conteúdo esportivo. Foi editor e repórter do Universo dos Sports e hoje é, além de freelancer, Editor-Chefe do Futebol Latino e também do blog eMania.