Início » Artigos de Foto e Vídeo » Evandro Teixeira: o grande nome do fotojornalismo brasileiro
Artigos de Foto e Vídeo

Evandro Teixeira: o grande nome do fotojornalismo brasileiro

Evandro Teixeira nasceu na pequena cidade baiana de Irajuba, em 1935. O inicio de sua carreira jornalística se deu no ano de 1958, no jornal O Diário de Notícias, em ...

Artigos de Foto e Vídeo

Evandro Teixeira: o grande nome do fotojornalismo brasileiro

Evandro Teixeira nasceu na pequena cidade baiana de Irajuba, em 1935. O inicio de sua carreira jornalística se deu no ano de 1958, no jornal O Diário de Notícias, em ...

evandro-teixeira-o-grande-nome-do-fotojornalismo-blog-emania-capa

Evandro Teixeira nasceu na pequena cidade baiana de Irajuba, em 1935. O inicio de sua carreira jornalística se deu no ano de 1958, no jornal O Diário de Notícias, em Salvador. Depois, fez uma mudança mais intensa ao se transferir para o Diário da Noite (do grupo dos Diários Associados, de Assis Chateaubriand), na cidade do Rio de Janeiro. Na Cidade Maravilhosa, aliás, se radicou e mora até hoje.

Em 1963, ingressou no Jornal do Brasil, local onde verdadeiramente se tornou uma figura mítica do fotojornalismo nacional. A saber, no JB, ele trabalhou durante 47 anos, deixando o jornal apenas em 2010, momento em que a publicação interrompeu a circulação impressa para focar no online.

Conhecido por ser extremamente versátil, destacou-se em diversos campos da cobertura jornalística. A saber, entre os momentos marcantes de sua carreira, figuram a a chegada do general Castello Branco ao Forte de Copacabana, durante o golpe militar de 1964, a repressão ao movimento estudantil no Rio de Janeiro (1968) e a queda do governo de Salvador Allende, no Chile, em 1973. Evandro também cobriu grandes eventos esportivos da ordem de Jogos Olímpicos e Copa do Mundo em mais de uma oportunidade.

evandro-teixeira-o-grande-nome-do-fotojornalismo-blog-emania-interna
Tânia Rego/Agência Brasil

As fotos de Evandro, aliás, integram acervos de museus como o de Belas Artes de Zurique, na Suíça, no Museu de Arte Moderna La Tertulha, na Colômbia; do Masp, em São Paulo, e de dois museus na cidade que vive: MAM e do MAR.

No ano de 1994, teve o seu currículo inserido na Enciclopédia Suíça de Fotografia, que reúne os maiores fotógrafos do mundo. Em 2004, sua vida e obra foram retratadas no documentário “Instantâneos da Realidade”. Entre os prêmios recebidos, está o da UNESCO, Nikon e da Sociedade Interamericana de Imprensa.

Os anos de chumbo

O Golpe Civil-Militar de 1964 viu, no Brasil, um jornalismo com diversidade e qualidade, expresso em diferentes veículos de difusão. Desse modo, pouco antes do ambiente restritivo, existia uma paisagem jornalística positiva num tempo de extrema mudança nas configurações sociais. Com a implementação do golpe, a maioria dos veículos seriam duramente atingidos nos anos 70 pelas medidas altamente restritivas. Algo que, inegavelmente, empobreceu o cenário do jornalismo brasileiro.

Melhores-fotógrafos-Evandro-Teixeira
Evandro Teixeira/Instituto Moreira Salles

Especificamente no fotojornalismo, são diversos os nomes que merecem reconhecimento pela genialidade em documentar momento de tamanha dificuldade. Um desses nomes é, sem dúvidas, Evandro Teixeira.

evandro-teixeira-o-grande-nome-do-fotojornalismo-blog-emania-interna-2
Evandro Teixeira/Acervo IMS

As duas fotos acima reproduzidas, aliás, marcam a cara da ditadura no Brasil e moldaram visualmente a memória dos “Anos de Chumbo”. De um lado, a truculência policial, a cara fardada da repressão em movimento de fuga e espanto de um civil em plena luta onde militares oprimiam e civis resistiam. Na outra, um policial caindo da moto que carrega o simbolismo do governo perdendo as rédeas da nação.

Evandro Teixeira também fotografou, durante sua carreira, celebridades, políticos nacionais, internacionais, mas também figuras anônimas. Tais fotos, aliá, dimensionam a pluralidade do fotógrafo que documentou diversos momentos que são memórias fiéis da história brasileira.

As obras de Evandro tem forte expressão e captam o “momento decisivo”, definição de autoria do mítico Cartier-Bresson. É impossível não falar da história da fotografia brasileira sem citar Evandro Teixeira, um dos nossos maiores fotojornalistas do país.


eMania News

O eMania News é uma equipe fornada por fotógrafos, cinegrafistas, escritores e fotojornalista que traz notícias e artigos diariamente com informações práticas e úteis para o profissional da área abordando artigos, fornecendo dicas, oferecendo reviews e outras formas de conhecimento.


Artigos relacionados