Home»Dicas de Fotografia»Fotografia da chuva como ponto de partida de exposição? É possível!

Fotografia da chuva como ponto de partida de exposição? É possível!

eMania https://blog.emania.com.br/content/uploads/2015/05/logotipo.png
eMania
2
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

O ambiente ao nosso redor proporcionar incríveis possibilidades de panoramas. Até mesmo fenômenos naturais, como fotografia da chuva, dos ventos, do pôr-do-sol, enfim, as opções são quase intermináveis.

Mesmo quando simplesmente não pensamos ser possível haver beleza nos cliques da câmera, ela aparece. Em meio a um visual mais escurecido, tortuoso, ali está a graça das imagens. Foi com esse olhar que o francês Cristophe Jacrot transformou um problema em maravilhosa solução.

fotografia-da-chuva-como-ponto-de-partida-de-exposicao-e-possivel-eMania-22-08
Foto: Cristophe Jacrot

Ainda no distante ano de 2006, o profissional foi convidado para realizar diversas fotos onde captaria a capital francesa, Paris, nos seus dias mais ensolarados. Seria uma excelente oportunidade para ele já que, há pouco tempo, ele havia terminado um curso de fotojornalismo e iria, ali, ingressar no mercado.

Tudo estava certo não fosse um ligeiro detalhe: O tempo. No dia escolhido, a chuva tomou conta da cidade europeia e parecia colocar os planos de Jacrot, literalmente, “por água abaixo”.

fotografia-da-chuva-como-ponto-de-partida-de-exposicao-e-possivel-eMania-2-22-08
Foto: Cristophe Jacrot

Contudo, aí entrou o olhar artístico do fotógrafo. Percebendo que mesmo aquele cenário propunha sua beleza, Cristophe fez da fotografia da chuva o tema de uma exposição inteira. O nome não poderia ser mais autoexplicativo: Paris in the rain (Paris na chuva, traduzido do inglês).

O tom não só melancólico como até mesmo poético fica muito claro nos ângulos utilizados pelas lentes do profissional. Além do efeito da água, muitas cores e ambientes que misturam história com modernidade criam uma interessante mistura de sentimento nas imagens.

fotografia-da-chuva-como-ponto-de-partida-de-exposicao-e-possivel-eMania-4-22-08
Foto: Cristophe Jacrot

Porém, esse é apenas um dos vários trabalhos que Jacrot fez desde então caminhando sempre entre a relação clima-cenário. Da Groenlândia a Sibéria, diversos lugares já foram retratados. Em pensar que a fotografia da chuva desencadeou tudo isso…

fotografia-da-chuva-como-ponto-de-partida-de-exposicao-e-possivel-eMania-3-22-08
Foto: Cristophe Jacrot

Comente

Post anterior

Confira a filmagem radical de um feito digno de Guinness Book

Próximo post

Garota tenta virar estrela do Instagram, mas se afunda em dívidas

O Autor

Alberto Barbosa

Alberto Barbosa

Formado em jornalismo no ano de 2012 pelo Centro Universitário FIAM, atuou em diversos segmentos da comunicação como editoras e sites de conteúdo esportivo. Foi editor e repórter do Universo dos Sports e hoje é, além de freelancer, Editor-Chefe do Futebol Latino e também do blog eMania.