Fotógrafo especializado em vida selvagem faz da África seu segundo lar

3 594

Apaixonado desde a infância pelo Continente Africano e, em especial, pelos felinos, o fotógrafo Luiz Carlos dos Santos Jr. fez sua primeira expedição àquele continente em 2010. E não parou mais desde então. Todos os anos, realiza viagens para países da África Subsaariana, onde costuma acampar e ter contato também com os povos locais – em especial, os maasais.

Desde pequeno fascinado pelos filmes do Tarzan, Luiz Carlos conta que já na infância sonhava conhecer a África. Depois de adulto, ele morou em Londres (Inglaterra) e Palmachim, a 25 km de Tel Aviv (Israel) e conheceu mais de 29 países até finalmente desembarcar em solo africano, há sete anos.

A primeira expedição foi feita sozinho. Luiz Carlos passou 10 dias fotografando todos os animais que até então vira somente nos filmes e documentários a que estava acostumado assistir. No retorno para o Brasil, o avião mal pousara e já sabia que teria de voltar mais vezes àquele continente.

De lá para cá, Luiz Carlos voltou outras dezessete vezes ao continente africano. Percorreu pouco mais de 35 mil quilômetros, passando por oito países e registrou a natureza selvagem, com seus animais exuberantes, e o modo de vida dos maasais em 25 mil imagens.

Proximidade

Em suas expedições, o fotógrafo procura ficar o mais isolado possível, bem próximo da natureza e de seus tradicionais habitantes. O resultado dessa proximidade entre suas lentes, a vida selvagem e a cultura africana pode ser visto em suas palestras e nas oficinas de fotografia que promove dentro e fora do Brasil.

Fotógrafo especializado em vida selvagem faz da África seu segundo lar

Em 2015, Luiz Carlos organizou uma expedição para um grupo de fotógrafos amadores. Durante duas semanas, eles percorreram 1.700 quilômetros no Serengeti, na Tanzânia.

As milhares de fotos produzidas retratam leões, leopardos e guepardos em seus habitats naturais e revelam características do modo de vida desses felinos – os momentos que antecedem um ataque à presa, o banquete após a batalha, o descanso e até mesmo as brincadeiras entre os mais novos dos bandos.

Em suas viagens, além das belas imagens, o fotógrafo também vai acumulando conhecimento sobre os animais que a maioria dos brasileiros só vê em fotos, além de experiências inusitadas.

Fotógrafo especializado em vida selvagem faz da África seu segundo lar

Em uma das expedições, ao percorrer a cratera de Ngorongoro, o fotógrafo acompanhava um iminente embate entre um grupo de hienas e um bando de leões quando um dos pneus do jeep furou e Luiz Carlos teve de descer do carro para ajudar o guia na troca – ato somente permitido em casos como este.

Durante cerca de meia hora, foi preciso manter um olho no estepe e outro nos animais, pois temia virar o banquete do dia.

Em outra ocasião, durante essa mesma expedição, mas no Serengeti, enquanto seguia à procura de um guepardo, inadvertidamente, o mesmo guia acabou entrando em uma trilha cheia de lama e o carro atolou.

Em uma área totalmente isolada, em que os principais moradores não toleram intrusos fora de seus veículos, mais uma vez, o fotógrafo se viu obrigado a descer do jeep para ajudar o guia. Por mais de uma hora, foi preciso manter-se alerta a todo instante, para não virar comida de leões.

Exposições

O resultado dessas experiências já foi exibido em 14 exposições, realizadas em Santos, litoral de São Paulo, onde o fotógrafo mora.
Atualmente, obras limitadas, assinadas e certificadas de Luiz Carlos estão à venda na galeria de arte Animalize, em Santos, SP.
Duas séries do Kalahari também são vendidas na África do Sul.

Voluntário

Luiz Carlos também é responsável por uma iniciativa desenvolvida com crianças de uma creche de Santos, no litoral de São Paulo, o Wildlife Project.

Desde 2008, o fotógrafo dá aulas de inglês para alunos de 5 e 6 anos da entidade, todas as sextas-feiras. Em suas aulas, Luiz Carlos utiliza as imagens feitas no continente africano para ensinar as crianças, além da língua inglesa, características dos animais e a importância de sua preservação.

Voluntário Internacional

Em Janeiro de 2016, o fotógrafo iniciou um novo projeto junto ao Parque Nacional da Gorongosa em Moçambique, local onde foram ministradas oficinas de fotografia de vida selvagem para a comunidade local.

O programa teve início em Agosto de 2016 com duração de 14 dias. As oficinas foram divididas em duas turmas e os jovens tiveram oportunidade de manuseio com equipamentos profissionais fora as aulas teóricas e de prática em campo.

Fotógrafo especializado em vida selvagem faz da África seu segundo lar

Expedições Fotográficas

Dado o sucesso das viagens piloto, o fotógrafo deu continuidade ao projeto expedições e já realizou 17 expedições àquele continente, somando um total de 178 dias em campo e cerca de 35.000km percorridos em jipe 4×4. Os destinos mais procurados pelos fotógrafos são: O Delta do Okavango em Botsuana, Victória Falls no Zimbábue, Serengeti e Ngorongoro na Tanzânia e o Kgalagadi na África do Sul.

A próxima expedição para o Deserto da Namíbia já tem data marcada, um grupo de fotógrafos embarcando no dia 01/04/19 para mais onze dias de aventura nuns dos locais mais inóspitos do planeta.

Oficinas de Fotografia

O fotógrafo ministra cursos de fotografia para iniciantes com foco na fotografia de natureza, embora faça das suas aulas uma imersão completa no assunto fotografia, que vai da escolha e aquisição de equipamentos a manutenção geral assim como o básico para quem está iniciando.

Embarque nesta aventura! Confira as expedições fotográficas que vão acontecer em 2019.
Acesse nosso site www.wildlifephotography.com.br e nosso Instagram @luizcarlos_wildlifephotography para mais informações!

você pode gostar também
3 Comentários
  1. […] O amor quase que incondicional pela natureza e os demais animais que nela habitam foi, inclusive, tema do comunicado emitido por sua família para confirmar o falecimento do ícone da fotografia selvagem: […]

  2. […] O amor quase que incondicional pela natureza e os demais animais que nela habitam foi, inclusive, tema do comunicado emitido por sua família para confirmar o falecimento do ícone da fotografia selvagem: […]

  3. […] Desde pequeno fascinado pelos filmes do Tarzan, Luiz Carlos conta que já na infância sonhava conhecer a África. Depois de adulto, ele morou em Londres (Inglaterra) e Palmachim, a 25 km de Tel Aviv (Israel) e conheceu mais de 29 países até Leia tudo… […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.