A HISTÓRIA POR TRÁS DAS FOTOGRAFIAS FAMOSAS: O HOMEM DOS TANQUES

0 1.478

São diversas as fotos históricas desde que a fotografia tornou-se uma forma de arte e comunicação acessível. Mas, qual a verdadeira história das fotografias mais famosas dos últimos cem anos? Afinal, por trás de cada clique, sempre há uma história a ser contada. Por isso, vamos desvendar os acontecimentos que envolvem o momento decisivo de cada clique na série “A história por trás das fotografias famosas”.

Hoje contaremos a história por trás da fotografia O Homem dos Tanques (ou O Rebelde Desconhecido), como ficou conhecida a foto do rapaz anônimo que circulou em todo o mundo como figura heroica após ser filmado e fotografado durante os protestos na Praça da Paz Celestial, na China.

Era dia 5 de junho de 1989, várias fotografias foram tiradas do homem, que ficou em pé em frente a uma coluna de tanques chineses Type 59, forçando-os a parar, como uma forma de protesto. Mas, foi a fotografia capturada pelo fotógrafo americano Jeff Widener que estampou os jornais do mundo.

O fotógrafo Jeff Widener com sua icônica fotografia

O contexto histórico da foto é muito importante. O Protesto na Praça da Paz Celestial consistiu em uma série de manifestações lideradas por estudantes na República Popular da China,  recebendo o nome do lugar em que o Exército Popular de Libertação suprimiu a mobilização: a praça Tian’anmen, em Pequim, capital do país.

Os manifestantes eram de várias camadas da sociedade chinesa: de intelectuais que acreditavam que o governo do Partido Comunista era repressivo e corrupto, aos trabalhadores da cidade, que acreditavam que as reformas econômicas na China não tinham melhorando a condição social da população.

Jeff Widener capturou a fotografia para a Associated Press – da sacada do Beijing Hotel – cerca de 800 metros da cena. Widener estava machucado e gripado naquele dia, na hora não achou que as fotos estavam boas, mesmo assim foram rapidamente reproduzidas pelo mundo.

A fotografia O Homem dos Tanques causa mistério até hoje, já que não se sabe nada sobre a identidade do homem fotografado. Ao longo de quase três décadas várias teorias sobre o que teria acontecido com ele após a foto surgiram. Nenhuma realmente comprovada, o que alimenta mais ainda o interesse pela história dessa fotografia icônica.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.