Home»Artigos de Foto e Vídeo»A HISTÓRIA POR TRÁS DAS FOTOGRAFIAS FAMOSAS: ALBERT EINSTEIN

A HISTÓRIA POR TRÁS DAS FOTOGRAFIAS FAMOSAS: ALBERT EINSTEIN

eMania https://blog.emania.com.br/content/uploads/2015/05/logotipo.png
eMania
3
Compartilhamentos
Pinterest Google+ WhatsApp

São diversas as fotos históricas desde que a fotografia tornou-se uma forma de arte e comunicação acessível. Mas, qual a verdadeira história das fotografias mais famosas dos últimos cem anos? Afinal, por trás de cada clique, sempre há uma história a ser contada. Por isso, vamos desvendar os acontecimentos que envolvem o momento decisivo de cada clique na série “A história por trás das fotografias famosas”.

Hoje, contaremos a história da foto mais famosa do físico teórico alemão, Albert Einstein, responsável pelos principais trabalhos sobre a teoria da relatividade geral – ao lado da mecânica quântica – um dos pilares da física moderna.

A famosa e popular foto do cartaz de Einstein foi capturada em 14 de março de 1951 pelo fotógrafo da United Press International (UPI), Arthur Sasse. Depois de um evento na universidade americana de Princeton, em comemoração ao aniversário de 72 anos do físico, Sasse e outros fotógrafos trataram de convencer o cientista a sorrir para a câmera.

Segundo os relatos da época, registrados por pesquisadores, indicam que o fotógrafo e outros profissionais que acompanharam as solenidades durante o dia pediram para que Einstein sorrisse para as câmeras diversas vezes, mas sem nenhum sucesso.

Cansado de tentar sorrir o dia todo, ele gritou: “Já basta! É suficiente!”. Porém, as palavras não foram suficientes para conter a ferocidade dos fotógrafos.  Então, ele pôs a língua para fora, como uma espécie de “protesto” na hora de ir embora.

Curiosamente, Albert Einstein gostou tanto da fotografia que pediu uma cópia ao fotógrafo e recortou a imagem de modo que mostrasse apenas seu rosto, fez várias cópias e enviou a imagem como cartões postais aos seus amigos. Será que naquela época o físico e ganhador do Prêmio Nobel, chegou a imaginar que aquela foto caricata seria uma marca em sua biografia? Provavelmente não.

Post anterior

5 documentários de fotografia para você assistir na Netflix !

Próximo post

História da fotografia e técnicas fotográficas

O Autor

Marco Antonio Barros

Marco Antonio Barros

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência em TV, Rádio, Jornalismo Impresso e Fotojornalismo.